Últimas indefectivações

segunda-feira, 15 de maio de 2017

A liderança dentro de campo

"A experiência positiva de o Benfica ter no seu plantel vários jogadores campeões em Portugal e o FC Porto ter uma escassa experiência no seu plantel de ser campeão, foi determinante e pode continuar a assumir preponderância nos futuros títulos da Liga.

Confesso que por norma, não atribuo muita importância à experiência como garantia por si só de qualidade. Por exemplo, nos treinadores campeões em Portugal, existem estudos recentes que demonstram que um treinador campeão em Portugal por outro clube não acrescenta qualquer mais-valia às maiores hipóteses do seu novo clube se tornar campeão. Aliás, existe geralmente um choque que se pode denominar de «conflito de organizações», sugerindo que um treinador considera que a fórmula para se ser campeão deve ser uma, e o clube outra.
Mas sobre o tema da liderança dentro de campo, referindo-me aos jogadores que em campo assumem a liderança dos outros colegas, assumo que a experiência positiva de o Benfica ter no seu plantel vários jogadores campeões em Portugal e o FC Porto ter uma escassa experiência no seu plantel de ser campeão, foi determinante e pode continuar a assumir preponderância nos futuros títulos da Liga. 
Passo a explicar. Em vários momentos foi fácil compreender a ansiedade existente em diversos jogadores do FC Porto, por exemplo. Resultados positivos mas difíceis de manter, oportunidades que não foram aproveitadas após percalços do rival, um discurso que em determinados momentos não surtiu efeito. O jogador do FC Porto com mais títulos na Liga em Portugal é o Maxi Pereira. Na baliza aparece outro jogador muito experiente. Mas, depois disso, temos um conjunto de jogadores que joga regularmente a titular que não tem qualquer experiência de títulos. Não os torna maus jogadores. Apenas pouco ou nada experientes em determinadas situações.
O Benfica, ao contrário do seu rival, chegava a esta Liga como tricampeão e por isso, de modo natural, muitos jogadores desse plantel já tinham pelo menos um título. A questão é que existem vários jogadores do Benfica que chegaram a esta Liga com três ou dois títulos em Portugal. Juntando a isto, um treinador do FC Porto sem experiência (relembro por exemplo que o Benfica contornou esta situação – bem ou mal, deu resultado – com um treinador muito experiente fora de Portugal, Trapattoni) que conseguiu em muitos momentos juntar os adeptos, os dirigentes e os resultados, mas que acabou por ceder em termos comunicacionais nos momentos de alguns percalços.
Não há uma solução exacta para resolver estas situações. Não é uma receita médica com maior probabilidade de resolver a bem ou mal. Mas é claro que tem solução. Por essa razão, o FC Porto terminou com os ciclos do Benfica e do Sporting e, nos últimos anos, o Benfica terminou com o ciclo do FC Porto. A questão é esta: a história demonstra que ter jogadores com maior experiência em ser campeão tem mais peso do que ter treinadores campeões. O desafio para o futuro será compreender dois aspectos: como é que o Benfica vai manter vários jogadores experientes no plantel ano para ano; e como é que um plantel do FC Porto com poucos ou nenhuns campeões e com um treinador sem experiência em ser campeão vai prevalecer, ou como é que um plantel do Sporting sem campeões e com um treinador experiente vai alinhar ideias para prevalecer à medida de um clube e não apenas às ideias do treinador."

1 comentário:

  1. Fico a saber que o TETRA conquistado pelo Benfica fica-se a dever..." à experiência...". Nada sobre o valor do treinador, sobre o real valor do plantel do Benfica, de longe melhor que os plantéis "dos outros...", e nada sobre o facto da maior parte da imprensa escrita e falada,( com presença MAIORITÂRIA, afeta aos "outros dois...") ter andado a VENDER GATO POR LEBRE, fazendo um alarde terrîvel, cada vez que Gerson,André Silva,"Tiquinho"Soares, Diogo Jota e tantos outros... faziam um jogo mais conseguido, o que pressopunha estarmos em presença de autênticas "estrelas"...e manifestamente, não foi o caso. Os desejos de muitos, não se transformaram em realidades. Para a prôxima época tudo recomeçarà...agora que o "desenlace" da união amorosa entre azuis e verdes finalmente se consumou ! Quer-me parecer que mesmo a dois contra um, as dificuldades serão enormes para o "jovem casal".

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!