Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de junho de 2019

A ilusão Félix

"Como ponto prévio, muito por causa daqueles que veem teorias da conspiração em todo o lado e fazem da mania da perseguição o seu argumento primeiro, devo dizer que considero João Félix um bom jogador que pode aspirar a ser um grande jogador se continuar a evoluir da forma como o tem feito até aqui.
Dito isto importa referir que após meia época de sucesso, num campeonato em que há goleadas de 10-0 e jogando num clube em que tudo é menos difícil do que noutros do mesmo patamar (porque daí para baixo estamos conversados...), é um brutal exagero o endeusamento que se está a fazer em volta de um jovem jogador que o que mais precisa nesta fase da sua carreira é tranquilidade para se concentrar na sua profissão.
Não me vou referir sequer aos valores da sua propalada, mas ainda não confirmada, transferência para um clube espanhol porque há muito que deixei de acreditar na chuva de milhões que anda em volta do futebol, e de alguns dos seus clubes e jogadores, porque essas verbas envolvem sempre aspectos muito mal explicados e dos quais nunca se consegue apurar a verdadeira realidade dos factos.
Direi apenas que o jovem João Félix, um talento natural que ainda precisa de evoluir muito para chegar ao patamar dos grandes jogadores europeus, pago por metade dessa verba de cento e vinte milhões já era muito bem pago e, ainda assim, esse pagamento significaria um sinal de visível optimismo por parte do comprador.
Ponto!
Mas, mais do que às verbas do negócio, refiro-me ao carnaval mediático montado em torno do jogador pelos jornais desportivos de Lisboa e por um diário que faz do sensacionalismo profissão, com sucessivas primeiras páginas com o jogador e dando livre curso a uma imaginação “jornalística” que parece sem limites.
Até o preço que pagou num almoço, para que convidou alguns amigos, foi notícia de primeira página, imagine-se.
Já para nem falar daquele pitoresco e despropositado episódio de ser nomeado “embaixador” da terra onde nasceu, com direito a recepção na câmara municipal e tudo como se tivesse algum feito relevante no seu ainda curtíssimo currículo.
A História do nosso futebol, e destes órgãos de comunicação social, já agora, está cheia de exageros deste género em volta de jogadores que, por demonstrarem algum talento e alguma capacidade nos seus primeiros passos na primeira equipa de dois ou três clubes, se tornam desde logo nos novos “Eusébios” ou novos “Figos” ou “Futres” ou coisa do género porque se mistura uma ânsia em torno do sensacionalismo que vende com paixões clubísticas que muito não conseguem deixar à porta das redacções.
Quem não se lembra de Dani? Ou de Freire? Ou de Hugo Leal? Ou de Cavungi?
Para citar apenas alguns dos muitos a quem foram vaticinados futuros extraordinários, mas que nunca passaram de carreiras medianas ou nem sequer isso.
E se alguns dos leitores, até por questões de idade, não recordam os nomes citados, darei um exemplo muito mais recente e que todos terão facilidade em recordar.
Renato Sanches.
Como Félix fez meia época de sucesso no mesmo clube, foi chamado à selecção (aí com excelente prestação no Euro 2016) e protagonizou uma grande, mas prematura transferência para o Bayern de Munique.
Resultado?
Passou os três últimos anos a marcar passo, dividido entre um empréstimo mal sucedido ao Swansea e longas permanências no banco do clube alemão, e está agora ansioso por sair da Alemanha e reatar a sua carreira consciente de que ela já podia estar noutro patamar se as opções tivessem sido mais sensatas e o endeusamento menor.
Receio que João Félix vá pelo mesmo caminho, com esta possível saída para um clube e um campeonato onde as exigências e a competitividade são brutalmente maiores que no “bem bom” da Liga portuguesa, repetindo assim o que foi no seu tempo a triste experiência de João Vieira Pinto no mesmíssimo Atlético de Madrid.
Esperemos que não.
E que Félix consiga ser o grande jogador, que em potência já é e de que o futebol nacional tanto necessita agora que na ainda algo distante linha do horizonte já se vê ao longe o fim da carreira de Ronaldo, mas que o consiga ser no seu tempo sem precipitações e “folclores” como os que se tem visto na comunicação social e não só.
Acredito que o conseguirá.
Pelo seu valor e apesar destes profissionais da bajulação que apenas o prejudicam."

2 comentários:

  1. Nunca vi tanta preocupação com a transferência de um jogador Português para o Estrangeiro. De repente toda a gente quer o bem do João Félix...mesmo gente afeta ao sporting e ao fcp. Depois de TUDO o que estes dois clubes fizeram para tramar o bom nome do Benfica , em Portugal e no Estrangeiro , UTILIZANDO A TRAPAÇA como o Tribunal o demonstrou. A mais que evidente satisfação de adeptos , simpatizantes e comentadores das TV's e Jornais, da esfera desses clubes, durou até á confirmação da perda do Campeonato para o Benfica e o comunicado sobre a sentença dos "e-mails". Agora querem fazer-se passar por dadores de conselhos sobre negócios de jogadores do Benfica ??? GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE HIPOCRISTA e sobretudo de INVEJA . Não têm emenda. Venha daí o Cashball para a gente rir.

    ResponderEliminar
  2. Tanta azia é deliciosa! :)
    Esta é a mesma gentinha que acha o Militão por 50M um valor justo mas um avançado com potencial para ser dos melhores do mundo 60M já era muito bem pago, que descanse em paz a coerência!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!