Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de março de 2017

Sportswomem num mundo de sportsmen

"Nos anos 20, a capital portuguesa ficou rendida a duas jovens atletas benfiquistas.

Félix Bermudes aproximou-se das suas duas filhas, Cesina e Clara Bermudes, as únicas participantes femininas em 93 concorrentes da primeira edição da Volta a Lisboa em bicicleta, prova organizada pelo periódico O Sport Lisboa, do qual era director. Estava quase a soar a partida, e era necessário colocar-lhes os números respectivos.
Nessa manhã de 12 de Outubro de 1924, ainda muito antes do início da prova, o Largo de Xabregas 'estava repleto de corredores e de povo que vinha curiosamente assistir à largada dos concorrentes'. A primeira categoria a partir foi a de 'Senhoras', às 10h05m, e as duas meninas iniciaram o percurso 'sob uma estrondosa salva de palmas do público entusiasmado pela sua gentilesa e decisão'.  Cesina Bermudes avança, mas Clara, a sua irmã mais nova, sofre uma aparatosa queda ao cabo de 400 metros, em consequência do mau estado do terreno. Apesar de magoada e prejudicada pelo atraso da recuperação da sua bicicleta, voltou a subir corajosamente e suscitou a 'admiração de todos, a energia com que venceu montada as enormes ladeiras do percurso, que muitos outros concorrentes se viram forçados a fazer a pé'.
Por seu lado, Cesina Bermudes teve uma acesa luta com um concorrente da categoria de 'Crianças', ao longo do percurso, apesar de não competirem no mesmo escalão. Nas descidas, o rapaz lançava-se em frente sem receio, distanciando-se da sua adversária, mas nas subidas Cesina 'ganhava o tempo perdido e passava-lhe à frente em virtude das suas excepcionais faculdades de fôlego e resistência'. Cesina Bermudes cumpriu os 30 200 metros sem nunca descer da sua bicicleta e conquistou a admiração do público e a vitória na sua categoria, com o magnífico tempo de 1 hora e 39 minutos.
Numa época em que havia a necessidade de alertar ao 'bom povo de Lisboa que defenda as senhoras que tomam parte da prova', estas jovens provaram serem duas 'distintas sportswomen, já notáveis em vários ramos do desporto' e que o desporto não era exclusivo da esfera masculina.
Pode conhecer mais sobre outras atletas benfiquistas que deixaram a sua marca na história do desporto na área 2 - Jóias do ecletismo do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!