Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Vamos falar de arbitragem?

"Nos poucos momentos em que i ruído desaparece é possível olhar para factos e ignorar argumentos. Esta semana está a ser calma em relação ao tema arbitragem/nomeações, razão pela qual puxo o assunto para este espaço com o intuito de demonstrar uma evidência que parece difícil de ser reconhecida: Vítor Pereira está a fazer nomeações a 'papel químico' para Benfica e Sporting. Os clubes poderão sempre queixar-se do trabalho de determinado árbitro num determinado jogo. Mas é difícil colocar em causa as opções de Vítor Pereira, de tão idênticas que são.
Vamos a factos: Benfica e Sporting viram 16 diferentes árbitros saírem das 30 nomeações feitas até à data. Seis internacionais para o Benfica, seis internacionais para o Sporting. Dos 30 desafios disputados na Liga (contando já com a jornada que se inicia amanhã), os leões tiveram os internacionais em 13 jogos contra 12 do Benfica. A única diferença de tratamento: Jorge Sousa fez um jogo do Sporting e nenhum do Benfica (entretanto lesionou-se); João Capela fez um jogo do Benfica e nenhum do Sporting (é natural que seja escolhido para uma das partidas que ainda faltam aos leões).
Olhemos agora o cenário através dos jogos polémicos: a arbitragem mais contestada foi a de Carlos Xistra no V. Guimarães-Benfica. Foi evidente uma série de decisões que favoreceram os encarnados. Mas o mesmo Carlos Xistra esteve em três encontros dos leões (Tondela-Sporting, Benfica-Sporting e Sporting-Rio Ave) e em nenhum foi alvo de contestação nem viu serem-lhe apontados erros decisivos. Mais: com a excepção do Sporting-Benfica (Artur Soares Dias, tido como o melhor árbitro da actualidade), não existe, até ao momento, uma situação em que o mesmo árbitro beneficie um candidato ao título e prejudique o outro. É isso que nos diz a Liga da Verdade/Record.
Por fim, vejamos o top dos árbitros escolhidos para os jogos dos rivais: Artur Soares Dias (4 SCP; 3 SLB), Carlos Xistra (3 SCP; 2 SLB), Rui Costa (3 SCP; 2 SLB), Nuno Almeida (2 SCP; 3 SLB) e Fábio Veríssimo (1 SCP, 3 SLB). No final os números ficarão ainda mais próximos. O que dizer agora de Vítor Pereira?"


PS: Aqui está um excelente exemplo da eficácia da intoxicação da opinião pública!!! A crónica é uma tentativa de provar que as nomeações de Vítor Pereira são iguais para o Benfica e o Sporting, o que por acaso até é verdade... Mas o cronista, na ânsia de justificar aquilo que ele chama 'factos', não se conteve, e lança o tema com uns pressupostos completamente errados, omitindo outros FACTOS...
Então como o cronista diz, vamos a factos:
- Guimarães-Benfica, é descrito como o jogo mais polémico. E de facto ficou 1 penalty por marcar contra o Benfica (falta de Fejsa sobre Bruno Gaspar), tendo existido mais 2 lances dentro da área do Benfica, que o árbitro ajuizou bem, não assinalando penalty... O problema, é que antes do tal penalty do Fejsa, já o Otávio (o melhor jogador do Vitória nesse jogo...), já tinha agredido dois jogadores do Benfica, primeiro o Gaitán... e depois o Jonas...!!! Mas este 'pormaior' o cronista não se recorda!!!
- O cronista, ainda refere que Carlos Xistra apitou 3 jogos do Sporting, sem polémica!!! Bem, na primeira jornada Carlos Xistra, deu a vitória ao Sporting ao minuto 95, com um penalty... na sequência de uma lançamento lateral, marcado 2 metros dentro campo...
- O mesmo Carlos Xistra, apitou o Benfica-Sporting, onde com 0-0 não marcou um penalty a favor do Benfica, por descarado agarrão do Ruiz ao Luisão... e na parte final do jogo, já com o marcador 'fechado' não marcou 2 penalty's a favor do Benfica: falta sobre o Nico claríssima... e ainda uma falta sobre o Mitro (mais duvidoso, mas para mim era penalty).
- Também gostaria de perceber qual foi a situação onde o Artur Soares beneficiou o Benfica no Sporting-Benfica?!!! Foi na expulsão perdoada ao Central do Sporting?! Na jogada imediatamente anterior à falta bem assinalada do Renato?!
- Nas omissões, destaco o Arouca-Sporting apitado por Cosme Machado...; tal como o Marítimo-Sporting apitado por Rui Costa; o Sporting-Moreirense apitado por Paulo Baptista; o Sporting-Braga arbitrado pelo herói Jorge Sousa já para não falar dos jogos da Supertaça e da Taça de Portugal); do Guimarães-Sporting apitado pelo Tiago Martins; ou do Estoril-Sporting apitado pelo Manuel Mota... todos jogos, onde o Sporting obteve PONTOS à custa dos apitos!!!!
- Já para não falar do maior escândalo deste ano: Arouca-Benfica apitado por Nuno Almeida!!!

Mas é assim que se constroem Mitos, e se escondem as roubalheiras, algumas consequência de roubos premeditados, outras da coação sistemática...

2 comentários:

  1. MAS QUE GRANDE PASQUIM E ATENÇÂO K O "ARTISTA" Sr Ribeiro SALIENTA;

    "Nos POUCOS MOMENTOS EM QUE O RUÍDO DESAPARECE é possível olhar para factos e ignorar argumentos(ai,ai).
    Esta semana está(VA) a ser CALMA EM RELAÇÃO AO TEMA ARBITRAGEM/NOMEAÇÕES, razão pela qual puxo o assunto para este espaço com o intuito de...

    POIS...POIS...NÓS SABEMOS QUAL O INTUITO, NÃO PRECISAS APREGOAR K ESTÁS A CUMPRIR O TEU PAPEL DE "juntaletras"

    ResponderEliminar
  2. Já agora...
    http://hugogil.pt/comeca-a-campanha-contra-rui-vitoria/
    ...no fim do mesmo pasquim também um Ribeiro mas...outro...igual.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!