Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

As intermitências da bola


"Como tem sido mais comum que o imaginável, o Benfica entrou a perder com o Santa Clara, mas cinco minutos de luz na 2.ª parte bastaram para dar a volta (2-1), num jogo em que a qualidade da equipa de Veríssimo foi inconstante

Como um candeeiro com um chato fio com mau contacto, o Benfica às vezes tem luz. Outras vezes não. Este sábado, frente ao Santa Clara, chegou a segunda vitória seguida na liga (2-1), um triunfo que até aproxima os encarnados do 2.º lugar do Sporting, mas o Benfica andou assim, intermitente, umas vezes com luz, outras vezes no escuro, amarrado.
Acontece que nos poucos minutos em que os fios que ligam os encarnados estiveram conectados, apareceram dois golos que deram a volta a um resultado que ao intervalo pejava todos de surpresa: o Santa Clara ganhava, tinha quatro remates enquadrados, enquanto o Benfica, apesar de uma bola ao poste de Vertonghen, nem por um momento havia colocado um pontapé entre os postes.
Darwin ligou o interruptor duas vezes, bisou pela sétima vez no campeonato, e isso chegou. Mas não chegará sempre.
A repetir o onze que lhe deu uma vitória tranquila em Tondela, Veríssimo apostava numa estabilidade que tem faltado aos encarnados. Mas se o Benfica até começou bem, a levar muita gente para o ataque – Darwin desmarcou-se bem aos 17’ e ficou perto e dois minutos depois Vertonghen rematou ao ferro -, o golo do Santa Clara funcionou como uma espécie de apagão. Aos 20’, os açorianos fizeram aquilo que estava a faltar ao Benfica: calma nas transições, eficácia nos passes. Numa jogada rápida, Rui Costa apareceu sozinho, fugiu bem à defesa, permitindo a defesa de Vlachodimos no remate. Mohebi estava lá para a recarga.
E daí até ao intervalo o que se viu foi um Benfica desligado, sem opções. Sem fios eléctricos que se unissem na procura da luz. O Santa Clara fechou bem atrás e a equipa da casa mastigou o jogo, previsível, lento. Não tardaram a aparecer as bolas despejadas na área, com Darwin perdido entre os centrais – e assim, pela terceira vez seguida em casa, o Benfica foi a perder para o intervalo.
Ganhar o jogo exigiria mudanças, alterações essas que Veríssimo ainda demorou a fazer. Mas quando aconteceram, o Benfica finalmente iluminou-se. Aos 57’ saíram Everton e Paulo Bernardo, dois dos mais apagados da 1.ª parte, com o treinador encarnado a lançar Taarabt e Yaremchuk, colocando Darwin mais à esquerda.
O efeito foi praticamente imediato. Aos 60’, uma infelicidade de Villanueva abriu as portas à reviravolta: o venezuelano escorregou e na queda tocou no pé de Rafa, que estava até de costas para a baliza, à entrada da área. Na grande penalidade, Darwin fez o empate.
Era a fase de maior fulgor do Benfica e dois minutos depois a velocidade de Rafa na linha combinou com Yaremchuk, com o ucraniano a cruzar e a encontrar Darwin sozinho ao segundo poste. Com a baliza à mercê, o uruguaio encostou para o 2-1 – os fios finalmente pareciam estar ligados para os encarnados.
Mas logo a seguir ao golo, e apesar de ser sua a posse, o Benfica voltou a um lusco-fusco molengão, baixando o ritmo, demasiado cedo quando do outro lado estava uma equipa que tinha mostrado na 1.ª parte muita competência em lances de transição rápida. O jogo passou então a jogar-se fora do último terço de ambas as equipas, com o Benfica a arriscar nos últimos minutos, permitindo demasiada bola ao Santa Clara, que, ainda assim, não conseguiu criar oportunidades no 2.º tempo.
Fica a vitória e os três pontos, importantes numa jornada em que ambos os rivais da frente se empataram. Mas o jogo do Benfica foi uma permanente intermitência. Quando houve luz, os encarnados conseguiram resolver. Mas fica a sensação que um dia o candeeiro pode não ligar de todo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!