Últimas indefectivações

sábado, 28 de outubro de 2017

Vermelhão: 3 pontos... insossos !!!

Benfica 1 - 0 Feirense


São 3 pontos, valem tanto como os outros, mas foram 3 pontos, num jogo com pouca intensidade, com muitos erros, pouca posse de bola... Podemos alegar que o calor sufocante não ajudou (final de Outubro com temperaturas de Verão!!!), podemos especular que os jogadores tinham a 'cabeça' em Manchester... podemos justificar com a boa organização do adversário, mas muito sinceramente a equipa não está bem...
E entre vários problemas, destaco a aparente capacidade física reduzida... o Seferovic que quando chegou ganhava todas as bolas divididas, agora não ganha uma carga de ombro!!!
Outro 'problema' (e este é muito difícil de explicar e de resolver!!!) aparentemente paradoxal é o Jonas!!! O Jonas continua a marcar golos, é o melhor marcador do Campeonato, mas o Pistolas perdeu velocidade e força esta época, os desequilíbrios que ele criava constantemente entre-linhas, 'desapareceram'... a entrada do Krovinovic para o lugar do Jonas, mudou totalmente a forma de atacar o Benfica, e em poucos minutos criámos várias oportunidades... Dito isto, além do golo, o Jonas efectuou o nosso remate mais perigoso e ainda assistiu o Digui na melhor jogada de ataque do Benfica!!!
O Jonas 'parece-me' que entrou na fase 'Nené'!!! Entrar nos últimos minutos, quando o jogo está mais aberto, os adversários cansados...
Isto pode parecer uma heresia, mas é o que eu vi no relvado... Qualquer tentativa de contra-ataque, quando o bola chega ao Jonas, o jogo pára... Qualquer disputa de bola, o Jonas perde...
Existem outros problemas estruturais, mas este é um deles...
O jogo começou bem, um golo num ressalto após uma bola parada (consequência do 1.ª remate perigoso... do Jonas), com o Jonas (o tal paradoxo!!!) a marcar... Mas depois o Benfica praticamente 'deu' a bola ao Feirense, que tem de facto uma boa 1.ª fase de construção, mesmo com alguns jogadores medianos...
E os ataques do Benfica escassearam... só voltámos a criar, perto do intervalo, noutro Canto e novamente pelo Jonas!!!!
A 2.ª parte não mudou muito... a única nota 'positiva' na forma como o Benfica defendeu, é que desta vez o Svilar só teve trabalho em remates de longa distância, dentro da área o Feirense só teve uma oportunidade na 1.ª parte... e as outras semi-oportunidades, até foram quase sempre após perdas de bola infantis do Benfica!!!
Portanto mesmo sem jogar bem, a bola esteve longe do Svilar (a excepção foram os Cantos...).
Com o avançar dos minutos, pareceu-me que o Feirense perdeu força, e as substituições, desta vez, correram bem ao Benfica... O Pizzi deu-nos mais posse de bola (mesmo com alguns erros) e o Krovi deu-nos velocidade e criatividade nos últimos 30 metros!!!
Além destas questões 'tácticas' nota para o apoio que veio das bancadas, que empurrou claramente a equipa vários 'metros' para a frente!!! Foi claramente um daqueles momentos onde os adeptos puxaram pela equipa...
Apesar da vantagem mínima, os últimos minutos não foram de 'sufoco', acabou por ser mesmo o Benfica a desperdiçar o segundo... em várias ocasiões!
Os melhores do Benfica, foram claramente os Centrais: Luisão e Rúben Dias...
O Grimaldo e o Fejsa tiveram hoje algumas perdas de bola inacreditáveis!!! Aliás, desconhecendo as opções para Manchester com os castigados Almeida e Luisão, será 'inteligente' usar o Eliseu na Terça!!!
O Digui foi o nosso principal desequilibrador (boas combinações com o Grimaldo...), o Filipe Augusto que tinha sido bastante assobiado na última vez que jogou na Luz, fez um jogo equilibrado, deu músculo ao nosso meio-campo, nota-se que o Filipe já se movimenta sem bola com mais 'sensatez', mas como é óbvio sem o Pizzi no meio, perdemos capacidade de construção ofensiva... Mas, num momento em que a equipa não está a 'ligar' o jogo, é mais 'prudente' apostar num esquema mais conservador...
Não houve lances polémicos, mas não posso deixar de notar que o Godinho mudou totalmente o critério disciplinar, o ano passado era um dos poucos árbitros que usava o mesmo critério do primeiro ao último minutos, agora já só mostra cartões nos últimos minutos...!!!

