Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

FC Porto vs Nadal

"O FC Porto perdeu contra o Sporting, nas grandes penalidades. Não estou de acordo que não haja prolongamento, permitiria uma nova chance em 30 minutos a uma equipa redimir-se, de algo que não tenha corrido bem. Os penáltis é uma lotaria.
O Sporting venceu com alguma dose de felicidade, esteve imenso tempo a perder, o FC Porto parecia que tinha o jogo controlado, mas deixou-se empatar, mesmo no final.
Contudo o seu comportamento no final do jogo com a entrega das medalhas foi insolente e displicente. Sou apologista que a cerimónia protocolar no final não deve ser tão morosa, até, pelo respeito de quem perde, quer é recolher aos balneários.
Os jogadores e staff não ficaram até ao fim da cerimónia e o treinador-adjunto teve uma atitude desconcertante. Atacar adepto com medalha dá uma má imagem do futebol e da postura de uma equipa.
É importante no futebol ser admirado na derrota pelo respeito por quem vence e aceitar o resultado, por muito que custe e seja difícil de engolir. O desporto também deve ser um veículo de bons exemplos e de educação.
O FC Porto não é uma instituição qualquer e deve honrar os seus pergaminhos, rivalidade sim, inimizade não. O confronto no desporto é entre adversários, não entre inimigos. O mau perder não é bonito.
Se tivessem ouvido o discurso de Rafa Nadal na final do Open da Austrália, perante Novak Djokovic talvez aprendessem algo. Rafa Nadal perdeu e foi esmagado, o que não é habitual, mas soube estar e, mostrou que é um campeão mesmo na derrota: um campeão como atleta, mas também um campeão como homem e ser humano.
Com a sua atitude Rafa Nadal só se engrandece, ao contrário, do Porto que não soube perder. Foi frustrante a sua derrota pois teve o pássaro na mão, mas deixou-o fugir, mas há que ter fibra e acatar o resultado. O Sporting venceu e há que respeitá-lo.
O FC Porto não perdeu pelo VAR, pelo árbitro, pelo calendário ou algo anómalo ao próprio jogo! Perdeu porque do outro lado, estava uma equipa organizada, que sempre acreditou chamada Sporting com um guarda-redes - Renan - ,que no jogo num lance infeliz comprometeu, mas nos penáltis foi um gigante.
Eu sei que o FC Porto não é habitual perder, mas tem que entender que nem sempre se pode ganhar, a si se deve assacar a culpa da derrota, vários jogadores falharam penáltis, antes houve um penálti desnecessário que ditou o empate.
O meu filho que é portista foi ver o jogo e disse-me que no final felizmente não houve desacatos, pois, separaram as claques. Ao menos isso."

1 comentário:

  1. Este Joaquim Jorge ou está a pôr paninhos quentes na recente ferida do fcp deixada pela final perdida…(como um lambedor de feridas que se respeita…)ou então não conhece a própria história desse clube. Quando diz que…"o fcp deve honrar os seus pergaminhos…", vê-se que tem andado emigrado. Estes têm sido os pergaminhos dp fcp desde a era de pinto da costa. E a comparação entre um fcp de pedroto/pinto da costa e o Tenista Nadal é um contrasenso. Uns cultivam a arruaça e o outro cultiva o Fair Play, mas o VERDADEIRO. Já agora também não teria ficado mal a este J.Jorge de confessar também o seu portismo. Em Portugal não é proibido sê-lo e sempre é melhor dizê-lo do que disfarçar com cinismo. "Penso eu de que…" !!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!