Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Obra que nos orgulha


"Hoje comemoramos o 14.º aniversário do Benfica Campus, o complexo de formação e treino de futebol, localizado no Seixal, do Sport Lisboa e Benfica.
Passaram-se anos desde o lançamento da primeira pedra até à edificação do centro de estágio. Foi no primeiro mandato de Luís Filipe Vieira e por sua iniciativa que a SAD do clube promoveu o desenvolvimento de uma infraestutura preconizada como estratégica para o sucesso desportivo e para a sustentabilidade económica e financeira futura.
A concretização da obra requereu visão, empreendedorismo, arrojo e imaginação, desde logo porque subsistiam ainda as dificuldades financeiras resultantes da má gestão na segunda metade da década anterior, e também devido ao enorme esforço financeiro que a recente construção do Estádio, bem como o apetrechamento significativo do plantel de futebol, exigiram.
Mas sabia-se da inevitabilidade da construção do centro de estágio, afinal era essencial à equipa de futebol dispor de instalações para treinar, assim como era necessário providenciar condições de treino às equipas da formação.
Porém, o Benfica Campus não foi idealizado para se tornar numa mera solução de recurso com um conjunto de relvados e balneários. Desde o primeiro esboço arquitetónico que se vislumbrou um dos eixos estratégicos de desenvolvimento do futebol benfiquista e do Clube. E esta visão nunca foi abandonada, com o investimento permanente em melhorias a tornar-se a realidade ano após ano.
Não é fruto do acaso que o Benfica Campus tem granjeado o reconhecimento internacional, manifestado através de prémios e distinções e da atenção recorrente dos mais variados meios de comunicação social, nacionais e internacionais.
A excelência das infraestruturas, a constante aposta em inovação, a abrangência dos serviços de apoio, as metodologias de organização e treino implementadas no Benfica Campus e os inúmeros atletas que entretanto surgiram na alta-roda do futebol europeu contribuem indelevelmente para que o Benfica se tenha tornado numa referência mundial de melhores práticas ao nível da formação de futebolistas.
E mais importante ainda, o sucesso desportivo na última década, em que se destacam os cinco títulos nacionais nas últimas sete temporadas, e a extraordinária evolução económica e financeira da SAD benfiquista, passando de uma situação cronicamente deficitária para a atual, caracterizada por uma invejável saúde financeira, são indissociáveis dos méritos da atividade e frutos do Benfica Campus. 
Analisando as convocatórias mais recentes da Seleção Nacional, constatamos a prevalência de jogadores formados no Benfica. E o mesmo acontece, há vários anos, nas camadas jovens de Portugal. Este é mais um sinal inequívoco do magnífico trabalho desenvolvido no Benfica Campus.
Na conjuntura difícil que vivemos, a aposta da formação é agora por todos encarada como essencial para a sustentabilidade dos clubes. O Sport Lisboa e Benfica soube antever esta necessidade em tempo útil, antecipando-se aos adversários e estabelecendo-se como a referência neste domínio também.
O Benfica Campus tem sido, e continuará a ser, instrumental no sucesso desportivo e financeiro da SAD benfiquista, sabendo-se que os desafios vindouros passarão certamente por manter a formação do Clube na vanguarda, a nível mundial, desta área. É uma missão desafiante, exigente e permanente, que requer visão estratégica e muita competência. O Benfica esteve e continuará a estar à altura desse desafio.

P.S.: Hoje, às 22h30, a BTV exibirá uma reportagem especial, intitulada "Homens com H grande" sobre os bastidores da equipa do Benfica que participou na final 8 da UEFA Youth League. Neste documentário convidamo-lo a tornar-se um dos elementos de um grupo de trabalho muito especial que só por mera infelicidade não se sagrou campeão europeu. Dentro e fora do campo, os Sub-19 mostraram a categoria futebolística e humana de um Benfica formador. Neste documento visual vai conhecer de forma mais profunda o espírito de um grupo que viveu e superou a mais estranha das épocas devido à COVID-19."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!