Agora, temos Manchester e depois Guimarães!!! Com todas as condicionantes, o jogo de Guimarães é mais importante, é preciso ser pragmático... e mesmo com o Guimarães a jogar mal e com resultados negativos, com o Benfica o jogo será 'outro'!!!
Jogava em Manchester com: Svilar; Douglas, Lisandro, Dias, Eliseu; Fejsa, Augusto, Salvio, Digui; Pizzi (Zivkovic ou Cervi), Jiménez.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Não partilho uma visão tão negativa; falhámos muito poucos passes fáceis e jogámos de forma segura. O Fejsa melhora de jogo para jogo e o Diogo está em boa forma e vai ser muito perigoso em Manchester e em Guimarães. A prfundidade está perfeitamente controlada com o Rubén e com o Svilar.
    O Jonas não tem 20 anos e tem uma época longa pela frente; não pode enpenhar-se fisicamente nesta fase.
    O Seferovic também tem vindo a melhorar.
    Prevejo que vamos fazer um bom jogo em Manchester; é deste jogo que os jogadores estão à espera desde o sorteio....

    ResponderEliminar
  3. Jogo miserável. Inúmeras bolas perdidas, particularmente por parte do Almeida (por erros técnicos) Sálvio e Gonçalves (por erros de decisão). É só contar as bolas perdidas, não é difícil nem exige muita ciência. A equipa não treina as saídas para o ataque (opta pelo chutão). A equipa é fraca na recuperação (demora muito tempo) e quando recupera perde a bola quase imediatamente. Pelo que a posse de bola (quando a recuperamos) é estéril e não causa agressão ao adversário.
    A permanência do Augusto limita a capacidade de ligar o jogo desde os centrais e não acrescenta nada de significativo ao jogo defensivo (melhora o confronto individual face à presença de Pizzi, mas nas coberturas não há nada de significativo)
    Melhoramos com a entrada de dois jogadores: Pizzi e Krovinovic
    (Escolhas óbvias para o 11 inicial)
    Além de limitado e fraco, RV nem sequer percebe quais são os melhores.
    Goleamos os nossos rivais nas contas e enquanto clube (só aos corruptos, ficamos com uma diferença de 160 Milhões de Eur de resultados líquidos nos últimos 2 anos). Não temos um treinador que consiga refletir essa diferença nas equipas. Pior, estamos atrás dos rivais.
    Um abraço de obrigado ao Abidos pela generosidade por ser do Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      De que adianta ter as contas com esses valores se para as termos estamos vendendo os nossos melhores jogadores a preço de saldo?
      Se os nossos rivais vendessem os seus melhores jogadores também teriam melhores contas.

      Não se fazem omeletes sem ovos, por esse motivo, não penso que se devam colocar as críticas todas no treinador.

      As críticas devem ser sentidas por quem tem a responsabilidade máxima no que se vai passando esta época, e esse, é na minha modesta opinião, o presidente.

      Pense nisso..,

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar
    2. Caro,
      Parte do princípio errado que os rivais têm melhores jogadores que o Benfica.
      E também de que a Benfica SAD tem melhores resultados apenas porque vende mais jogadores, o que também está errado (a maior diferença está precisamente nas rubricas que não envolvem a transação de atletas).
      Não se trata de por as culpas "todas" no treinador, trata-se de uma apreciação crítica ao modo como a equipa joga: chutão na saída da baliza, perdas de bolas por erros de recepção e passe, por má decisão. Equipa joga muitas vezes sem apoios (em inferioridade numérica onde o centro de jogo está).
      Isto são evidências. É um padrão. Se comparar com o jogo dos rivais percebe. Isso é o trabalho do treinador.
      Um abraço
      Viva o Benfica

      Eliminar
    3. Caro,

      Note bem, o meu ponto de partida para a análise que faço é que os rivais não venderam 5 dos seus melhores jogadores. Isto implica que a diferença de qualidade entre os planteis se reduziu até porque os nossos reforços aparentemente ainda não conseguiram equivaler-se aos jogadores que partiram.

