Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Ronaldo riu-se das tradições Russas?

"Não sei se será pelas possibilidades das seleções portuguesa e russa se virem a defrontar no Campeonato do Mundo, mas o facto é que a imprensa russa anda muito atenta a tudo o que faz Cristiano Ronaldo.
Tudo começou à chegada da seleção portuguesa à Rússia. O canal televisivo ‘Russia Today’, na sua versão em russo, mostra como o capitão luso se ri para os companheiros quando se vê confrontado com o habitual símbolo da hospitalidade russa: uma broa de pão e uma tigela de sal. Ronaldo parte um pouco de pão e polvilha-o com sal, mas sorri para os seus colegas um pouco indeciso, atitude que levou a alguns comentários azedos da imprensa russa e a comentários racistas de alguns adeptos. O jornal electrónico ‘Gazeta.ru’ titula mesmo "Ronaldo riu-se das tradições russas". Gostaria de acreditar que, nesse título, o verbo "rir" fosse mais próximo de ‘sorrir’ e não de ‘escarnecer’ ou ‘gozar’, pelo menos foi assim que eu entendi o gesto de Ronaldo, como um gesto de surpresa e agrado.
O ‘RT’, canal oficioso do Kremlin, apresenta o vídeo com um título semelhante "Tradições russas fazem rir Cristiano Ronaldo", o que provocou mais de uma centena de comentários, alguns dos quais com insultos abertos e até conotações racistas: "Come cão, não sorrias!", "Se lhe dessem bananas, tudo correria bem", "Ele é um sem Deus e idiota. Dão-lhe pão e sal. Devia era apanhar um pontapé no cu", etc. Claro que também não podia ter ficado esquecido o fim do romance entre Cristiano e Irina: "Um ato de histeria, lembrou-se da sua modelo". Em prol da verdade, deve sublinhar-se que alguns comentários são de apoio ao capitão português: "Muito querido!", "Deve chorar ou ficar em sentido?", "Ele talvez não tenha compreendido…".
Não prestaria a atenção a esta situação se os comentários ofensivos fossem publicados nas redes sociais, mas foram no ‘Russia Today’, que o Kremlin apresenta ao mundo como um exemplo a seguir pelos media ocidentais! Nestes casos não seria mau limpá-los, até porque um dos objectivos principais da FIFA é o combate contra o racismo no desporto e a Rússia já teve alguns casos de manifestações racistas nos seus estádios de futebol.
E claro que a imprensa russa não deixou passar a foto em que Ronaldo põe a língua de fora quando é fotografado com os seus colegas de equipa. Espero que o humor e a boa disposição sejam estados de espírito dominantes neste Campeonato do Mundo. E que ganhe o melhor!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!