Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Duelo de equilíbrios

"Destaque para a ascensão e abrangência do jogo de João Félix, no passe, movimento e finalização

Estratégias
1. Jogo de Taça, apuramento para as meias-finais em causa e poucas alterações nas duas equipas. O Vitória em 4x3x3, com o triângulo do meio-campo aberto, Joseph e Matheus com a preocupação no fecho posicional de Fejsa e Gabriel e o Benfica no sistema de 4x4x2, com dois falsos alas, já que Pizzi e Zivkovic posicionaram-se constantemente por dentro. Estratégias idênticas em organização defensiva, não pressionando as primeiras fases de construção e com zonas/jogadores de pressão bem definidas. Do lado do Vitória fecho de jogo interior e forte pressão em Pizzi; do lado do Benfica fecho em corredor lateral, orientando quase sempre a pressão em Pedro Henrique. Na primeira parte o Benfica com mais bola, assente num jogo de apoios bem definidos em jogo interior, salientando o quadrado no meio-campo, efectuado pelo duplo pivô defensivo e os alas muito por dentro. Na segunda parte realço a capacidade do Vitória na reacção a capacidade do Vitória na reacção à perda e o ataque constante na verticalidade, procurando sair muitas vezes por fora, explorando a subida simultânea de André Almeida e de Grimaldo.

O golo
2. Em termos ofensivos, um Benfica assente num padrão posicional, com passe curto, demonstrando uma grande capacidade em jogo interior e em constantes apoios frontais (jogar de frente). João Félix é o avançado que procura mais vezes o jogo interior e exterior, com Seferovic mais em apoio frontal e no ataque a zonas de finalização. Neste ponto situa-se o momento do golo do Benfica com o movimento de João Félix nas costas do segundo central do Vitória, no espaço entre o lateral e o central (passe fantástico de Rúben Dias).

Transições
3. Em termos de transição ofensiva, destaco a clara intenção do Vitória em acelerar o jogo através do passo vertical, com canais exteriores bem definidos, através da relação lateral/ala. No momento da perda, o Benfica preocupava-se em reorganizar em termos posicionais, abdicando da primeira reacção de pressão, tentando rapidamente o equilíbrio estrutural.

Destaque
4. Uma palavra para os adeptos do Vitória, simplesmente extraordinários, pois num momento de desequilíbrio no resultado, incentivaram e deram uma energia extra de fora para dentro, capitalizada na forma como foi a reacção do Vitória na segunda parte. Termino, destacando a ascensão e a abrangência do jogo de João Félix, no passe, no movimento e acima de tudo na finalização."

Ricardo Soares, in A Bola

1 comentário:

  1. Já agora, uma sugestão! Que tal uma petição benfiquista, entre os sócios, para levar a direcção a debater em Assembleia-Geral a OBRIGATORIEDADE da BTV passar a ser em sinal aberto e tentar inclusive comprar a quinta posição de canais abertos, para a BTV passar a ser o quinto canal, após a RTP, SIC e TVI? Arrebentávamos com a CMTV e a mass merdia!!
    Os estatutos permitem isto?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!