Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nevoeiro sem D. Sebastião

"Andamos há séculos à espera que do nevoeiro saia um D. Sebastião, o de Alcácer-Quibir ou qualquer outro que tenha lugar na nossa imaginação messiânica. Mas ele nunca se deu a ver e é quase certo que assim irá manter-se. Do nevoeiro o que saiu, e digno de aplauso, foi o 2-0 ao Nacional da Madeira, após uma penosa jornada que o nevoeiro não poupou os olhos dos telespectadores como eu, sempre em busca da bola no meio da espessura da bruma sebastianista.

De jornada para jornada, este Benfica vem ganhando confiança confiança e transmitindo confiança aos adeptos, que não vêem razões, mesmo no meio de uma noite de denso nevoeiro, para que o Benfica não recupere o título. Tem equipa, tem talento, tem energia e tem estratégia. O que falta talvez apurar é o equilíbrio entre o pujante futebol-espectáculo que se afirma logo desde o início com uma estratégia de manutenção do resultado quando ele já corresponde à necessidade de pontuar. É sabido que não é fácil gerir esta dualidade, sobretudo quando há jovens jogadores talentosos a tentarem confirmar e consolidar a titularidade.

Esse sangue novo, combinado com o da experiência, não falta a este Benfica que já conseguiu assinar algumas exibições de alta qualidade, confirmando a excelentes forma de jogadores essenciais. Acreditar é, no Futebol como noutras actividades humanas, mais de meio caminho andado para se ganhar. E essa crença existe, sobretudo por não estar ferida pela insegurança na retaguarda, que não cara saiu na época passada. Artur Moraes é cada vez mais o homem certo nas redes certas. E, como é sabido neste domínio nem tudo o que vem à rede é bom guarda-redes.

Do jogo com o Nacional vieram três pontos e dois golos dignos de registo, que não se perderam na bruma insular. E tão densa ela era que ouvi de um relatador-narrador televisivo esta frase antológica: 'Maxi anda sempre de Candeias nas Costas'. É que de outra forma não se conseguia mesmo ver o que se passava no relvado."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!