Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Benfica fora da Taça da Liga

"Agora o Benfica sabe que se pode, e deve, concentrar, na plenitude, na Liga NOS, na Liga Europa e na Taça de Portugal

1. O Benfica, com três empates na fase de grupos - e ontem no empate em Setúbal e com um jogo com grandes golos de Guedes e de Jota! -, ficou fora das decisões da Taça da Liga. O Vitória de Guimarães, ao ultrapassar o Covilhã, chega à final de Braga e, acredito, os seus fiéis e apaixonados adeptos marcarão presença, e em força, na cidade dos arcebispos e verdadeira cidade rival. Na verdade, a rivalidade entre Guimarães e Braga é uma rivalidade normalmente saudável. Ficámos a saber, assim, e desde ontem, dois dos presentes na final four da Taça da Liga que em finais de Janeiro se vai disputar, uma vez mais, numa cidade crescentemente atractiva e com a Universidade a torná-la cada vez mais cosmopolita. Hoje saberemos os outros dois com Porto e Braga a saberem que estão com quase pé e meio nesse momento marcante da Liga Portugal. E quase ao mesmo tempo vimos o Liverpool conquistar o Mundial de Clubes numa final que em razão da categórica e fulgurante liderança de Jorge Jesus no Flamengo prendeu, e muito, a atenção de milhões de portugueses, mesmo naturalmente perturbados com as danosas consequência de depressões que fazem galgar rios, derrubam muros, inundam campos, destroem diques e ceifam vidas humanas. Sendo que cada um de nós é um ser que não se repete! Mas em Portimão o Sporting ultrapassou, com um ânimo impressionante, o Portimonense e em Vila do Conde Carlos Carvalhal não conseguiu ultrapassar o Gil Vicente e, mesmo perto, - e com razões de queixa! - não ganhou o direito de visitar Braga em Janeiro de 2020. Agora o Benfica sabe que se pode, e deve, concentrar, na plenitude, na Liga NOS, na Liga Europa e na Taça de Portugal. Mas com a Liga NOS e ser o objectivo primeiro. Diria mesmo tão motivante quanto essencial!

2. Amanhã teremos o sorteio dos quartos de final - e, por consequência, das meias-finais - da Taça de Portugal, a denominada prova rainha do futebol português. Com cinco clubes da primeira Liga (Benfica, Porto, Rio Ave, Paços de Ferreira e Famalicão) e três intrusos: Académico de Viseu, Varzim e Canelas. Há desejos de confrontos ditos impossíveis e há a vontade de outros chegarem, uma vez mais, ao Jamor. E há a consciência que deverá haver VAR em todos os jogos. Num momento em que cá - e em Espanha, por exemplo - se discute o VAR, as suas omissões e a denominada incompetência momentânea que atinge, diria que em crescendo, alguns que têm à sua disposição múltiplas imagens. E que não conseguem ver o que, nós, num instante conseguimos vislumbrar. E é esta distância entre o que vimos e o que o VAR não vê que começa a perturbar. Mas, por ora, aguardemos o sorteio de amanhã. Da Taça de Portugal e, também, da Lotaria do Natal!

3. Hoje, em Riade, capital da Arábia Saudita, disputa-se a Supertaça de Itália. Um confronto entre a Juventus e a Lazio e com a natural de Cristiano Ronaldo, um dos novos Air Jordan's do desporto depois daqueles momento inolvidável e daquele golo fantástico no passado fim de semana. Para além do salto imenso fica, para nos, aquela paragem no ar que possibilitou a cabeçada vitoriosa. Também no ano passado esta mesma Supertaça se disputou na Arábia Saudita, que concorre, em crescendo, na organização de grandes eventos do futebol com seu pequeno vizinho e grande rival que é o Catar. E que ontem viu a final do Mundial de Clubes e que verá em 2022 o Mundial de futebol. E sabendo todos que o Dubai é palco neste final de ano de uma gala de troféus do futebol o que evidencia que o Médio Oriente sente-se cada vez mais traído pelo futebol. Patrocina com milhões clubes - PSG ou Manchester City - publicita camisolas - e os exemplos são múltiplos como, entre nós, o Benfica - e, agora, vê a Arábia Saudita apostar, crescentemente, no futebol. E hoje é um dia histórico para as mulheres sauditas. Pela primeira vez não haverá restrições para as mulheres assistirem ao jogo. Histórico já que na edição passada só poderem assistir num determinado sector do Estádio que acolheu esta Supertaça. O futebol, aqui, a liderar a igualdade de género e a provocar as angústias da linha fundamentalista do islamismo saudita. O futebol na liderança da mudança. Que implicará, acredito, a compra de um grande clube europeu por um qualquer fundo soberano saudita. E estas disputas regionais através do futebol são tão interessantes quanto estimulantes!

4. A Volta a Espanha, na sua edição de 2020, - a 75.ª edição -, vai regressar a Portugal. Depois do arranque em 1997 em Lisboa no próximo ano a Vuelta chega ao Porto e, depois, a 4 de Setembro, parte de Viseu para chegar a Ciduad Rodrigo numa etapa que me fará regressar a um percurso de infância quando fazia férias no País Basco. Passava a fronteira,  bem revistados na vinda, e parava em Salamanca, Burgos e Vitória até chegar às termas de Cestona. Esta Volta à Espanha de 2020 também mostra que o ciclismo é um dos espaços marcantes de uma determinada promoção turística e das marcas que a ele se associam. Vemos isso na nossa Volta com o exemplo determinante da W52. Olhamos para a Volta à França e vislumbramos grandes marcas a ela necessariamente associadas. E esta Volta a Espanha 2020, que arranca na Holanda (Utrcht), passa ainda pela França e por um dos seus símbolos de montanha que é o Tourmalet. Porto e Viseu, aqui ainda em plena Feira de São Mateus, vão receber essa grande tribo da Vuelta. E ambas as cidades não deixarão de aproveitar mais esta oportunidade para divulgarem os seus lindos destinos, os seus deliciosos vinhos, a sua saborosa gastronomia e a sua grandiosa história. Sim Porto e Viseu irradiam história. Os seus centros são pedras vivas onde ressaltam séculos de vida e de momentos marcantes da história de Portugal. Eu que cresci na casa onde terá nascido o nosso Rei D. Duarte senti isso e vibrei com múltiplos instantes de lembranças vivas da nossa rica, marcante e vibrante história.

5. Permitem-me que deseje a todas e todos um Feliz Natal. Mais do que o ritual dos presentes e a alegria contagiante das crianças o que importa é o encontro familiar. Neste tempo de múltiplas solidões o que fica no e do Natal é o encontro. Boas partilhas é o meu profundo desejo a todas e a todos as nossas e os nossos leitores!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!