      Quanto ao treinador, não me parece que seja solução mudar de treinador a meio do campeonato, contudo acho essencial que o Benfica não venda os seus melhores jogadores em Janeiro só porque alguém coloca 30 milhões de euros em cima da mesa e nós: "...tivemos que os deixar ir...".

      Compreende onde eu estou a querer chegar?

      O dinheiro entra nos cofres mas o treinador é que tem de se desenvencilhar para fazer de novo uma equipa.

      Não esquecer que três jogadores essenciais da defesa do ano passado foram vendidos e são hoje titulares nos seus clubes. Por aí se vê toda a qualidade que o treinador deixou de ter ao seu dispor.

      Eu não digo aqui que o treinador não está cometendo erros até porque já escrevi bastante sobre esse tema. Basta para isso ler as minhas Redirectas e os comentários. Só que, neste preciso momento ele é o nosso treinador.

      É preciso entender que ele foi contratado para colocar um projecto em prática. Acha que é por acaso que o antigo treinador não aceitou fazer parte do mesmo?

      Pense nisso..,

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar
    4. Ontem o Rio Ave foi mais equipa que o Sporting. Em quase todo o jogo. Com piores executantes.
      5 jogadores não chega para definir uma equipa.
      Eu não defendo a troca de treinador a meio da época (nem escrevi isso). RV é o meu treinador enquanto for o treinador do Benfica. Mas há melhor ao mesmo preço. E nós temos capacidade para investir num treinador que ponha a equipa a jogar.
      JJ não me interessa, nem é chamado à conversa.
      Um abraço

      Eliminar
    5. Caro companheiro,

      Que nós temos capacidade não existem dúvidas algumas. Um clube que não tenha capacidade para pagar um salário ao treinador superior ao tecto salarial dos jogadores é um clube com as prioridades trocadas.
      Por essa razão eu ter defendido na altura a contratação de Klopp.
      Agora o que falta saber é se esses treinadores estão na disposição de fazer as vontades todas da SAD.
      Tenho muitas dúvidas quanto a isso.
      Mesmo Março Silva terá muitas reticências a enveredar por tal tipo de projecto agora que está fazendo carreira na Premier League.

      Nós temos um problema de prioridades dentro do Benfica.
      A prioridade hoje em dia é claramente abater a dívida e é contra isso que eu me bato.

      Gostaria de saber a sua opinião sobre a matéria.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
    6. Com atraso (as minhas desculpas).
      Se somarmos o que temos a receber na rubrica de Clientes aos valores anunciados das vendas de Semedo e Mitroglou (que não entraram neste exercício), a dívida onerosa andará em torno de 125 Milhões. Pouco mais há a reduzir (em função do que tem sido dito por DSO). Diria que qualquer coisa entre 75-100 milhões será razoável.
      libertos do custo da dívida podemos ter mais capacidade para investir, mas desengane-se quem acha que o dinheiro por si só se traduz em resultados. E nunca teremos capacidade para competir com clubes de ligas mais ricas A NÃO SER que estejamos na mesma liga. E isso é possível e é do nosso interesse a médio/ longo prazo: criando-se a superliga europeia com 20 clubes no formato todos contra todos, estilo NBA.
      A liga portuguesa seria jogada por uma espécie de equipa B (reforçada). Nesse contexto poderíamos chegar a facturações de 500 Milhões ano, aumentando substancialmente a diferença para os rivais domésticos.
      Esse deve ser o principal objetivo.
      Quanto a treinadores, não precisamos chegar a um klopp (que ganha 10 milhões de libras ano). P Fonseca do maravilhoso futebol do Shaktar, por exemplo. Luís Castro. V. Pereira (esse mesmo). M Silva. Temos capacidade para pagar talento português que se traduza naquilo que identificamos nas nossas melhores equipas: bola no pé, posse para agredir, velocidade, saída no pé, recuperação rápida, em suma, controlo do jogo. Contra qualquer um, rico ou pobre.
      Um abraço

