Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Trazer a Escola para o 'coração do Benfica'

"Há muito que o Presidente Luís Filipe Vieira aponta na direcção da Formação como o mais consistente rumo para o futuro do Benfica. Mais recentemente, refere-se mesmo, com frequência, ao Caixa Futebol Campus como o novo 'coração do Benfica' e não enquanto se tratasse apenas do completíssimo centro de estágios onde a equipa principal dispõe dos melhores recursos para a preparação e recuperação das competições em que está envolvida. Efectivamente, há uns anos que o sonho que Luís Filipe Vieira sonhou e fez construir no Seixal por todos nós tinha, sobretudo, como objectivo claro constituir de raiz o verdadeiro 'berço de ouro' no qual pudessem vir 'a desenvolver-se e a soltarem-se' os futuros talentos do futebol benfiquista.
Após ter completado o décimo ano da primeira fase de implantação, o Presidente anunciou, e já pôde mostrar, o início da segunda fase construtiva do Caixa Futebol Campus. E desta vez, ao definir, mais claramente ainda, o verdadeiro desígnio para o grande futuro daquele impressionante complexo desportivo, Luís Filipe Vieira vem dar corpo a uma aspiração primacial do Clube que alguns dos nossos antigos dirigentes mais esclarecidos desde cedo indicavam para o Benfica: os atletas serão homens completos apenas depois da evolução equilibrada enquanto meninos e jovens.
Em pleno séc. XXI, faz realmente todo o sentido que a progressão académica destes jovens seja ainda mais acarinhada no seio do Sport Lisboa e Benfica, à medida em que os nossos jovens aqui vão crescendo como atletas, antes de se cumprirem como homens.
Ora, foi com base neste silogismo que o Presidente apresentou a nova filosofia que enforma transversalmente não só a estrutura global do Caixa Futebol Campus, como o outro novo equipamento destinado ao desenvolvimento da Formação e Treino das Modalidades de Alta Competição, prestes a arrancar, assim como, de um modo geral, todas as infraestruturas de que dispomos destinadas à captação e formação dos mais pequenos atletas do Sport Lisboa e Benfica: atendendo aos sinais que a Sociedade do Conhecimento nos proporciona em cada dia, o Benfica assume e desenvolve uma inédita relação com a própria esfera universitária e, a partir desse movimento de interesse directo para os campos da competição desportiva, aproveita a oportunidade, para, de modo sustentável, trazer a Escola para dentro de casa. Para o 'coração do Benfica'.
A este respeito e nem de propósito, temos agora o ensejo de passar a acolher com regularidade nas nossas páginas, as reflexões de André Vale - um jovem treinador dos escalões competição 2009 - 'Traquinas', da Escola de Futebol Benfica Estádio, que é também o coordenador técnico da Escola de Futebol Benfica - Oeiras. O seu primeiro texto que hoje publicamos, reflecte precisamente esta outra mudança de paradigma que paulatinamente também já está a ser implantada desde há anos, junto dos nossos heróis mais novinhos. Atenção ao que ele escreve!"

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!