Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Alguns jogadores de futebol correm mal


"Os estudos ICILS – International Computer and Information Literacy Study (2013 e 2018), levados a cabo pela Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), colocam em evidência que nascer num mundo digital não significa necessariamente que alguém seja digitalmente competente. Ao contrário da visão comum, de que a geração jovem de hoje é uma geração de “nativos digitais”, as descobertas dos primeiros dois ciclos deste estudo internacional indicam que os jovens não desenvolvem habilidades digitais sofisticadas.
O mesmo se aplica para a educação física e desporto. Quando dei aulas na Université Paris-Ouest Nanterre La Défense, era referido pelos meus colegas que alguns alunos que frequentavam a licenciatura em Educação Física e Desporto não sabiam correr. Claro que nesta afirmação nada havia de científico e não se poderia generalizar. Era apenas uma observação.
Quando a evolução do futebol tende para mais rápidas transições e corridas de grande intensidade, as técnicas de corrida dos(as) jogadores leva-nos a interrogar. Qual a melhor técnica e o melhor treino para otimizar a sua velocidade e prevenir as lesões? Alguns jogadores atingem velocidades impressionantes. Jacques Borlée, conhecido treinador de atletismo e antigo campeão da Bélgica dos 100, 200 e 400 metros, referia no site https://www.dhnet.be/, em 2021: “os futebolistas mais rápidos têm estatísticas de velocidade ligeiramente mais baixas do que as mulheres mais velozes sprinters. Se bem treinados, podem certamente alcançar tempos semelhantes aos das mulheres mais rápidas do mundo”. Sem pôr em causa a bondade das suas declarações, será que é preciso aspirar que os futebolistas corram como sprinters? Não necessariamente, dado que as questões de contexto são diferentes entre as duas modalidades desportivas. No entanto, muitos (se não a maioria) de jogadores de futebol poderiam limitar as suas lesões e correr mais depressa com um melhor conhecimento do seu perfil de força-velocidade-potência e a melhor técnica de corrida. Afirmar que os jogadores de futebol não sabem correr é um resumo demasiado grosseiro. Eu corrigiria esta suposição para “alguns jogadores de futebol correm mal”. Mas, uma vez mais, é preciso contextualizar: correr mal em relação a quê? Querer tentar implementar o modelo técnico do sprinter de 100 metros a um jogador de futebol é um erro."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!