Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de abril de 2019

25 de abril, sempre! Sport Lisboa e Benfica, sempre!

"Nos 45 anos do 25 de Abril de 1974, relembremos alguns dos motivos, exemplos e casos que mostram que o Sport Lisboa e Benfica é uma das referências e símbolos da Liberdade e da Democracia em Portugal:
1. O Sport Lisboa e Benfica não foi o clube do regime. É um facto.
2. Uma mentira muitas vezes repetida não pode tornar-se verdade. Passa por nós contar e relembrar estas histórias para que não reescrevam a História.
3. O Benfica é na sua génese um clube do povo. Tal como hoje, a nossa força fez-se de gente de diferentes meios, classes, origens ou vivências.
4. O Sport Lisboa e Benfica equipa de vermelho. O vermelho era uma cor «proibida» durante o Estado Novo e riscada pela censura.
5. O Benfica não foi a equipa lisboeta com mais títulos de campeão nacional durante os primeiros anos da ditadura de Salazar.
6. O Sport Lisboa e Benfica não era a equipa portuguesa com mais triunfos no principal campeonato até à brilhante geração de 1960.
7. Manuel da Conceição Afonso foi diversas vezes presidente do clube e era um operário nos mais variados sentidos (enquanto profissão e alicerce do Benfica).
8. Júlio Ribeiro da Costa, presidente e conhecido oposicionista do regime, teve de se demitir para evitar problemas maiores ao clube.
9. A figura de Félix Bermudes é paradigmática. Autor do hino do Benfica, Avante, Avante p'lo Benfica, proibido de usar pela ditadura foi um conhecido filantropo e uma das mais importantes figuras da história do clube.
10. O Benfica realizou sempre eleições livres e directas para os seus órgãos sociais. Foi caso único durante todo o Estado Novo.
11. O ano politicamente mais incómodo para o Estado Novo foi 1961 (desvio do paquete Santa Maria e de um avião da TAP; oposição nas Nações Unidas; apoio de John Kennedy aos movimentos independentistas do Ultramar; massacre em Angola; invasão de Goa pela União Indiana), esse ano fica também marcado pela nossa vitória na final de Berna.
12. Na temporada de 1955/56, o Benfica sagra-se campeão nacional. Na época seguinte realiza-se a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus e o representante português foi o Sporting.
13. O Sport Lisboa e Benfica não inaugurou o seu estádio no dia 28 de maio como outros clubes.
14. Os vários recintos por onde o Benfica passou nunca tiveram apoio estatal para a recuperação ou manutenção, foram sempre preservados com o dinheiro, esforço e ajuda dos adeptos e sócios.
15. O Sport Lisboa e Benfica nunca aproveitou uma alteração de estatutos para se manter na primeira divisão.
16. Figuras como Coluna e Santana eram referências como jogadores mas também como homens informados e seriamente politizados.
17. O Benfica nunca teve um presidente ou outra figura da direcção que fizesse igualmente parte de um governo do Estado Novo.
18. Além do futebol, também nas modalidades é notório que a queda do regime fascista não significou o fim de uma hegemonia.
19. O Sport Lisboa e Benfica não foi campeão no ano do caso Calabote. E, igualmente, não teve responsabilidade alguma na irradiação deste árbitro.
20. O Benfica nunca teve uma figura do clube num órgão de poder ou decisão da arbitragem nacional.
21. Em 1961, a Federação não aceitou a mudança de data para o jogo com o Vitória e o Sport Lisboa e Benfica jogou os oitavos de final da Taça de Portugal apenas um dia depois do primeiro título de Campeão Europeu.
22. O Benfica só foi reconhecido como Instituição de Utilidade Pública em 1960, ao contrário de outro clube que o era desde 1928.
23. A selecção nacional esteve 54 anos sem jogar num campo do Sport Lisboa e Benfica.
24. Foram inúmeros os jogadores do Benfica originários de zonas industriais e tendencialmente mais próximas do comunismo, como o Barreiro.
25. Salgueiro Maia.
26. O Benfica nunca realizou uma final da Taça de Portugal no seu estádio.
27. José Magalhães Coutinho não só foi um dos principais directores do jornal O Benfica como foi um dos maiores lutadores pela liberdade de imprensa e democracia em Portugal.
28. Salazar não gostava de futebol, aliás são públicas as afirmações negativas sobre o mesmo.
29. As vitórias no futebol, como no desporto, foram sempre alvo de aproveitamento político pelos regimes ditatoriais, o caso do Benfica não foi excepção.
30. O pavilhão da Luz chegou a receber encontros da Intersindical.
31. Borges Coutinho. Não só foi um dos mais importantes e vitoriosos presidente do Sport Lisboa e Benfica, como teve uma vida de lutador pela liberdade e democracia enquanto piloto da RAF.
32. Guilherme Espírito Santo, Melão e o caso do racismo num hotel madeirense.
33. João Tamagnini Barbosa foi desterrado pelo regime de Salazar para os Açores.
34. Eusébio não saiu do Benfica por manifesta opção e pressão política do Estado Novo.
35. Até Os Belenenses ganhou um campeonato durante a ditadura.
36. Todos os clubes e jogadores foram obrigados a manifestar gestos públicos de apreço para com o regime como, por exemplo, a saudação fascista.
37. Está tudo a pensar no mesmo.
38. O Benfica é povo, é República, e o recinto do Campo Grande foi inaugurado no dia 5 de Outubro.
39. A maior parte dos jogadores bicampeões europeus nunca jogou na Luz pela selecção portuguesa. 
40. O Sport Lisboa e Benfica não deixou de ganhar títulos depois do 25 de Abril.
41. A demora no processo de desobrigação de Eusébio deixa bem patente o poder que o Sporting tinha sobre a Federação.
42. Os sócios e simpatizantes do Benfica têm construído a nossa história na luta pela liberdade e igualdade de direitos entre todos, dentro ou fora do clube.
43. O jornal do clube foi censurado por inúmeras vezes e os seus directores perseguidos.
44. O Sport Lisboa e Benfica não foi o clube do regime. É um facto. Repito: passa por cada um de nós contar e relembrar estas histórias para que não reescrevam a História.
45. «De muitos, um.»"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!