"Foi com este nome que há mais de uma década, logo no início da Fundação, batizámos um projeto de combate ao abandono e insucesso escolar cujos métodos inovadores e resultados são verdadeiramente extraordinários e têm sido reconhecidos em toda a parte, das famílias as comunidades, dos professores aos parceiros. Tem mesmo atraído a atenção de instituições internacionais que lhe reconhecem e premeiam o mérito.
O princípio ativo do projeto é obviamente a vontade dos jovens e o que o faz funcionar é atratividade do futebol e muito particularmente de um dos seus maiores: o Benfica!
Não se trata de um evento de massas, nem de propaganda ou comunicação fácil; é, sim, um projeto que atua no dia a dia, no espaço escolar, junto dos jovens e famílias ao longo de três anos letivos sucessivos em que os jovens assinam contratos de desenvolvimento e se comprometem com o investimento neles próprios que é valorizar a educação e os seus impactos para a vida. E, claro, quando se valoriza e educação, mesmo em situações socialmente desfavorecidas, abrem-se caminhos que levam jovens e famílias muito mais longe do que muitas vezes consideraram ser possível.
É sem dúvida o poder do futebol entregue às famílias em benefício da vida de todos os dias e daquela que há de vir para os seus filhos. O Benfica, como sempre, está lá bem perto, de mão dada com os jovens e ajudar a encontrar o caminho."
Jorge Miranda, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!