Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Vermelhão: Pé frio...!!!

Zenit 3 - 1 Benfica


Esta sequência negativa do Benfica na Europa é difícil de digerir! Por exemplo o ano passado, discutimos os dois jogos com o Ajax; ultrapassámos o Dinamo Zagreb e o Galatasaray 'rodando' o plantel...; e hoje temos essas equipas, na 'luta' na Champions, ganhando ou perdendo, mas na 'luta', e o Benfica a jogar muito abaixo do nosso potencial... com resultados nada condizentes com as nossas aspirações! Até porque independentemente das falhas, incapacidades, más decisões ou azares, esta situação já começa a afectar a equipa no ponto de vista anímico, na preparação para estes jogos!!!

A última 'grande' vitória na Champions, foi na Luz, contra o Dortmund, com um golo do Mitroglou, num jogo onde de facto tivemos bastante 'sorte', mas desde então, parece que estamos a 'pagar' com juros a fortuna dessa noite: não se pode 'oferecer' 3 golos, num jogo, em qualquer competição, muito menos na Champions!!! O primeiro, era uma questão de saber qual seria o jogo onde iria acontecer, porque os 'sustos' com o Fejsa, naquela situação são recorrentes... ainda por cima com um relvado 'complicado'; no segundo, não é 'fácil' fazer um auto-golo com o braço (e parece que havia mesmo fora-de-jogo no início da jogada); no terceiro, tudo a dormir... o facto do 2.º golo ter 'matado' a equipa tem que se manter concentrada!
O jogo foi dividido, os russos mais agressivos, mas o jogo estava completamente repartido com 0-0, mas depois do 1-0, o jogo ficou exactamente como o Zenit queria! A dupla substituição dos 60 minutos, parecia que ia resultar, mas o tal 2.º golo 'matou' a recuperação!!! A partir ficámos expostos ao contra-ataque, mas na parte final, principalmente em Cantos, com um bocadinho de sorte até podiamos ter 'empatado'!!!!

Defensivamente, por incrível que pareça não temos mal posicionalmente, mas fisicamente somos pouco agressivos. Por isso mesmo, a ausência do Florentino está-se a fazer sentir muito! A quantidade de vezes que o nosso meio-campo 'deixar passar' os adversários com bola controlada, 'destrói' qualquer organização defensiva!!! Na estatística final, o Benfica acabou com mais remates, mas o Zenit foi mais perigoso na 'área', isto porque os nossos avançados tiveram sempre muita dificuldade em aproximar-se da área...

Ofensivamente, o problema não é 'novo': falta de qualidade nos últimos 15 metros, na decisão e no passe! Exactamente aquilo que o Jonas e o Félix faziam (além dos golos!) Um dos problemas das mudanças de 'esquema' nos jogos grandes, são a 'falta de rotina'. Nos últimos jogos temos mudado quase sempre a dupla ofensiva... hoje, a tripla Fejsa/Gabriel/Taarabt nunca tinha jogado junta, e isso nota-se!!! E com a falta de 'automatismos' os problemas aumentam... A 'solução', para mim, infelizmente está lesionado: Chiquinho!
Apesar dos 3 golos, destaco mais uma vez as melhorias do Ody... desta vez, até 'exagerou' em algumas saídas!!! Mas para quem quase não 'saia' da pequena área, está de facto melhor!!!
A titularidade do Jardel era esperada, pelo menos para mim. O Ferro tem 'tremido' em alguns jogos, e o Jardel fisicamente é mais agressivo, mas...
O Gabriel precisa de mais ritmo...  mesmo assim as mudanças de flanco são 'assinatura' bem-vinda... O Taarabt continua a ser o nosso melhor jogador... O Rafa anda a jogar 'condicionado' desde que regressou da Selecção!!!
A única 'boa' coisa da noite, foi mesmo o disparo do R.d.T!!! Finalmente um golo... e que grande golo!!! Que não contou para muito neste jogo, mas pode 'contar' para alguma coisa no futuro próximo!

Com a derrota do Leipzig, por incrível que parece está tudo em aberto, até o 1.º lugar... mas temos que melhorar muito!

Esta 'paragem' acaba por vir numa boa altura, porque estamos a jogar mal!!! O problema é que a maioria dos jogadores vão para a Selecção, e vamos ter pouco tempo para melhorar a 'mecânica' da equipa! Vamos ver se o Tino está em condições no regresso dos jogos oficiais... E parece que o Chiquinho já corre (muito antes do inicialmente previsto)...!!!

5 comentários:

  1. A primeira pergunta da conferencia de imprensa é muito pertinente. E é feita pela BTV Parabéns pela coragem.
    Quanto à resposta ficou muito a desejar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge,

      A BTV é já uma referência no espaço televisivo com rigor e isenção. Não é megafone de propaganda do Vieira.
      A resposta foi a possível. Temos que entender que o Lage "só" é responsável pelas duas derrotas deste ano.

      CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

      NENÉ

      Eliminar
  2. Enquanto o Pizzi e o Grimaldo jogarem nestes jogos não há volta a dar. O Pizzi em jogos de dificuldade elevada (porto, champions) é sempre engolido, desaparece e jogamos com 1 a menos, o Grimaldo como defesa, não defende. Tanto um como o outro nao têm agressividade defensiva nenhuma e isso nota-se nestes jogos que precisas de todos a um nível alto. É incrível como está sempre tudo a malhar no lado direito quando a maioría dos golos nasce do lado direito. Aliás, as equipas adversárias sabem tão bem disso que normalmente canalizam o seu jogo ofensivo para aí, depois, água mole em pedra dura...

    Depois, concordo contigo, isto de não conseguirmos estabilizar a equipa do meio-campo para a frente é demasiado limitativo, chegando a estes jogos é fatal.

    ResponderEliminar
  3. Fisicamente estamos muito mal... Rafa e Pizzi que andaram a carregar a equipa estão mesmo de rastos!

    ResponderEliminar
  4. Eu não percebo a importância que se dá às respostas do Lage. Isso interessa para quem? Eu tenho olhos na cara e não preciso das respostas do Lage nem do Vieira. Eu nunca ligo ao que eles dizem, não é importante, e penso sempre mal de quem o faz.

    Porque há por aí muito imbecil que procura razões para criticar baseado nisso.

    Concordo que o Florentino e o Chiquinho fazem muita falta. Os russos foram mais agressivos e fizeram a transição defensiva com 6 elementos em linha, retirando-nos a profundidade.
    Estudaram-nos bem. Viram o último jogo do Setúbal. Não havia espaço para passar e os centros para as costas deles estavam condenados porque também não havia espaço na profundidade.
    O Lage tem apenas de estudar isto para não sermos surpreendidos nos jogos da Liga.

    O Rafa, o nosso mais rápido foi apanhado por jogadores mais rápidos. Não temos jogadores rápidos que possam cortar as linhas defensivas.
    Os centros invariavelmente eram cortados por muitos defesas e altos. Sò se tivéssemos 2 atacantes com 2 metros.

    Por fim, não tivemos sorte. Com 3 golos oferecidos é impossível.

    Temos de curar os lesionados e rever a forma como jogamos. Isto de jogar com a bola no pé e dominar o jogo é muito bonito mas cria oportunidades que os adversários aproveitam quando nos estudam. E sem alternativas e pouca sorte é mais complicado.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!