Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Desporto Feminino

"Neste fim de semana terminou a época para as últimas equipas femininas que ainda estavam em competição. Foi a primeira temporada que o Benfica teve “todas” as modalidades também no feminino, com a estreia do Futebol e o regresso do Andebol e do Voleibol.

Andebol
A equipa é muito jovem. Conta com várias jogadoras na casa dos 18-20 anos. Reforçou-se a meio da época com a Cláudia Correia (do Alavarium) que já jogou no estrangeiro e é da selecção nacional. Acrescentou ainda Ágatha Silva para a baliza. Acabou em 2º lugar na 2º Divisão, com os mesmos pontos que o ABC e subiu à 1º Divisão. Na Taça de Portugal ficou nos 1/16, aos pés do Colégio de Gaia, que fez a dobradinha. Vamos ver como corre o mercado de verão. Madeira SAD e Colégio de Gaia dominam grande parte do talento nacional.

Basquetebol
Mais uma temporada em que não é bem claro o plano desta equipa. Conseguimos alguns reforços muito interessantes (Filipa Bernardeco e Rosinha Rosário). Fomos buscar talvez o maior talento em Portugal dos próximos anos (Carla Budane). Mas mais uma vez as americanas revelaram-se muito limitadas. Uma chegou com excesso de peso e foi imediatamente dispensada. Ficámos em 8º lugar na Liga. Nas Taças nunca passámos dos QF. Para a próxima temporada já assegurámos duas contratações de uma das melhores equipas portuguesas (Joana Soeiro e Josephine Filipe). Para já é um bom começo.

Futebol
A época saiu na perfeição. No Campeonato marcámos 356 golos e sofremos apenas 1. Foram 26 jogos e 26 vitórias com uma média de 14-0. Na Taça de Portugal apanhámos um susto na primeira mão da meia-final com o Sporting de Braga, mas na segunda mão fomos a Braga ganhar por 4-2. Na final da Taça foi meramente para cumprir calendário. Vencemos a 2º Divisão e a Taça de Portugal. Há muito talento dentro da equipa. Darlene, Geyse e Evy Pereira são craques. Julgo que há certas posições onde é possível ainda melhorar, a começar pela baliza.

Futsal
Outra equipa que ganhou tudo o que havia para ganhar. Nas três provas nacionais, em 34 jogos, ganharam 33. Só empataram um jogo, para o Campeonato, contra a Novasemente. Ganharam Supertaça, Taça e Campeonato. Participaram também numa prova Europeia, o European Womens Futsal Tournament, que apesar de ainda não ser oficial é apoiado pela UEFA. Ficaram em 3º lugar, sem perder nenhum jogo. Na Fase de Grupos ganharam 6-0 às representantes da Holanda e 5-0 às representante da Ucrânia. Empataram 2-2 com as representantes da Itália, mas no desempate por grandes penalidades perderam. No jogo do 3º lugar ganharam 2-0 às representantes da Rússia. O futuro é risonho por aqui Ana Catarina, Inês Fernandes, Janice Silva, Sara Ferreira e Fifó ainda têm todas muitos anos de Futsal nas pernas. Algumas têm mesmo mais de uma década.

Hóquei em Patins
Também ganharam tudo o que tinham para ganhar em Portugal. Aliás, fizeram mesmo o pleno. Em 33 jogos a nível nacionais, ganharam os 33. Como tal, ganharam Supertaça, Taça e Campeonato. Participaram também em provas internacionais. Na Liga Europeia ficaram-se pelos QF, tendo perdido com o Voltregà por 4-3 nas duas mãos (ganharam um jogo 2-1, mas perderam outro 3-1). O Voltregà viria a vencer a prova. Na Taça Intercontinental perderam 4-3 contra a equipa da casa, o Concepción, que também viria a vencer a prova. Vai haver mexidas aqui. O Sporting vai criar equipa e as gémeas Rita e Rute Lopes estão de saída para lá. Por outro lado já garantimos a contratação da Maca Ramos (que tinha saído no ano passado) e da Marta Piquero, uma internacional espanhola de 20 anos. 

Voleibol
No regresso da modalidade que ficou na história do clube por causa da mítica equipa dos anos 60-70 que ganhou 9 Campeonatos de seguida, fizemos uma temporada dentro das expectativas. Vencemos da 3º Divisão e subimos à 2º Divisão. Enquanto na Taça de Portugal avançámos até à 2º Eliminatória, onde caímos contra o Desportivo de Aves, que ficou em 2º lugar na 2º Divisão e subiu à 1º Divisão. Aqui também temos uma equipa muito jovem. Para subir à 1º Divisão, parece-me que vamos precisar de alguns reforços.

Em suma, foi uma excelente época. Todas as equipas, excepto o Basquetebol, atingiram os seus objectivos. Tivemos 4 equipas Campeãs Nacionais (duas na 1º Divisão, uma na 2º Divisão e outra na 3º Divisão). Vencemos 3 Taças de Portugal e 2 Supertaças. Tivemos 1 Terceiro lugar numa prova Europeia. As três equipas em escalões inferiores subiram todas de Divisão. A juntar a isto, numa modalidade menos habitual em Portugal, o Polo Aquático feminino venceu tudo o que havia para vencer. Foi uma bela temporada. Para o ano as coisas prometem complicar. No Hóquei o Sporting vai surgir na 1º Divisão. No Futebol vamos disputar a Liga com o Braga e o Sporting. No Voleibol vamos para uma Divisão nova, onde na única experiência que tivemos nesta temporada perdemos 3-0. No Basquetebol a equipa vai ter mais uma chance de lutar pelo título com novas contratações. No Andebol vamos subir de Divisão e apanhar as melhores jogadoras nacionais. No Futsal, internamente, o nosso maior adversário somos nós próprios."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!