Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Só Rui Costa pode 'perder' este jogo, mas consequências são para todos


"Encarnados defrontam o Fenerbahçe num resultado que vai muito para lá do futebol. Águias não podem adiar a vitória Por um dia, não se pode ligar ao desempenho.

Por um dia, não interessa jogar bonito. Por um dia, apenas interessa aquilo que interessa em todos os outros dias: ganhar. É isso que importa apenas nesta quarta-feira, na Luz, ao Benfica. Pode até nem ser preciso vencer o jogo, mas é absolutamente necessário ganhar a eliminatória ao Fenerbahçe.
As implicações do encontro com os turcos são extremamente relevantes e todos as sabem de cor. Cair para a Liga Europa implica uma redução da receita o que, no imediato ou a médio prazo, pode significar menor investimento. Menor investimento pode ser a razão de um plantel aquém na qualidade comparativa com os rivais e aqui é preciso perceber o que fizeram e ainda têm para fazer Sporting e FC Porto.
Alguém poderá argumentar que o Benfica tem qualidade na formação para solucionar problemas, mas essa qualidade já existe hoje e, portanto, se a gestão dá sinais de que é preciso ir ao mercado, como está suceder, é porque considera que há soluções que se têm de procurar fora em vez de dentro.
O contexto do Benfica-Fenerbahçe é muito mais do que um jogo de futebol na ótica encarnada, pois ainda há as repercussões políticas que o duelo tem. Não acredito que nenhum candidato às eleições de outubro queira um falhanço da equipa – o maior ato de antibenfiquismo -, mesmo que cinco possam vir a beneficiar dele. Do ponto de vista político, este é um jogo que só Rui Costa pode perder. Nenhum dos outros concorrentes será responsabilizado por ele.
Ainda assim, todos estão dependentes dele. Porque seja quem for o vencedor em outubro, se Rui Costa, presidente em exercício, ou outro, terá sempre de agir em acordo com o resultado do jogo com o Fenerbahçe. O plantel que vai herdar, o dinheiro que vai ter ou não ter no mercado seguinte, os objetivos para a temporada e, não menor do que tudo isto, a que distância se fica dos rivais: não apenas no campeonato, mas no global.
Costuma-se argumentar que não deve haver uma preocupação com os outros e que se deve seguir o próprio caminho. Isso é muito bonito em tese, mas não olhar para o investimento do FC Porto no plantel e para outros do Sporting – no estádio, na compra do Alvaláxia – seria não perceber que os rivais não esperam por ninguém. O Benfica não pode adiar para amanhã o que tem de fazer hoje. Ganhar. Para que seja possível ganhar muitas mais vezes no futuro. Imediato, a médio prazo. Sabendo-se lá o que dará outubro."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!