Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de maio de 2020

O melhor 11 dos escalões de formação do SL Benfica

"A academia do Seixal é uma das melhores escolas de formação do mundo. O SL Benfica já formou jogadores como Renato Sanches, Bernardo Silva, João Cancelo, Gonçalo Guedes, André Gomes, Gedson Fernandes, João Félix, etc.
Actualmente, a academia dos encarnados continua repleta de craques prontos a explodir. Estas talvez sejam algumas das melhores gerações de sempre da academia do Seixal.
Como tal, decidi eleger o melhor onze dos que ainda estão na formação encarnada. Os critérios utilizados foram os seguintes: os jogadores devem ter ainda idade de júnior (19 anos ou menos), independentemente de jogarem já na equipa B ou sub-23. Procurei igualmente que nenhum jogador deste onze tivesse já representado a equipa A (isto torna Morato e Tiago Dantas não elegíveis para o onze).

Guarda-redes
Samuel Soares Um dos grandes talentos da academia encarnada. O jovem guarda redes de apenas 17 anos tem sido o titular indiscutível da equipa de juniores das águias. Tem também já algumas aparições na equipa de sub-23 do SL Benfica.
Samuel Soares tem vindo a fazer exibições verdadeiramente impressionantes. Os seus reflexos são absolutamente felinos, apesar de não ser especialmente alto (1.83m). Samu, como é conhecido, é velocíssimo a sair dos postes. O controle de profundidade é uma das suas melhores qualidades. Esta é uma característica muito importante para uma equipa que jogue com uma defesa tão subida como o SL Benfica. Samuel é também muito forte no jogo com os pés, contribuindo muitas vezes na primeira fase de construção dos encarnados.
O desenvolvimento do jovem guardião das águias tem sido notável e não parece ter fim à vista. Samu consegue este lugar no 11 inicial batendo Leo Kokubo por uma muito pequena margem.
Menções honrosas: Leo Kokubo e Guilherme Fernandes

Defesas-centrais
António Silva e Tomás Araújo Apenas nascido em 2003, António Silva é provavelmente a melhor promessa do centro da defesa na academia do seixal. O jovem central é um jogador com imensa qualidade, até diria classe, com a bola nos pés. Contribui muito no jogo ofensivo. Tem uma excelente leitura dos lances permitindo-lhe chegar quase sempre primeiro às disputas. É excelente a controlar a profundidade e domina os comportamentos da sua linha defensiva.
Tomás Araújo é um central muito completo. Forte a defender, mas com uma excelente relação com a bola. A leitura de jogo ajuda muito à sua prestação tanto nos momentos ofensivos como defensivos. A sua capacidade física é invejável. Tomás Araújo é também um líder nato.
A posição de defesa central é provavelmente a mais fraca da academia do Seixal. Devido a isso mesmo, o SL Benfica tem procurado jovens centrais no estrangeiro. Ainda assim há diversos jogadores com qualidade.
Menções honrosas: Alexandre Penetra, Pedro Ganchas e Bajrami

Defesa-direito
Filipe Cruz Filipe Cruz é, para mim, o próximo grande lateral a sair da formação do Seixal. O jovem nascido em 2002 é o lateral direito titular da equipa de juniores dos encarnados. Filipe Cruz começou a sua formação enquanto jogador na posição de extremo. A descida no terreno foi a ideal para as suas qualidades. Defensivamente, Filipe Cruz é muito agressivo e vai desenvolvendo uma capacidade física invejável (muitíssimo veloz e forte fisicamente). A maior qualidade do jogador é, talvez, a facilidade que tem a jogar com os dois pés. Filipe Cruz é um jogador quase ambidestro, uma qualidade muito rara e que lhe permite adicionar ferramentas ao seu arsenal ofensivo e procurar o jogo interior com muito mais facilidade.
Ofensivamente, Filipe Cruz é também muito competente, tendo uma capacidade de cruzamento muito boa (é até o batedor de bolas paradas da equipa). A sua velocidade permite-lhe fazer todo o flanco em muito pouco tempo.
Menções honrosas: Fábio Baptista, João Ferreira e Tomás Domingos

Defesa-esquerdo
Guilherme MontóiaGuilherme Montóia, nascido em 2003, é ainda juvenil. Um jogador alto e muito veloz, Montóia consegue fazer todo o corredor num instante. Apesar da grande contribuição ofensiva, é no momento defensivo que o jovem mais brilha. No 1×1 é praticamente impossível ultrapassá-lo. A sua inteligência e cultura táctica são o que mais distinguem o jogador.
Guilherme Montóia é uma das maiores promessas do Seixal.
Menções honrosas: Sandro Cruz e Rafael Rodrigues

