A equipa está de facto cansada, já o tinha escrito após o empate com o Santa Clara, é notório e facilmente explicável, com o calendário, com as férias curtas, e com a quase inexistente pré-época! As lesões, e a chegada tardia de algumas contratações, também não ajudaram na rotação da equipa. Provavelmente, vão começar a alegar que o Mourinho está a desculpar-se, mas o cansaço é real...
Mesmo assim, hoje, começamos a jogo praticamente a perder, e acabámos por ter forças para dar a volta, ainda no 1.º tempo... E antes do intervalo, até podíamos ter 'matado' a partida, com 4 remates do Lukebakio!
Curiosamente, os dois piores momentos da equipa, foi o arranque de cada parte! Coincidência, ou falta de concentração?! No primeiro tempo, o Trubin 'safou' a primeira (pareceu-me fora-de-jogo!), mas na 2.ª, após uma sequência horrível de apitos, acabámos por sofrer... No 2.º tempo, os 6cm do AVAR, acabaram por anular o 2-2!!!
O Gil Vicente fez um excelente jogo, foram intensos, rápidos, vieram com a lição bem estudada, souberam criar muitos desequilíbrios por 'dentro' com passes simples e rápidos... Conheciam as nossas dificuldades físicas, tivemos 'sorte' com os ferros, o Trubin fez uma defesa extraterrestre (repito potencialmente em fora-de-jogo), mas acabaram por não acertar mais baliza....
Não nos podemos esquecer, que com esta sequência negativa de resultados o mais importante era mesmo ganhar. Com a integração completa do Sudakov e do Lukebakio, a equipa só pode melhorar!
Surpreendeu-me o onze, com a titularidade do Schjelderup! O Aurnses no lugar do Enzo era previsível, a titularidade do Lukebakio também era natural, mas com o Andreas ficámos com dois Alas abertos, e com um meio-campo com muito espaço, com um Aursnes com muitas dificuldades de posicionamento... Apesar do muito esforçado Sudakov, ter tentado ajudar, nas coberturas!
A presença do Belga, foi fundamental na nossa capacidade de 'esticar' o jogo, com bolas longas! Já o tinha feito com o Rio Ave nos últimos minutos, e hoje na 1.ª parte voltou a fazer... a recepção no penalty é deliciosa!
Após as substituições, perdemos essa capacidade, mas nos últimos 30 minutos da partida, o Trubin até não foi obrigado a grande trabalho, apesar do Benfica também estar muito afastado da baliza do adversário!
⚽ O primeiro golo de Pavlidis no #SLBGVFC! 🙌#LigaPortugal pic.twitter.com/9I1iqoKh5l
— SL Benfica (@SLBenfica) September 26, 2025
O Pavlidis com dois golos será o MVP para muitos, mas o Lukebakio mesmo sem estar a 100% voltou a ser decisivo nos minutos que esteve em campo!!! Muda completamente o nosso jogo, transforma o Benfica ofensivamente, no 1x1 e estica o jogo, com a ameaça da bola longa... O outro potencial MVP é o Trubin, a defesa nos primeiros segundos foi de elevadíssimo grau de dificuldade... no golo fica a ideia que podia ter feito mais... no 2.º tempo, defendeu dois remates fortes, mas à figura!
O Aursnes voltou a fazer um jogo na sua posição natural, mas como já o observei várias vezes, o nosso mestre de todos os ofícios, quando muda de posição precisa de 2 ou 3 jogos, para voltar a ganhar as rotinas!
🇬🇷 From the spot. 😎#SLBGVFC | #LigaPortugal pic.twitter.com/A2uhQmxaHP
— SL Benfica (@SLBenfica) September 26, 2025
Mais um apitadeiro corrupto. Anti-benfiquista fanático, mais um afilhado do Pintinho e afins, que está a subir na hierarquia do CA, à força, mesmo com provas de incompetência evidentes!
No golo do Gil, a falta não assinalada sobre o António, só pode ter sido intencional... Depois, a falta marcada ao António, só pode ser brincadeira: o António corta a bola, e choca com o adversário! Repito, o António jogou a bola!!! Recordo do recente Famalicão-Sporting, onde numa jogada parecida, com o defesa do Sporting, a não tocar na bola, dentro da área, e o penalty não foi assinalado; destaco ainda neste jogo, o lance com o Barreiro perto do final, onde na mente de alguns ficou a dúvida, se haveria penalty, mais uma vez, com o Barreiro a cortar a bola de cabeça!!! Continuamos, a ter decisões, e opiniões dos 'expert's' opostas, em lances idênticos, consoante as cores das camisolas!!!
Nota ainda para a forma envergonhada como marcou o penalty... e mesmo assim, conseguiu não mostrar nem sequer o Amarelo aos defesas do Gil, após o Lukebakio ter sido rasteirado, pelos dois!!!
Destaco mais dois lances:
- logo a seguir ao golo do Gil, o Andreas é agarrado pelas costas, perto da área do Gil: a falta é marcada, mas o Amarelo ficou no bolso... o Dedic, foi expulso, por faltas parecidas, cometidas no nosso meio-campo ofensivo!!!
- a última falta, antes do intervalo, também foi uma piada! Mais um Livre Lateral perigoso, numa jogada onde o jogador do Gil, desloca-se em perpendicular em relação à bola, para fazer obstrução ao Ríos, mas a falta foi contra o Benfica!!!
Ainda, uma nota sobre os tempos de compensação: 5+9 !!! Foi o recorde desta época, depois dos empates concedidos nos últimos tempos, com o Benfica com um calendário super-carregado, aposta total no Sistema é prolongar o jogo, com o Benfica a vencer pela margem mínima!!!!
Agora, Champions, com 3 dias de 'descanso' com uma viagem curta pelo meio!!! O Chelsea tem alguns lesionados, também fez uma pré-época curta, mas tem tido um calendário mais amigável! Com o Lukebakio na equipa, um Benfica mais na expectativa pode ter sucesso!!! Com o regresso do Enzo, apostaria no Aursnes na esquerda e o Ivanovic no lugar do Pavlidis... o jogo no Dragay, só deve preocupar depois da Champions, mas... Agora, começava a pensar seriamente, em convencer alguns Selecionadores a darem 'descanso' aos jogadores: Otamendi e Ríos, com a qualificação decidida deviam ficar em Lisboa por exemplo... E se fosse preciso 'inventar' alguma lesões, como os Lagartos e os Corruptos, costuamam fazer, também o devíamos fazer...!!!




Aplaudo as observações sobre a arbitragem. Tudo começa com as nomeações para árbitro e VAR.
ResponderEliminarEquipas homogeneamente hostis para o Benfica e amigáveis para os verdes e azuis. Depois de 40 anos de domínio azul, os verdes reinam agora sós e soberanos nas várias instâncias da arbitragem numa agenda que cada bem com o projeto em curso de aumento de protagonismo da classe dos árbitros. Proença apadrinha e dirige ambos.