Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de maio de 2020

Semanada...

"1. Os Reforços de Bruno Lage. Leo Kokubo (GR), João Ferreira (DD), Morato (DC), Rafael Brito (MC), Paulo Bernardo (MC), Tiago Dantas (MOC), Tiago Araújo (EE) e Gonçalo Ramos (SA) foram chamados para treinar com a equipa principal. A imprensa, sedenta por notícias, fez disto uma grande coisa. Na verdade, parece-me que é apenas uma maneira do clube se salvaguardar caso de repente haja uma sucessão de lesões em determinada posição. É pouco provável que qualquer destes rapazes se venha a estrear pelo Benfica. Só se formos campeões com umas jornadas de avanço. De qualquer maneira, desta lista dá para perceber quem é que o clube mais acredita. Porque se a maioria dos nomes são consensuais, há outros que não são tanto. O caso mais flagrante é o de Tiago Araújo, que eu gosto como jogador, mas que era um jogador dos S23 e passou à frente de todos os extremos da equipa B. Outro ponto a retirar daqui é que está desfeita a dúvida - se é que ainda havia - de quem é o central que o clube vai apostar na próxima época. Vai ser Morato. Kalaica perdeu, mais uma vez, a corrida. Ainda vai dar jogador, mas não no Benfica.
2. Catió Baldé. Um dos nomes que Tiago Araújo ultrapassou foi Úmaro Embaló. Úmaro tem de facto um potencial maior do que Tiago Araújo. Na minha opinião, só não está aqui porque teve uma temporada complicada com lesões. Logo, acaba por fazer sentido. Mas prontamente tivemos mais um show mediatico do seu empresário. Catió Baldé começa a ser insuportável. É verdade que ele traz rapazes da Guiné Bissau e permite-lhes ter uma oportunidade na vida que dificilmente teriam. Mas também é verdade que depois explora esses rapazes e os leva a tomar más decisões para as suas carreiras. O exemplo mais claro e óbvio é o de Bruma. O próprio Úmaro não foi para a Alemanha há uns anos porque os alemães não quiseram pagar a Baldé uma comissão. É o exemplo perfeito daquilo que um empresário não deve ser. Infelizmente é cada vez mais o tipo de empresários que há.
3. O Erro de Pinto da Costa. O representante do dono do Porto Canal dirigiu-se a São Bento e aos jornalistas acabou por falar mais sobre o FC Porto do que sobre o Porto Canal. Houve duas coisas interessantes que Pinto da Costa disse (a) Se a indústria do futebol não puder voltar (“onde os atletas têm uma alimentação equilibrada e saúde controlada”), nenhuma outra indústria pode. Isto é verdade. Mas também desmente grande parte dos comentadores do FCP que dizem que o Campeonato só vai regressar porque o Benfica está em segundo. (b) Se o Campeonato for cancelado, deve-se fazer como se fez na 2º Liga. Aqui Pinto da Costa quis dizer que o FCP deveria ser campeão. Isso foi um erro. Porque apesar do Nacional e do Farense terem subido de Divisão, nenhum destes clubes foi considerado, pelo menos até agora, como Campeão da 2º Liga. Há uma diferença bastante grande entre subir de Divisão e ser considerado Campeão.
4. Quão provável é de facto a Liga terminar? Ao longo das últimas semanas, as equipas da primeira têm tido alguns casos positivos de covid-19. Os jogadores vão ser testados com regularidade antes e depois dos jogos. Mas os jogos vão envolver centenas de pessoas. A hipótese do virus entrar numa equipa não é remota. Faltam ainda 10 jornadas. Acho que era importante começar-se a discutir-se o que aconteceria caso a Liga não terminasse. Porque a hipótese, mesmo com todos os cuidados, não é impossível e se acontecer, já todos sabemos qual vai ser o forrobodó se não houver uma decisão antes. A decisão parece-me que já está tomada. Não haverá Campeão e servirá a classificação da altura para os apuramentos europeus. Foi a mesma decisão da Federação no Futsal e no Futebol Feminino.
5. Playoff no Hóquei em Patins. A FPP aprovou a mudança na estrutura do Campeonato. A partir da próxima época estão de volta os playoffs. É uma notícia muito boa. Os playoffs dão uma espetacularidade a qualquer modalidade e se à modalidade que corta a respiração num playoff é o Hóquei. O playoff em si retira qualquer peso aos jogos pequenos e mete-o todo nos jogos grandes. Ainda é cedo para prever quem vai ser beneficiado com isso. Mas no final, em vez de ganhar a equipa mais constante, ganhará a melhor equipa. Regra geral, a melhor equipa é também a mais constante. O maior impacto diria que vai ser na bilhética, o que é sempre bom.
6. Segundo reforço do Futsal. Depois de Nilson, o Benfica parece ter fechado o seu segundo reforço. Trata-se do pivot que também faz de ala iraniano de 31 anos, Hossein Tayyebi. Tayyebi jogou os últimos quatro anos no Kairat. Tem passagens pela Rússia também, além do início da carreira ter começado no Irão. Foi a peça principal do Irão que ficou com a medalha de bronze no Mundial de 2016. Na altura eliminaram o Brasil no 16-avos de final e bateram Portugal na decisão do 3º lugar. Nos últimos quatro anos foi sempre umas das peças principais do Kairat, que terminou duas vez no pódio na UEFA Futsal Champions League. É um jogador tecnicamente muito evoluído. Vai ser concerteza um reforço interessante. A dúvida será mais quem é que ele irá substituir. No Kairat jogava sobretudo a pivot. Logo para ele vir, ou Fernandinho ou Fits estarão de saída. Fernandinho tem sido um dos melhores do Benfica nos últimos anos. Com 38 anos as pernas podem começar a pesar a qualquer altura...
7. Mais saídas nas Modalidades. Desde do meu último post, o clube anunciou as saídas Albert Casanovas (Hóquei) Chaguinha (Futsal), Gary McGhee (Basquetebol), Pedro Seabra (Andebol) e pela imprensa portuguesa fala-se também da saída de Jordi Adroher (Hóquei). Adroher e Chaguinha são saídas naturais. São dois jogadores que o rendimento baixou bastante em relação aos últimos anos. McGhee e Casanovas foram apostas falhadas. Pedro Seabra é a que me deixa mais triste. Foi o meu jogador favorito do Andebol do Benfica nos últimos três anos e no período desta página. Acho até que é o meu jogador favorito de sempre no Andebol do Benfica. Sai pela porta pequena e numa decisão que me parece mais ligada a finanças do que outra coisa (a sua saída abre massa salarial para contratar jogadores para o novo treinador). Que tudo corra bem aos cinco.
8. Helton Leite. Tudo indica que está fechado o segundo reforço do plantel para 2020-21. Helton Leite vai ser o nosso segundo guarda-redes. O brasileiro de 29 anos já é, para mim, um dos três melhores guarda-redes do Campeonato (só atrás de Vlachodimos e Marchesin). É um upgrade muito significativo a Ivan Zlobin, que tal como Mile Svilar, deverá ser emprestado no próximo ano. Helton Leite é muito completo, tem grandes reflexos. Tem tudo para ser o segundo guarda-redes do Benfica durante 3 a 4 anos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!