Médio-defensivo
Rafael BritoEsta escolha seria inevitável. Rafael Brito é apenas júnior de primeiro ano, mas é já titular na equipa B do SL Benfica. Cresceu na formação como central ou médio defensivo, mas pode também fazer a posição de lateral direito. Rafa Brito é um jogador com uma raríssima compreensão táctica, daí a facilidade com que ocupa diferentes posições. O jovem jogador parece pensar sempre antes dos outros, quando a bola chega aos seus pés ele já sabe de antemão o que fazer com ela. É fundamental na primeira fase de construção devido ao seu elevadíssimo critério.
Defensivamente é um jogador muito disponível e forte fisicamente. Disputa todos os duelos como se fossem o último e é óptimo a fechar espaços. Dentro de muito pouco tempo, Rafael Brito estará ao mais alto nível.
Menções honrosas: Henrique Jocú

Médio-centro
Paulo Bernardo Com a impossibilidade de colocar Tiago Dantas, a escolha nesta posição recai sobre um jogador igualmente talentoso e um dos três melhores jogadores de todo o Seixal.
Paulo Bernardo, ainda júnior de primeiro ano, já tem aparições na equipa B e é titular habitual na equipa de sub-23 das águias.
Paulo é um jogador de grande qualidade técnica. A forma como toca na bola é absolutamente diferenciada. O jovem médio é sobretudo um jogador de criação, tendo uma grande qualidade de distribuição de jogo e transporte de bola. Tanto pode operar em zonas mais características de um médio ofensivo e procurar fazer a diferença em espaços mais curtos, como pode recuar no terreno e ajudar nas primeiras fases de construção permitindo que outros jogadores busquem espaços interiores mais adiantados.
Paulo Bernardo é um jogador que tem também uma forte chegada à área e conta com uma boa qualidade de remate e finalização. O jogo do jovem jogador das águias em tudo se assemelha ao do “maestro” Rui Costa.
Menções honrosas: Martim Neto, Diogo Nascimento e João Neves

Médio-ofensivo
Ronaldo Camará O meu jogador favorito da formação encarnada e provavelmente a maior joia da formação do Seixal. Apesar de ter completado recentemente 17 anos, Ronaldo Camará figura já desde os 16 anos na equipa de sub-23 das águias e foi um dos mais novos de sempre a estrear-se na equipa B.
Criatividade é a palavra certa para descrever o jogador. A forma como domina a bola, procura espaços e faz chegar o esférico aos seus companheiros parece tão simples. Ronaldo Camará é um jogador que parece fazer tudo bem e com uma simplicidade que provoca uma tremenda calma.
A facilidade com que tira da frente adversários é a mesma com que faz um passe a rasgar linhas, isolando um companheiro de equipa. É um jogador realmente muito especial.
Menções honrosas: Hugo Félix

Extremo-direito
Úmaro Embaló Talvez a escolha mais difícil de todo o onze. Neste lugar podia perfeitamente figurar Tiago Gouveia, mas acabei por escolher Úmaro Embaló.
Úmaro é já há muito tempo conhecido como um dos melhores jogadores dos escalões de formação das águias, mas as lesões têm prejudicado o seu desenvolvimento. Este ano estava a fazer uma época de bom nível na equipa B do SL Benfica.
O jovem extremo encarnado é um jogador marcado pela vertigem e pela qualidade técnica. Muito rápido e forte no 1×1, conta também com um excelente remate de longe e uma excelente capacidade de finalização (com ambos os pés). A maior qualidade de Úmaro diria que é a confiança com que desempenha todas as acções no jogo.
Menções honrosas: Tiago Gouveia

Extremo-esquerdo
Gerson SousaO lado esquerdo do ataque encarando conta com jogadores de muita qualidade, mas o eleito foi o jovem Gerson Sousa.
Gerson é um jogador diabolicamente rápido e ágil. O jovem é caracterizado pelo desequilíbrio individual, mas define quase sempre bem no último terço. Gerson é capaz de fazer ambos os flancos, mas creio que brilha mais no lado esquerdo, onde pode procurar mais o espaço interior e a baliza do adversário.
Menções honrosas: Kevin Csoboth, Jair Tavares e Tiago Araújo.

Ponta-de-lança
Gonçalo Ramos Gonçalo Ramos começou a sua carreira como médio interior, mas foi subindo no terreno até chegar à posição de avançado centro (primeiro na selecção, depois também no SL Benfica). Um jogador forte fisicamente e sempre muito disponível a lutar pelas bolas perdidas no último terço.
Um avançado muito trabalhador que não é especialmente técnico, mas que se faz valer da sua elevada inteligência para sobressair, sobretudo no trabalho sem bola. Em frente à baliza é caracterizado por uma frieza rara e uma grande facilidade de finalização.
Gonçalo Ramos deverá fazer parte do plantel principal já na próxima época.
Ponta de lança é historicamente uma posição menos preenchida na academia do Seixal, mas nos últimos anos vão aparecendo jogadores de muita qualidade nesta posição.
Menções honrosas: João Resende e Henrique Araújo."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!