Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de maio de 2017

A união

"Os mais velhos recordam-se do filme e da música da série Twin Peaks do início dos anos 90. Para mim e certamente para muitas pessoas, esta série foi um ícone da nossa juventude. Em 2017, a série vai voltar a fazer parte das escolhas televisivas.
Twin Peaks era uma vila pacata situada nos confins da América, onde não acontecia nada, até que, um dia, Laura Palmer surgiu morta, enrolada dentro de plástico e com indícios de ter sido assassinada.
A investigação que se segue à sua morte realizada por um agente do FBI é uma das linhas fundamentais da trama cinematográfica, toda ela baseada em imagens de cor dominadoras, histórias complexa, personagens estranhas e excêntricas, tramas cheias de mistérios.
Era um misto de suspense, surrealismo drama, policial, humor e terror psicológico, num quadrante de sonho e irrealismo.
Talvez Steve Jobs se tenha inspirado no poder de imagem e de som, que esta série ensinou, para desenvolver o telemóvel com imagem e fotografia.
Após o decurso da série que nunca chegou por opção própria a mostrar o(s) assassino(s) de Laura Palmer, certamente muitos desistiram de a ver, mas, quando penso nisso, mais depressa concluo que a vida é isso mesmo, um eterno caminho sem fim.
No dia do Tetra, diziam-se que aquela malta da Farmácia Franco nunca imaginaria o que se iria tornar o Sport Lisboa e Benfica . A minha resposta foi até muito clara - essa malta queira era ir jogar à bola, queria lá saber de assinar a acta!
Já lá vão 113 anos de história! E fez-se, no dia 13 de Maio de 2017, mais uma grande página da história, para juntar às milhentas folhas da acta que começou com a assinatura daqueles 'malucos', em 1904 - O Tetra!
O que se seguiu foi indescritível.
De repente, todos os ataques exteriores viraram para o reconhecimento da justiça do título do Benfica, mesmo provindo daqueles que durante dias teceram impropérios, ataques e muitas manifestações onde se vilipendiou o Benfica.
Mas há uma razão no meio disto de que essas pessoas se esqueceram, quando quiseram trazer para fora dos seus círculos a razão das vitórias do Benfica - e essa razão radica no facto de que os primeiros obreiros foram os jogadores, equipa técnica e dirigentes mais directamente ligados ao Futebol.
As vitórias conquistaram-se dentro de campo, e quem não consegue ganhar tem de realizar uma introspecção e tentar perceber porque os seus jogadores, técnicos e dirigentes são perdedores.
É evidente que qualquer vitória necessitará de muitas outras coisas, mas todas elas serão completamente e revestidoras dessa primeira realidade.
Foi esta perfeita sequência em articulação que também caracterizou mais uma época do Sport Lisboa e Benfica.
Aquando da conquista do tricampeonato, ouviram-se estas palavras:
'Este título é a vitória de nós. É a vitória de juntos. É a vitória do colectivo. É a vitórias de um grupo muito unido e solidário, que soube ultrapassar momentos difíceis sem nunca baixar os braços. Nunca ninguém alcança nada sozinho. O sucesso é sempre o fruto de trabalho de muitas pessoas'. Discurso de Luís Filipe Vieira em 16/5/2016, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa.
No ano de 2017, após a conquista do Tetra, ficou para a história o seguinte:
'O Tetra que conquistámos é o resultado de muito trabalho, de uma grande equipa de jogadores, técnicos, profissionais e dos melhores adeptos do mundo. Esta foi uma vitória que contou com o contributo de muitos, da estrutura profissional do nosso clube ao mais simples adepto. Compromisso, humildade, determinação e sempre ambiciosos'.
'Benfiquistas, o Tetra fica-nos bem. Resulta do trabalho profissional de quem foi mais regular, mais competente e mais discreto, para construir um ambiente de afirmação do futebol português'. Discurso de Luís Filipe Vieira em 15/5/2017, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa.
A população de Twin Peaks naquele momento de início da história era de 51 201 pessoas. Imaginem, em vez de andarmos a fazer ciberataques e a utilizar a Internet para cometer homicídios, que se utilizavam os meios tecnológicos para em cada momento a placa da cidade, vila ou aldeia dar online o número de habitantes da mesma, o índice de produção económica, a lotação dos hospitais, as vagas nas escolas, enfim, um conjunto de informação necessária à vida de todos nós de forma mais inteligente e eficaz!
O Sport Lisboa e Benfica também poderia dar online os seus títulos, Sócios e outras conquistas.
O ser humano é muito perverso! Foi por isso que o Benfica venceu! Soube e sabe estar do outro lado da perversidade - na União."

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!