Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de setembro de 2018

O dia em que Águas enganou toda a gente

"Habituado a enganar os defesas, José Águas também ludibriou os adeptos.

A 24 de Abril de 1955, o Estádio da Luz dividiu-se entre adeptos que acreditavam no título e nos menos optimistas. Apesar da boa época, achavam que a equipa dificilmente seria campeã. O Clube não dependia só de si. Para além de vencer ao Atlético, necessitavam que o Sporting pontuasse no jogo contra o Belenenses.
Na recepção aos alcantarenses, os 'encarnados', talvez condicionados pelo momento, entraram bastante nervosos, o que se reflectiu na exibição. No segundo tempo, os benfiquistas apareceram mais descontraídos e, em poucos minutos, fixaram o resultado em 3-0.
Uma parte da tarefa estava bem encaminhada. Os adeptos mantinham os olhos no relvado do Estádio da Luz, mas os ouvidos nas Salésias. Quando ainda faltavam mais de dez minutos de jogo, chegou a 'notícia de que o Sporting tinha conseguido empatar', que 'provocou uma onda de entusiasmo. (...) Foram lançados foguetes e morteiros ao ar e a alegria dos adeptos dos «encarnados» era indescritível'. Entretanto, o encontro contra o Atlético continuava a desenrolar-se.
O avançado José Águas, que estava a realizar uma grande exibição e tinha apontado dois golos, protagonizou um episódio inesquecível. O árbitro apitou uma falta de Arsénio e o goleador benfiquista, ao ouvir o som do apito, levantou os braços ao ar, pensando que era o final do jogo. De imediato centenas de espectadores convenceram-se de que o desafio tinha terminado. 'E saltaram ao campo possuídos'. E intervenção da polícia foi determinante para que 'o campo readquirisse o cenário normal'.
O jogo foi reatado e disputado num clima de ansiedade, até que o árbitro deu mesmo a partida por terminada. Os festejos começaram no recinto e estenderam-se às ruas de Lisboa. De madrugada, ainda restava um adepto sentado num banco com a bandeira do Clube ao lado. A emoção fez com que perdesse o sono, afirmando: 'eu posso lá dormir hoje. Num dia destes. Vim sentar-me aqui a relembrar as horas más que passei em muitos domingos... Para que esta vitória, de cada vez que nela penso, tenha para mim um sabor sempre maior e melhor'.
Para esta conquista em muito contribuiu José Águas, o melhor marcador da equipa, com 20 golos.
Saiba mais sobre este sensacional jogador na área 23 - Inesquecíveis do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!