      Eliminar
    7. Caro companheiro,

      É um verdadeiro prazer discutir Benfica consigo.
      Se ainda não leu sugeria-lhe que lêsse as minhas Redirectas e continuássemos por aí esta discussão.
      Publico todas as quintas-feiras às 6:00.
      Discutir Benfica com os olhos postos no futuro com a convicção de que não existe apenas um caminho.
      É com discussões sérias como esta que o Benfica anda para a frente.

      Diz bem, que não é a redução da dívida que irá trazer a solução que o Benfica necessita.
      Não poderia estar mais de acordo.
      Esse o motivo porque para mim é de todo incompreensível o que se fez esta época onde todos os 5 jogadores que foram vendidos estão fazendo falta no plantel actual.
      A renovação do plantel de época para época de forma criteriosa de modo a alavancar as tais mais valias desejadas sem que para isso se perca qualidade deve ser a base comum de toda a engrenagem.
      Porque como disse e bem, não é em Portugal que está a solução para os desafios enormes que o Benfica enfrenta hoje em dia, para se poder manter num comboio, que ganha cada vez mais velocidade, e que passa muito longe deste rectângulo à beira-mar plantado.
      A Europa e não Portugal são a solução para o desafio presente.
      Só quem está na Europa conseguirá ter acesso aos biliões de euros que irão indubitavelmente entrar no negócio do futebol.
      Os clubes de futebol de elite da Europa serão os clubes desportivos mais poderosos do mundo ultrapassando em larga medida os clubes dos EUA e o futebol passará a ser definitivamente um desporto à escala global.
      Esta a visão que eu tenho daquilo que se avizinha.
      Para o Benfica competir nesse mercado necessita de vencer na Europa e ter nos seus quadros jogadores de excelência que lhe permitam ombrear com os principais emblemas do mundo.
      Esperar por um campeonato europeu que pode nunca vir a acontecer é ficar sentado à espera que o milagre aconteça.
      Nós, estamos tendo a competência de desenvolver "in house" jogadores que no futuro figurarão na elite das elites do futebol.
      Que se aproveite esse facto para criar uma equipa competitiva que consiga ganhar peso suficiente para passar a fazer parte do primeiro mercado onde os jogadores de elite valerão o seu peso em ouro.
      Uma equipa do campeonato português ainda que não possa receber os direitos desportivos das ligas superiores poderá contornar esse handicap posicionando-se entre as 8 equipas mais poderosa da Europa e isso implica, não 8a posição no ranking de clubes mas, participação assídua nos quartos de final da Champions League.

      Muito mais existe para discorrer sobre esta matéria, por isso tomei a decisão de me comprometer com a redacção das Redirectas.

