Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Quantos jogos por semana ou época?


"Com o Mundial de Clubes a decorrer nos EUA, voltou, e com ainda mais ênfase, a discussão sobre o número de jogos por época para os jogadores, a frequência semanal, os tempos de descanso e o impacto do clima no rendimento dos atletas.
Mesmo para quem é apaixonado por desporto, é impossível saber tudo sobre todas as modalidades. Por isso, deixo uma sugestão a quem gere as diferentes federações e modalidades: seria importante partilhar essa informação, ficaria até mais transparente para o público. Não se trata de um ser melhor ou pior do que outro, apenas sabermos o que se pode comparar e o que não é correto comparar.
Como em qualquer outra indústria, é fundamental explicar aos seus utilizadores e potenciais interessados, as regras do jogo: o que é, como funciona, quem pode participar, e quais são os critérios de rendimento. Um ponto que poderia ser bastante útil seria responder a uma pergunta simples: qual é o tempo de descanso recomendado entre jogos ou competições para cada modalidade?
Digo isto porque, no futebol, é comum ouvirmos treinadores a lamentarem a sobrecarga de dois jogos por semana, durante várias semanas seguidas, com consequências visíveis no desgaste físico. No Mundial de râguebi, por exemplo, os jogos são mais espaçados. Já no ténis, assistimos a verdadeiras maratonas de quatro ou cinco horas e, no dia seguinte, os atletas têm de voltar a competir como se nada fosse. Na NBA, quase não há treinos devido ao calendário intensivo de jogos (embora depois com três meses de descanso para algumas equipas), enquanto nos Europeus ou Mundiais de andebol ou voleibol há partidas em dias consecutivos.
Há muitos mais exemplos. Por isso, seria extremamente...educativo que estas informações fossem divulgadas. Ajudaria o público a perceber melhor as exigências de cada modalidade e permitiria comparações mais justas e informadas. Uma sugestão construtiva. Pode até ajudar a atrair mais público, atletas e outro staff para o desporto em geral."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!