Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Em agosto, regressam os emigrantes. Em junho, os emprestados. Quais? | SL Benfica


"Qual destes nomes teria lugar direto na Luz?

Seguindo a tradição portuguesa, vários jogadores do Sport Lisboa e Benfica emigraram em busca de uma vida futebolística melhor – ou, pelo menos, mais estável. Alguns partiram com estatuto de emigrantes temporários (ou emprestados).
Contudo, dentro desse leque, uns partiram com promessa de ficar lá fora em definitivo, outros partiram com esperança de regressar em junho próximo.
Nem todos terão essa sorte, se sorte é. Alguns, todavia, deverão tê-la, regressando à casa-mãe como filhos mais ou menos pródigos. Num misto de previsão e exposição de vontades, elenco os três futebolistas atualmente emprestados pelo SL Benfica que deverão fazer parte do plantel encarnado na época 2022/23.

1. Jota
Aplaudem-no, cantam por ele, adoram-no e demonstram-no… Os adeptos do histórico Celtic FC ganharam esta época mais um motivo de adoração por Lisboa.
Depois do título europeu conquistado no Jamor em 1967, os católicos receberam de Lisboa um Jota decidido a encantar com o seu drible e a sua eficiência no último terço (que pouco havia demonstrado no SL Benfica, não sendo despiciente lembrar as poucas e pobres oportunidades que lhe foram concedidas).
João Filipe, um jovem de (adivinhe-se!) 22 anos, leva 10 golos e sete assistências em 25 participações pelo clube de Glasgow. Além do charme do seu futebol – sobejamente conhecido -, Jota parece ter adquirido uma competência e acutilância no momento de decisão outrora inexistente.
Com Everton a continuar a mostrar-se irregular, com Darwin a não pisar tanto terrenos lateralizados à esquerda e com outros alas/extremos (Gil Dias, por exemplo) a não receberem nem a agarrarem as oportunidades, parece cada vez mais claro que as águias quererão Jota no plantel da próxima temporada.
O grande entrave? O Celtic FC também e tem cláusula de compra de 7,5 milhões de euros.

2. Florentino Luís
O médio, também com 22 anos, mudou-se da capital portuguesa para a homóloga espanhola para jogar naquela que tem sido a quarta melhor equipa madrilena da presente edição da Liga Espanhola (sim, são só quatro).
O início do empréstimo de Florentino Luís ao Getafe CF ilusoriamente prometeu o sucesso redondo do formando do Benfica Futebol Campus no clube espanhol. No entanto, chegados aos idos de fevereiro, o jovem luso-angolano participou em apenas 15 jogos (somente sete como titular), somando duas assistências.
A qualidade, todavia, continua lá. Apesar da experiência em Espanha não nos permitir dizer que o empréstimo de Florentino foi um curso intensivo de futebol proporcionado ao jogador, com certeza terá crescido e aprendido alguma coisa que lhe permita regressar a Lisboa mais e melhor jogador.
Espaço para ele também se arranja e, segundo consta, havia intenções no seio do clube de dar espaço no plantel ao médio de propensão defensiva ainda esta época. O resgate em janeiro, infelizmente, ficou-se pela forma tentada.

3. Nuno Santos
Podia ser Tiago Dantas, mas não seria a mesma coisa. Não para mim, mas para quem comanda o clube, que há muito parece não saber bem o que fazer com o jogador atualmente emprestado ao CD Tondela. Em prol da verdade e da clarificação, também não creio que Nuno Santos vá ser resgatado para a próxima temporada.
Se calhar devia, no entanto. Por onde tem passado tem mostrado, com maior ou menor fulgor, qualidade e intensidade.
Tem mostrado ser um médio que trata bem a bola em circulação, mas também em transporte. A sua capacidade de jogar mais perto de uma das alas confere-lhe uma ambivalência agradável para um treinador que queira implementar um 4-4-2 semelhante ao que Nélson Veríssimo tem tentado aplicar.
Além disso, é um médio com boa chegada a zonas de finalização e competente nesse momento, sendo-o igualmente na marcação de bolas paradas diretas e indiretas. Nesta passagem pelo FC Paços de Ferreira, leva quatro golos apontados e duas assistências somadas, em 27 participações com a camisola dos castores.
Não é, de momento, sequer o melhor jogador em Portugal chamado Nuno Santo, mas é o mais respeitável e o que mais respeita o Sport Lisboa e Benfica. Já é um (bom) começo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!