      Quanto a treinadores, nesse particular, sou mais ambicioso e vou para além dos nomes que refere e, para mim, um treinador alemão, comprometido com um projecto com cabeça tronco e membros é o que falta para guindar o Benfica para o patamar superior que necessita urgentemente atingir.
      Acesso às metodologias e conhecimentos dos técnicos portugueses é algo a que o Benfica tem fácil acesso.
      A escola alrmã produz os campeões do mundo e é essa mentalidade que o Benfica necessita de ver incutida no seu processo.
      11 milhões de euros é pouco para o ganho que se obterá com as grandes transferências de jogadores que iríamos conseguir fazer.
      É evidente que o Klopp agora que assinou pelo Liverpool só sairá de lá se o mandarem embora, mas existem muitos treinadores alemães.
      Quando penso que Jupp Heynckes foi nosso treinador e quão mal foi tratado...
      Um novo Bella Gutmann é aquilo que o Benfica necessita e, desta vez, que se lhe pague tudo aquilo que ele tem de direito e quando se tornar campeão europeu que não menosprezem o seu valor...
      O treinador é a peça chave numa equipa de futebol.
      De nada vale ter um Neymar se não se contrata primeiro um Guardiola.
      Os clubes actualmente dão primazia aos jogadores e isso é muito bom porque nos permite contratar treinadores de topo que, de outro modo, seria de todo impossível.
      Chegará a hora que um treinador de topo auferirá verbas a rondar os 100 milhões/ano.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
    8. Caro consócio,
      O que a história nos diz é que em determinados momentos chega um treinador ao Benfica que personifica a ambição do Presidente (ou que a excede), e que exige no contrato um prémio por vencer a champions (...ou a taça dos campeões...ou a taça latina).
      Esse treinador chega e percebe a generosidade do povo benfiquista. E fica comovido de tal forma que não lhe resta outra coisa que não seja ganhar tudo. Esse treinador ultrapassa a modéstia lusitana, o complexo de pobreza, e trata de potenciar a generosidade única que o Clube tem.
      RV não é esse treinador, não tem essa visão, nem tem conhecimentos para isso. Não percebe a dimensão. Abdica do jogo. Não quer ter bola.
      Não é um Gutmann, um Erikson, um Heinckes.
      Também penso da mesma maneira. Caro é o treinador que não põe a equipa a jogar, que não faz o adepto sonhar.
      Um abraço

      Eliminar
    9. Caro companheiro,

      Ora aí está o nosso ponto de partida.
      A visão que partilhamos para o nosso Benfica que tem de passar forçosamente pelo treinador.
      Esta conclusão deduz-se facilmente desse passado, dessa história e de tudo que ela ensina.
      Descrição fantástica aquela que connosco partilha da ligação que se estabelece entre o génio e o povo.
      O povo que é Benfica. O Benfica que é povo.
      Esse povo cuja generosidade sempre merece mais e melhor e que sofre a cada vitória adiada.
      Esse irracional que faz do Benfica único.
      O irracional que me faz acreditar que é sim possível ombrear com os melhores tenhamos nós comandando os destinos do Benfica a personificação da vontade de seu povo.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
  4. Caro Abidos,

    Vou ver se tenho tempo de assistir o jogo nesse vídeo que colocaste.

    Entretanto, deixei-te uma pergunta no artigo do Bagão Félix.

    Abraços,

    Redheart

    ResponderEliminar
  5. "O Pizzi deu-nos mais posse de bola (mesmo com alguns erros) e o Krovi deu-nos velocidade e criatividade nos últimos 30 metros!!!" - Resumindo, jogadores com maior capacidade de passe, de leitura de jogo, de posicionamento garantem logo ao Benfica mais posse de bola, maior criatividade, mais agressividade ofensiva, mais assertividade no passe, criação de mais desequilíbrios, ou seja, o Benfica solta-se, fica mais competente e mais perigoso...

    Se queremos ter bola temos de ter jogadores em campo com essa característica...

    Já disse e mantenho, o Benfica tem tudo para jogar num 4x2x3x1 com Fejsa e Filipe Augusto, Krovinovic a 10, Pizzi na direito e o Diogo na esquerda com Jonas a ponta de lança...

    ResponderEliminar
  6. Caro Pedro,

    E ainda ficávamos com menos peso e menos altura?
    Talvez possa dar contra o Manchester mas para ganhar jogos no nosso campeonato contra autocarros?

    Saudações Gloriosas,

    Redheart

    ResponderEliminar
  7. Caro Abidos,

    Não consegui ver o jogo todo mas do que vi confirma-se a falta de dinâmica e a defesa ainda demasiado baixa em muitas alturas para um jogo contra o Feirense em casa onde se deixou o Feirense trocar a bola no nosso meio campo.
    Existem falhas individuais que só são explicadas pelo contexto em que pareciam existir mais camisolas brancas em campo do que vermelhas.
    5-5 em remates só pode deixar preocupados os benfiquistas para os próximos jogos.
    Perante tal cenário que venha o próximo jogo para que se consiga ver algum melhoramento.
    Estar a vencer por 1-0 não justifica tal estatística. O Benfica tinha obrigação de fazer muitos mais remates.

    Viva o Benfica!

    Redheart

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!