Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Tu eras a estrela por entre os astros fingidos!

"60 anos? Não acredito! Ninguém acredita! Como é que isso foi acontecer? Logo ao Chalana, que teve sempre um talento tão grande para ser criança!

Quando era pequeno, o meu pai ensinava-me poemas que eu aprendia de cor. Ele dizia que fazia bem à memória. Uma espécie de ginástica. Só muitos anos depois fiquei a saber que fazia bem à vida.
O Chalana é, como costuma dizer o povo, um rapaz para a minha idade. Um dia, entrei no Estádio da Luz numa tarde de domingo e vi-o. E, de repente, surgiu-me nítido de sol o poema de Miguel Torga.
Joga a bola, menino!
Dá pontapés certeiros
Na empanturrada imagem deste mundo
Traça no firmamento órbitas arbitrárias
Nas quais os astros fingidos
Percam a majestade.
Brinca na eterna idade
Que eu já tive e perdi
Quando por imprudência
Saltei o risco branco da inocência
E cresci
Chalana não tinha a imprudência. Por isso não saltou o risco brando. Ficou na inocência até hoje.
Depois comecei a escrever sobre Chalana.
Há tanto para escrever sobre Chalana.
Talvez me repita. Mas, aqui para nós, também o Chalana repetia de vez em quando uma finta. Era como se nos piscas-se o olho. A todos os que ficavam ali, entre o pasmo e a excitação, à espera do que poderia criar a seguir.
Em Manobras de Guerrilha, Bruno Vieira do Amaral escreveu igualmente sobre Chalana. Leiam-no. Há muito tempo que não lia o Chalana a correr. E como corria o Chalana! Vi tantas vezes jogar o Chalana, e assim, de repente, já não me lembrava de como era ler o Chalana a jogar. Há uma frase no meio da luz deste livro que fala da lúcida cicatriz. 'Lúcida Cicatriz!'
Chalana: 'Lúcida Cicatriz'. Podia ser. Podia tão bem ser.
Chalana fez 60 anos?! Não acredito. Ninguém acredita.
Lúcio Cardozo, jornalista brasileiro. No dia em que fez 50 anos, irritou-se: 'Não sei como isto me foi acontecer! Logo a mim, que tenho um talento tão grande para ser criança...'
60 anos? Como é que isso foi acontecer! Logo ao Chalana, que teve sempre um talento tão grande para ser criança!

Havia nele o duende...
Guardo a lembrança do Chalana na parede branca da memória.
Nós, nas bancadas da velha Luz, juntávamo-nos aos milhares, e ele corria livre sem que ninguém lhe pudesse tocar, como um fantasma, ou, melhor, como uma sombra que se desprendesse do corpo, assim à maneira de Peter Pan, o rapazinho que não queria crescer. Ele, rapazinho com barba de homem dos Evangelhos.
Chalana era um poema no lugar em que os outros não passavam de prosa.
'Joga a bola, menino...'
Garcia Lorca nunca viu jogar o Chalana, mas sabia tudo sobre o duente: 'A verdadeira luta é com o duende', dizia.
A verdade, meus amigos, é esta: Chalana podia ser o próprio duende!
Nunca vi outro jogador a dar, como ele, pontapés certeiros num mundo empanturrado de vaidades - ele, que é o jogador menos vaidoso que alguma vez conheci. Fintava a vaidade e fintava a verdade. Digo que fintava a verdade porque era, também, o rei da fantasia. Isto é, fazia fintas impossíveis, assim como quem vai e depois já não vai, a bola colada aos pés como se fosse presa por um elástico, de repente dava a sensação de que fugia ao seu controlo e, logo em seguida, regressava obediente e submissa, como o cachorrinho vadio de Nelson Rodrigues.
Lá no alto, sobre a relva, uma voz dizia, rouca do cansaço do espanto: 'És um deus escondido!'
Deus-Duende.
Leiam o Lorca e percebam como ele viu jogar o Chalana nos labirintos da literatura:
'Com ideia, com som ou com gesto, o Duende gosta das bordas do poço em franca luta com o criador. Anjo e musa escapam com violino ou compasso, e o Duende fere, e na cura dessa ferida, que não se fecha nunca, está o insólito, o investimento da obra de um homem'.
Eu não tenho dúvidas: Chalana e o Duende eram íntimos. Tão íntimos como Chalana e a bola. De uma intimidade excitante, quase sexual. Quem viu jogar Fernando Chalana, guarde-o na parede branca da saudade.
Toda a gente obedecia às suas órbitas arbitrárias: companheiros, adversários, público...
Os olhos fixavam-se na sua dança enlouquecida por espíritos, pelos seus bailados de Duende de Lorca, esse poder misterioso que todos sentem e nenhum filósofo explica. Nenhum filósofo seria capaz de explicar Fernando Chalana.
Só os poetas! 'Cada degrau que sobe na torre da sua perfeição e às custas da luta que trava com um Duende, não com um anjo, como se diz, nem com a sua musa'.
Quando Chalana joga, mesmo que apenas nas lembranças, deixem falar os poetas! Joga a bola, menino! E ele jogava... Perseguido por opositores fantasmagóricos, incorpóreos - atravessava-os a todos, por dentro e por fora, a bola sempre companheira, enlevada, encantada com a ternura dos seus pés esquerdos e dos seus pés direitos. E ia, ia sempre!
As pessoas levantavam-se dos seus lugares fascinadas pelo ilusionismo da sua passada leve, um tudo-nada acima da Terra, que é o que sucede aos imortais.
Vejo-o ainda. Ele não se repete.
Amigo Fernando: continuarás pela vida fora a ser a estrela por entre os astros fingidos!"

Afonso de Melo, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!