Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Os 5 melhores brasileiros ao serviço do SL Benfica

"Muitos são os jogadores que integraram o Sport Lisboa e Benfica nos seus 115 anos de história. Atletas que marcaram golos, desenharam jogadas de fazer levantar o estádio (e troféus) e, sobretudo, honraram o manto sagrado!
Bem, hoje falarei dos cinco melhores jogadores brasileiros que vi a actuar no SL Benfica. Alguns são verdadeiras lendas dos encarnados e são eternamente lembrados pelos benfiquistas. Confira a lista no top que se segue.

1. Jonas O brasileiro mais desejado na Luz… Quem me dera que houvesse um Jonas eterno! Sem clube, encontrou no Benfica uma oportunidade de prosseguir a sua carreira. E que passagem esta: 182 jogos, 137 golos e 35 assistências depois, o avançado construiu a sua própria história e deixou a sua marca em todos os benfiquistas. Um verdadeiro herói da Luz. Jonas era um senhor dentro das quarto linhas. Marcava golos de qualquer lado, de pé direito, pé esquerdo, cabeça (enfim, com o que estivesse mais à mão). Que saudade deixa Jonas!

2. Luisão Com o número 4 nas costas e a braçadeira no braço esquerdo, Luisão defendeu o Sport Lisboa e Benfica, com garra e ambição, ao longo de 552 jogos (15 temporadas de águia ao peito): um verdadeiro senhor, o nosso capitão! A “girafa”, como era também conhecido, é o jogador da história do clube com mais títulos e é também o estrangeiro com mais jogos com a camisola dos encarnados. Durante o seu tempo no SL Benfica, muitos fizeram parceria consigo no eixo defensivo, mas só ele ia ficando. Obrigado, capitão!

3. EdersonO melhor guarda-redes que já vi no Sport Lisboa e Benfica! Ederson Moraes seria o guardião que escolhia para defender as redes do glorioso. O guardião brasileiro distinguia-se pela frieza mostrada entre os postes, pela rapidez na saída à bola e, sobretudo, pela sua exímia capacidade de passe longo. Simplesmente fantástico. Actualmente a jogar no Manchester City de Pep Guardiola, sendo titular indiscutível, Ederson representou os encarnados em 58 ocasiões. Na sua passagem pelo Benfica, ajudou o clube a ganhar dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça.

4. David Luiz É um central dotado de uma capacidade técnica bastante apreciável, útil no início processo ofensivo da equipa e muito astuto na defesa. Tudo isto a juntar à sua velocidade, agilidade e força, levam a que este brasileiro seja um dos meus centrais de eleição. Após a sua saída da Luz, representou o Chelsea FC e o PSG e actualmente actua no Arsenal FC. Pelo Benfica disputou 130 jogos, tendo marcado seis golos e assistido para nove. A hipótese de um “regresso a casa” não está completamente posta de parte, uma vez que o central canarinho ainda está no activo.

5. Lima É, sem dúvida, um dos melhores brasileiros que vi a actuar pelo glorioso. Com um faro de golo incrível, Lima foi uma das peças-chave do Benfica de Jorge Jesus para conseguir o bicampeonato e, posteriormente, aquele que viria a ser o primeiro tetra da história do clube a Luz. Pendurou as botas ao serviço do Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, para onde se transferiu em 2015. Ao serviço das águias realizou 145 jogos, tendo apontado 70 golos e feito 24 assistências. Um verdadeiro craque, que merece um lugar nesta lista."

3 comentários:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!