Últimas indefectivações

sábado, 24 de julho de 2021

Partida, largada... fugida!


"A inauguração da primeira pista de atletismo do Benfica foi um novo ponto de partida na história da modalidade

O Benfica começou a praticar atletismo em 1906 e, nos primeiros tempos, os atletas treinavam em terrenos públicos, nos campos de jogos ou em pistas alheias, o que tornava 'mais valioso ainda (...) o esforço dos nossos atletas, se pensarmos que os seus triunfos têm sido à custa exclusiva da sua abnegação, dada a carência de meios próprios para a sua preparação física'. O sonho de possuírem uma pista de atletismo privada tornou-se finalmente realidade ao fim de 40 anos, no Campo do Campo Grande.
No histórico ano de 1946 foi decidido que o Benfica voltaria para a zona de Benfica, onde seria construído o Estádio da Luz. Porém, dadas as dificuldades de negociação com os donos dos terrenos e visto que a situação demoraria alguns anos, o Clube continuou a melhorar o Campo do Campo Grande e, ainda nesse ano, construiu uma pista de atletismo, num terreno adjacente que também arrendou à Câmara Muncipal de Lisboa.
A cerimónia de inauguração estava inicialmente prevista para 24 de Novembro, mas, devido à chuva que caiu sobre Lisboa, foi adiada para 1 de dezembro. O festival contou com a presença de centenas de adeptos, que aplaudiram fortemente no momento em que foi cortada a fita simbólica, 'um marco a assinalar uma obra' que daria 'início de uma nova era' no atletismo do Benfica. A pista era 'bonita e inteligentemente preparada'. Circundava o campo de treinos e tinha lugar para seis corredores, 'com as medidas regulamentares (360,60m) e o traçado das suas curvas, em asas de cesto, é talvez o mais perfeito de todas as pistas portugueses', além de uma 'ampla caixa de saltos' e quatro pistas de balanço, para saltos em comprimento, triplo e vara, que 'oferecem excelentes condições aos atletas para as provas nestas modalidades'.
O Benfica deixou de disputar jogos de futebol no Campo do Campo Grande a partir de 1954, mas manteve estas instalações até 1971, momento em que os atletas 'encarnados' tiveram de deixar 'o teatro de tão grandes e maravilhosas manhãs e tardes de glória'.
Saiba mais sobre as instalações desportivas do Benfica na área 17 - Chão Sagrado no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!