Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Semanada...

"1. Luís Nazaré apresentou demissão. O Presidente da Mesa de Assembleia Geral apresentou a demissão ontem à noite (quarta-feira). O motivo que deu foi por não concordar com a maneira como a Assembleia Geral de aprovação do Orçamento das Modalidades irá decorrer. Para já ainda não são conhecidos os moldes dessa Assembleia Geral, que normalmente decorre em Junho. No Benfica não são assim tão comuns demissões nos órgãos directivos, principalmente a meio ano do fim do mandato. Provavelmente a relação entre Luís Nazaré e Luís Filipe Vieira já não era a ideal e quase de certeza que LFV já não contava com Nazaré para o próximo mandato. Assim, Luís Nazaré aproveita este atrito na organização da Assembleia Geral e desmarca-se já da organização das eleições, que aparentemente vão ter três candidatos e de certeza que vão dar algum trabalho extra a quem as organizar.
2. Bruno Costa Carvalho. Onze anos depois, Bruno Costa Carvalho volta a ser candidato a Presidente do Benfica. Não é propriamente inesperado, visto que o mesmo já tinha anunciado um plano estratégico para o clube que na altura avaliámos aqui com uma nota positiva. Eu gosto de Bruno Costa Carvalho, tal como gosto de Rui Gomes da Silva e tal como aprecio umas coisas de Luís Filipe Vieira, nomeadamente a visão que teve para o Seixal. Porque é que gosto de Bruno Costa Carvalho? Porque ele fala a minha língua. Luís Filipe Vieira é alguém muito secretista que toma várias decisões sem nenhuma explicação racional. Por exemplo lançar uma OPA sobre uma SAD da qual já tem maioria; Vender quatro titulares e não contratar ninguém para as suas posições num ano do eventual Penta; Contratar do Jhonder Cadiz e dizer que “não pode explicar tudo se não os rivais copiam”. Ao longo dos últimos anos, a Direcção de Luís Filipe Vieira tem tomado decisões que vão contra tudo o que é lógica. Enquanto Bruno Costa Carvalho ao longo destes onze anos tem tido sempre intervenções no espaço público que mostram ao lógica e raciocínio por de trás. Além de boas ideias para o Benfica. Não quer dizer que eu concordo com tudo o que ele diz, mas pelo menos consigo compreender. Algo que na OPA, por exemplo, nunca consegui. Na prática, acho que esta candidatura é só o início de outra coisa qualquer. Tanto BCC como RGS sabem que separados, não têm qualquer hipótese contra LFV (os desagradados dividem-se entre os dois). Mas juntos terão as suas chances.
3. Porque é que Pedro Proença queria os jogos em aberto? O único motivo pelo qual o futebol vai regressar é financeiro. O próprio Pedro Proença confirmou isto esta semana quando disse que muitos clubes entrariam em insolvência caso o Campeonato não regressasse. No entanto, o Presidente da Liga queria os jogos em aberto. Uma medida que até faz algum sentido, pois iria evitar aglomerações em cafés e minimizar as hipóteses de contágio. Só que se os jogos passarem em sinal aberto, as pessoas deixam de subscrever os canais premium onde os jogos passam, as operadoras deixam de receber dinheiro, perdem capacidade de pagar aos clubes e os clubes entram em insolvência na mesma. Aparentemente o que Pedro Proença queria pedir a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo era que o Estado fosse subsidiar as operadoras. Isto adicionar todo um novo layer de controvérsia, visto que independentemente da tendência política de cada um, acho que é relativamente consensual que o futebol não deve ser uma prioridade para o Estado. No fundo, a ideia de Pedro Proença era boa, mas a execução foi uma completa confusão - o que diga-se de passagem é o habitual.
4. Sergi Aragonès. Ainda não foi oficializado e provavelmente vai demorar algum tempo até o ser - visto que não há como fazer os testes médicos aos atletas - mas Sergi Aragonès tem sido apontado ao Benfica novamente. O que faz algum sentido, visto que se Jordi Adroher está de saída, precisaríamos de mais um avançado e não de um defesa. Caso Aragonès venha de facto, seria um reforço interessante. É o 10º melhor marcador da OK Liga, uma das referências da equipa sensação espanhola deste ano, já é internacional por Espanha e tem apenas 23 anos. A chegada do catalão iria também significar a saída, provavelmente por empréstimo, do Vieirinha ou do Xavi Cardoso. O regresso de Xavi Cardoso tem sido um pouco controverso devido à maneira como saiu do clube há dois anos em plena época. Toda a gente merece uma segunda oportunidade na minha opinião. Tanto Xavi Cardoso como Vieirinha são dois jogadores que o Benfica precisará a médio-longo prazo, com a mudança das regras da FPP que obrigam a ter sempre pelos menos 5 jogadores seleccionáveis por Portugal nos jogos nacionais.
5. Fernando Drasler de saída. Em Espanha vai-se falando da saída do internacional brasileiro Fernando Drasler do Benfica para o Zaragoza. O fixo brasileiro nunca pareceu contar para Joel Rocha este ano. É uma saída que não surpreenderia. Para o seu lugar tem surgido o nome de Arthur, também internacional brasileiro que joga a ala, do Barcelona. Seria um reforço bomba para o Benfica. Arthur poderia ser o melhor jogador do nosso Campeonato durante o período que cá estivesse. O curioso desta história é que Arthur é ala e Drasler um fixo/ala, como tal iríamos abrir mais uma vaga no plantel a fixo, visto que alegadamente André Coelho estava de saída. Mas se vamos contratar um ala estrangeiro, significa que dificilmente vamos contratar um fixo estrangeiro - o Benfica já disse várias vezes que não quer ter 7 estrangeiros no plantel. Isto tudo bateria certo com um outro rumor que tem surgido que é a continuação de André Coelho no Benfica por mais um ano.
6. Cinco Substituições e Final da Taça de Portugal sem prolongamento. A Liga e a Federação anunciaram estas medidas para de alguma forma proteger os jogadores de lesões. A medida faz sentido. Não há muito a dizer aqui. O importante é que numa altura de recta final do Campeonato, onde já sabemos que tendem a aparecer certos incentivos para as equipas pequenas tirarem pontos a Benfica ou Porto, não se aproveite uma medida cujo o intuito é proteger os jogadores para se perder mais tempo de jogo."

4 comentários:

  1. Dizer que simpatiza com Bruno CC é não ter noção de quem é a peça nem do que é a gestão de um clube de futebol ou até mesmo de uma empresa. Dizer que fala a mesma língua é a mesma coisa que dizer que fala a lingua dos incompetentes.

    Mais grave, um tipo que tem 18 anos de sócio e que quer candidatar-se ao arrepio das regras e das leis votadas pelos sócios em Assembleia, a defesa de actos ilegais contra a opinião de quem manda no clube, os sócios, provavelmente defendendo o tráfico de influências que seria a única forma de se conseguir a golpada.

    O Benfica não é a República das Bananas e os benfiquistas não gostam de defensores de tais regimes. Isso fica no outro lado da rua.

    ResponderEliminar
  2. BCC e RGS, se se juntarem, terão boas hipóteses de vencer os votos brancos.
    Acho piada ao teu argumento: não gostas do Vieira porque compra flops, como se algum presidente estivesse livre desse estigma...
    Quanto à OPA, quem quis ouvir percebeu a intenção: revender mais tarde, com lucro, a um parceiro estratégico que se torne accionista de referência.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!