Últimas indefectivações

domingo, 22 de janeiro de 2017

Vermelhão: Goleada complicada!!!

Benfica 4 - 0 Tondela


Resultado enganador, após o 2-0 até pareceu fácil, mas voltámos a ter muitas dificuldades em jogar e em marcar... O jogo só teve um sentido, é verdade, mas o demasiado povoamento defensivo do Tondela (11 jogadores atrás da linha da bola...), alguma lentidão na circulação de bola do Benfica (na 1.ª parte), e a nossa incapacidade em 'furar' no  um para um, conseguiram enervar o coração encarnado...
No 2.º tempo, com ordens para acelerar as mudanças de flanco, com um Salvio mais 'directo', e com um Pizzi mais próximo dos avançados, os golos apareceram...
Tal como o ano passado, parece que os nossos adversários 'descobriram' o esquema táctico, mais incomodo para o Benfica (recordo dos rumores, em algumas partidas, de que o Judas andava a dar 'conselhos' aos treinadores nossos adversários... pois, eles jogavam todos da mesma forma!!!), o Tondela tentou imitar o Boavista, mas sem capacidade de sair no 'contra'... Agora, defensivamente, os posicionamentos foram os mesmos: 'engarrafamento' nas laterais, principalmente na zona do Semedo, já que no lado esquerdo, o Almeida não é uma 'ameaça'!!!
A 'grande' diferença, acabou por ser o golo bem anulado ao Tondela (o Boavista teve direito a três irregulares!!!) e no início da 2.ª parte, quando o Benfica começou a carregar mais, o Tondela começou a defender mais atrás... e isso foi decisivo. Mesmo com todo aquele anti-jogo nojento, 'cheirava' a golo na Luz... era uma questão de tempo!!!
Ederson, mais um espectador, fez somente uma defesa de alguma dificuldade...
A dupla Luisão/Lindelof voltou e esteve em bom plano... acho mesmo que este foi um dos melhores jogos do Lindelof!!! Curiosamente, depois do jogo do Boavista as redes sociais do Benfica, voltaram a questionar a titularidade do Capitão, algo que os jornais do grupo Cofina, levaram logo para a 1.ª página... Pessoalmente, acho que com o Jardel de volta, a dupla devia ser Lindelof/Jardel, mas o Luisão ainda tem futebol nas pernas... e em alguns jogos (partidas onde o Benfica jogue com as linhas mais baixas) até poderá ser muito útil...
Semedo, tentou sempre 'fugir' à linha defensiva do Tondela, mas os passes saíram quase todos mal... com excepção daquele que deu no 2-º golo! O Almeida, bem tenta fazer os desequilíbrios ofensivos, mas como é óbvio que com o Grimaldo é outra loiça... Fica a garra, num dos jogadores mais importantes no balneário do Benfica!
O Samaris estão num bom momento de forma... defensivamente não é o Fejsa, mas neste momento, é essencial no equipa. Não passa pela cabeça de ninguém ficar sem o Samaris, neste momento... O Pizzi, continua a ser um dos jogadores mais 'odiados' nas bancadas da Luz, mas é provavelmente o nosso numero '8' mais goleador da história recente do Benfica!!! Até pode decidir mal em vários momentos da organização ofensiva do Benfica, mas quando se aproxima da área, é um dos melhores da Europa... Sim, um dos melhores da Europa...!!! Procurem nos principais plantéis Europeus, centro-campistas que tenham tanto apetite pelos golos, como o nosso Transmontano!!!
Zivkovic está com 'fome' de bola... isso notou-se... a qualidade é inegável, falta-lhe definir melhor no último terço, mas de resto está lá tudo... E defensivamente, está muito disciplinado... Neste Benfica, tem um problema: o Ziv gosta de jogar na Direita, com o 'pé trocado', mas neste tipo de jogos, o Benfica precisa de Alas, que dêem largura à equipa... e por isso hoje, acabou por ser mais útil na Esquerda! O Cervi, praticamente sem espaço, e com muitas dificuldades nos confrontos físicos acabou por ter uma 1.ª parte desinspirada!!! A entrada do Salvio foi um dos factores decisivos no jogo: ganhou duelos, está mais rotinado com o Semedo, e tem rotinas de 2.º avançado aparecendo na área...
O Jonas bem tentou vir buscar a bola, mas nota-se que fisicamente, ainda não está no 'ponto'!!! Agora, tem momentos de magia, como por exemplo a assistência para o golo do Rafa!!! Espero muito sinceramente que as queixas do Mitro, sejam só um susto...!!! Já chega de lesões...!!! Agora, que o Jiménez está quase de regresso, ficar sem o Mitro não é nada agradável (e se o Guedes sair ainda pior... mesmo se vier outro ponta-de-lança, que irá ter seguramente o tempo de adaptação!). Recordo que uma das chaves para o nosso sucesso o ano passado, foi ter sempre disponível no banco um grande avançado, para 'atacar' os últimos 30 minutos... foi quase sempre o Jiménez a 'saltar' do banco, e a marcar... mas para alguém 'saltar' do banco, é preciso estarem os dois disponíveis!!!
Finalmente, um golo do Rafa... e que grande golo... com muita emoção do próprio Rafa, e de toda a equipa!!!
Voltei a não gostar da arbitragem, irei rever as imagens na televisão, mas aposto, que o penalty nunca seria marcado, se fosse um lance decisivo!!! Este foi claramente um penalty para as estatísticas...!!! Aliás um penalty e uma expulsão!!! É a terceira expulsão que o Benfica sai 'beneficiado' esta época, e no total jogámos 0 minutos em superioridade numérica...!!! Coincidências!!!
Agora temos Taça da Liga. Quinta-feira com um Moreirense em boa forma, que irá dificultar a nossa vida seguramente... Temos vários jogadores com excesso de minutos, seria importante ter Eliseu, Fejsa e Jiménez disponíveis...
Como o calendários das competições em Portugal é um mistério, não sabemos qual será o próximo jogo para o Campeonato!!! Espero que seja a recepção ao Nacional, será sinal que jogámos a final da Taça da Liga...!!!
PS1: Faleceu hoje Francisco Palmeiro. Nunca o vi jogar, mas os mais velhos sempre me contaram que foi um dos melhores jogadores do Benfica nos finais dos anos 50... e só não ficou com um palmarés maior, porque entrou em conflito com a Direcção devido ao contrato (algo raro na altura...!!!) e acabou por ser 'encostado'... ainda foi Campeão Europeu em 1961, mas sendo pouco utilizado!!! Deixou-nos hoje um dos nossos... Condolências à família!
PS2: Apesar de não ser Benfiquista, Alberto da Ponte, foi um dos poucos Administradores das grandes empresas portuguesas, que teve a coragem de 'separar' a grandeza do Benfica, de todos os outros clubes nacionais!!! O hábito de fazer contratos iguais para os supostos três 'grandes' acabou com Alberto da Ponte e o contrato com a Sagres... Condolências à família!

2 comentários:

  1. Creio que o próximo jogo para o campeonato vai ser em Setúbal , segunda 31 ou quarta feira 1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse jogo está marcado, à condição!!!
      Se o Benfica ou o Setúbal qualificarem-se para a Final da Taça da Liga (que será no dia anterior), o Setúbal-Benfica será adiado, para data incerta...!!!

      Abraços

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!