Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Jonas: génio e... problema táctico

"(...)
Benfica: muita coisa mal e nada fácil de superar rapidamente. Substituições de 3 pilares defensivos incrivelmente descuradas! Face a excessiva veterania dos centrais e do guarda-redes (também este com défice de rapidez na reacção a adversários que se isolam rumo à baliza), mais a debilidade física de Fejsa, bloco defensivo muito recuado - o que agrava problemas do meio campo.
Velho problemão... Vem de outras épocas, nítido perante rivais a sério, e agora sobe de tom, escandalosamente!, porque o fosso para a retaguarda obriga Pizzi a recuar (milagroso, na época anterior, foi ele ter resistido a 54 jogos quase sempre em grande de batuta em punho); e agora Pizzi em má forma...
Óbvio: amiúde, para melhor atacar, ou para controlar o jogo (e vão 4 marcando primeiro e não vencendo...), necessiadde de 4-3-3. Como? Para além de fracas opções no lote de médios (Krovinovic poderá ser excepção), há... Jonas (repito-me, algumas semanas depois). Simultaneamente, o grande talento da equipa (genial!) e problema... táctico. Não pode sair do onze. Não pode avançar para puro ponta de lança (não o é). E extremo também não. É precioso 2.º ponta de lança. Aos 33 anos, não pode é ter resistência para alto ritmo desce-sobe como o tal 3.ª médio em árduas batalhas no meio campo (vide Herrera e Bruno Fernandes).
Acresce,na debilidade do 4-4-2 benfiquista: insuficiente apoio dos flancos à linha média. Adeus ao altíssimo ritmo (e talento) de Nélson Semedo. Os jovens Grimaldo, Cervi e Zivkovic muito têm de crescer em robustez/consistência competitiva, Rafa sente imenso o peso da transferência... E a classe de Salvio amiúde suporta problemas físicos.
Finalmente: o presidente afirmou que poderia ter transferido Jiménez por €25 milhões e preferiu saída de Mitroglou. Pela diferença de idades? Desconheço se o treinador concordou. Nunca fui grande admirador de Mitroglou. Porém, evidente: foi-se o único puro ponta de lança de grande área (é óptimo ter Bas Dost, ou Aboubakar e Soares). Chegou Seferovic, entrando de rompante, apagando-se depois. O excelente avançado no seu arranque benfiquista surpreendeu-me face ao que lhe vira fazer na selecção suíça e no Frankfurt... Reservei e reservo clara opinião."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!