Últimas indefectivações

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Plantel Futsal 2010/21


"A equipa de Futsal retoma a actividade esta semana no recomeço do Campeonato contra o Modicus. É altura de avaliar o que aconteceu no plantel e fazer algumas previsões para a época.

Guarda-Redes
Diego Roncaglio, André Sousa e Martim Figueira (ex-S20)
Saídas: André Correia (Eléctrico)
A equipa tem várias novidades, mas a baliza acabou por ser onde menos se mexeu. André Correia saiu em definitivo para o Eléctrico. O Benfica mantém um direito de um opção. André Correia é uma das maiores promessas de Portugal, todos nos lembramos de uma exibição contra o Sporting onde defendeu três ou quatro penalties e livres de 10 metros. Acaba por ser uma saída positiva porque poderá ganhar experiência. No Benfica ficaria sempre tapado por Diego Roncaglio e André Sousa, guarda-redes da seleção do Brasil e de Portugal. Martim Figueira é a nova aposta da formação para terceiro guarda-redes.

Fixo
Afonso Jesus, Fábio Cecílio e Nílson Miguel (ex-SC Braga)
Saídas: André Coelho (Barcelona) e Fernando Drasler (Inter Movistar)
A posição de Fixo é talvez a mais controversa desta época, pelo segundo ano consecutivo. O Benfica vendeu André Coelho para o Barcelona e Drasler nunca pareceu bem um fixo, mas sim mais um ala, apesar de ter sido contratado para fixo. Este ano contratámos Nílson Miguel ao Braga, que é um fixo de seleção, e como tal um mais valia para o plantel, mas o outro fixo do plantel para já é uma incógnita. A meu ver, parece-me que é este ano que se vai apostar definitivamente em Afonso Jesus, um jovem fixo de 22 anos já com três anos de plantel principal, e em Fábio Cecílio que vai passar mais tempo como fixo depois de ter sido um universal nos últimos anos. No caso de Afonso Jesus, seria uma aposta muito semelhante à que se fez em Rafael Lisboa na última época depois de “dispensarmos” Miguel Maria de maneira a que o Rafael tivesse mais minutos.

Ala
Hossein Tayebi (ex-Kairat, Cazaquistão), Silvestre Ferreira (emp. Elétrico), Tiago Brito, Arthur (ex-Barcelona, Espanha), Rafael Hemni, Robinho, Edmilson Sá (S20) e Rúben Teixeira (S20)
Saídas: Chaguinha (Betis), Célio Coque (emp. Eléctrico), Bruno Coelho (ACCS) e Miguel Ângelo (SC Braga)
Saíram vários jogadores, mas a nível de reforços o Benfica rebentou com a escala. Perdemos Bruno Coelho, um grande capitão, Chaguinha, um jogador que desde das lesões nunca mais rendeu o mesmo nível, Miguel ngelo, um ala de seleção que dava profundidade ao plantel e Célio Coque, um jovem, foi emprestado. Chegou Arthur, um ala esquerdino da seleção brasileira, muito dotado tecnicamente e muito forte fisicamente. O grupo de três alas esquerdinos (Tiago Brito, Robinho e Arthur) do Benfica é o melhor grupo do mundo. Já alas destros, temos Hossein Tayebi, um iraniano muito talentoso, Rafael Hemni, que já conhecemos bem, e Silvestre Ferreira que tem sido uma das boas surpresas desta pré-época. Está com índices físicos soberbos. Teremos ainda Edmilson Sá e Rúben Teixeira, dois jovens com presença assídua nas selecções jovens que irão dar profundidade ao plantel. Nota ainda que tanto Hossein Tayebi como Ivan Chishkala são dois jogadores que poderão jogar tanto a ala como a pivot. Coloquei o Tayebi aqui, mas também poderia estar no grupo de pivot. O mesmo se aplicaria a Chishkala.

Pivot
Fits, Ivan Chishkala (ex-Gazprom-Ugra, Rússia), Jacaré e Diogo Furtado (S20)
Saídas: Fernandinho (Kairat)
Fernandinho saiu depois de dois anos e meio no clube onde foi o melhor marcador dois anos. Já tem 37 anos e assinou um contrato de três anos. Acho que o Benfica fez bem ao não igualar a proposta, porque apesar de achar que Fernandinho ainda seria um jogador útil na próxima época, não acho sustentável dar um contrato de três anos a um jogadores com 37 anos. Vamos continuar com Fits, que tem sido outro jogador com uma boa pré-época e que tem sido chamado para a seleção brasileira, e com Jacaré, que também foi chamado para a selecção brasileira S20 e é um pivot com características diferentes, mais clássico, mas que também tem deixado boas indicações. Além deles, teremos Ivan Chishkala ou Hossein Tayebi, que darão versatilidade ao ataque, com por exemplo, trocas de pivot dentro do jogo corrido e no caso do Chishkala vai também trazer uma meia distância poderosíssima.
-
Previsões
O grande rival do Benfica nesta modalidade é o Sporting. O Sporting aparece este ano com um plantel mais curto. Saíram Léo, Alex, Deo e a nível de entradas, pelo menos para já, o único registo é Mamadú Ture, um ala formado no clube que no último ano esteve emprestado na Suíça. O Sporting que desde dos tempos de Bruno de Carvalho sempre teve sete-oito estrangeiros, este ano tem apenas cinco. O Sporting está também exposto à idade dos seus jogadores. Tem agora seis atletas com mais de 30 anos e quase todos são dos mais utilizados. O Benfica, por outro lado, tem apenas quatro atletas e um deles é o guarda-redes suplente. Como tal, acredito que em Janeiro acabem por trazer mais um reforço.
A menos que o reforço que possam trazer (se é que trazem) em Janeiro seja de facto uma grande mais valia (não há muitos jogadores desse nível, principalmente que cheguem a meio da época), acredito que o Benfica terá o melhor plantel desta temporada no Futsal Nacional. Acho que nos mexemos muito bem no mercado e todos os reforços que trouxemos serão verdadeiras mais valias. Acredito também na evolução de três jogadores que é importante que evoluam: Fits, Jacaré e Silvestre. O Benfica ofensivamente vai ser uma máquina de marcar golos. A grande questão será defensivamente. O Sporting é uma equipa que ataca muito bem pelo jogo de pivot e tem um grande pivot em Rocha. Mas nós, à primeira vista, não teremos um grande fixo para defender esse grande pivot. Teremos que trabalhar uma boa defesa colectiva para minimizar o impacto desta situação que o Sporting irá explorar de certeza."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!