Últimas indefectivações

domingo, 26 de abril de 2015

Juntos, estamos mais perto...

Benfica 0 - 0 Corruptos

Mais um passo na direcção certa. Foi um passo curto, mas foi um passo seguro. Acabámos por conquistar 1 ponto do confronto directo. A ladainha do 'só dependemos de nós', agora, só pode ser usada pelo Benfica.
Não deixa de ser curioso, que estamos mais perto do 34.º título nacional, logo numa época, onde o Jesus, tantas vezes criticado por ser demasiado ofensivo, nos dois jogos com os Corruptos, usou estratégias conservadoras!!!
O jogo não foi bonito. Um jogo sem oportunidades de golo, dificilmente será bonito. Apesar do jogo ser na Luz, eram os Corruptos que tinham menos 3 pontos, e portanto, eram eles que tinham que arriscar mais... Apesar de toda a bazófia no final do jogo, o onze titular dos Corruptos, foi construído para não deixar o Benfica jogar. A troca do Herrera e do Oliver, pelo Neves e o Evandro, foi para reforçar as marcações... e conseguiram...
O Benfica manco do Salvio, optou pelo Talisca (que como eu previ, não se adaptou à posição), mas de resto jogámos com a mesma estratégia...
Após o intervalo, com as substituições nos Corruptos (colocou em campo os habituais titulares), as marcações no meio-campo ficaram mais 'leves', e o Benfica melhorou, bastante. Não tivemos muitas oportunidades, mas pelo menos chegámos várias vezes à baliza do adversário...
No final da partida, a estatística dá muita posse de bola para os Corruptos, mas a maior parte dessa posse de bola, foi 'desperdiçada' em trocas de bola entre os defesas Corruptos, em zona recuada. Territorialmente, o jogo foi quase sempre jogado a meio-campo...
Sendo que a única verdadeira oportunidade de golo dos Corruptos, nasce de um erro 'individual' do Benfica, quando 3 jogadores nossos, foram 'marcar' o Brahimi e deixaram o Danilo sozinho para fazer o cruzamento (e depois parece-me que o Jackson faz falta sobre o Luisão). A outra suposta oportunidade na 2.ª parte, o Eliseu e o Júlio César resolveram bem a situação (parece-me que o Jackson estava fora-de-jogo).
Não vale a pena fazer analises individuais. Houve muita entre-ajuda, nem sempre as decisões foram as correctas, principalmente na saída para o contra-ataque... A adaptação do Talisca não foi feliz, o Pizzi esteve escondido... o Fejsa entrou bem (foi pena o golo desperdiçado)... O Maxi é sempre um dos melhores, o Luisão e o Jardel voltaram a estar muito bem. O Samaris já é dono da posição 6... O Lima e o Jonas acabaram por ter pouco apoio, já que o Benfica durante a maior parte do jogo, não conseguiu 'acampar' perto da área do adversário como costuma fazer... Até o Eliseu depois do Amarelo, se portou razoavelmente!!!
O Jesus no fim, concluiu que a entrada do Fejsa deu consistência ao meio-campo do Benfica. Espero que o Jesus não se esqueça desta evidência. Um dos problemas nos jogos fora do Benfica, é a dificuldade em controlar o meio-campo... É perfeitamente possível jogarem Samaris/Fejsa, inclusive com o Sérvio a fazer de '8'. A equipa não perde capacidade ofensiva. Bem pelo contrário, porque sem bola não podemos atacar... Em Barcelos jogava com os dois.
A arbitragem vai ser elogiada, é verdade que já assisti a muito pior... inclusive do próprio Jorge Sousa. Mas aquele critério disciplinar, que dá Amarelo ao Eliseu e ao Nico no 1.º tempo, e permite ao Alex Sandro e ao Casemiro chegar ao final do jogo sem qualquer cartão, é absurdo... além do 2.º amarelo para o Jackson!!! Uma referência também para o lance do cartão ao Gaitán, que nasce de uma falta descarada, para amarelo sobre o Talisca, que não foi assinalada... aliás, logo a seguir, outra falta não assinalada sobre o Maxi, ia dando outro lance de perigo...
Esta semana, assistimos a uma das mais vergonhosas campanhas de apoio a um Clube, contra o outro, em toda a (des)comunicação social desportiva. A forma como foi branqueada, a humilhante derrota por 6-1 em Munique, dos Corruptos, foi vergonhosa. Todos os profissionais, ditos independentes, deviam corar de vergonha, pela maneira como contribuíram para a motivação Corrupta, para o jogo da Luz... E agora, no final da partida, parece que vai começar outra lenga-lenga: "o Benfica não jogou nada, o Benfica não quis ganhar, os Corruptos é que jogaram para ganhar"!!! É assim em Portugal que se constroem mitos... Flopetegui, com um investimento brutal, arrisca-se a chegar ao fim da época, sem um único título... Talvez por isso, o nervosismo no final do jogo, era grande... E o Benfica, desinvestindo, arrisca-se a ser Bicampeão!!!
Nada está decidido. Só dependemos de nós. Podemos perder um jogo, nestas últimas 4 jornadas. Mas a melhor gestão, é vencer todas as partidas, a começar por Barcelos. Não podemos arriscar ir a Guimarães na penúltima jornada, a precisar dos 3 pontos. Não podemos voltar a dar esperança aos Corruptos.
Não temos jogadores castigados para a próxima jornada. Espero que o Salvio recupere, será muito importante... Apesar da posição do Gil Vicente na tabela, o jogo irá ser complicadíssimo... ainda nesta jornada o Soares Dias, resolver dar uma nova vida ao Gil (coincidência ter sido na véspera do jogo com o Benfica!!!), assinalando dois penalty's a favor do Gil, na vitória por 1-2 em Coimbra!!! Além dos obstáculos normais, não podemos desvalorizar o efeito: 'homem da mala'!!! O Gil está na luta pela permanência nem deve precisar de muitos incentivos (além disso, o Gil é dos clubes que paga 'bem'), agora em Guimarães...
Hoje foi um jogo de marcas especiais: o Jesus como treinador com mais jogos no campeonato; o Luisão, isolado no número de jogos como Capitão; o fim da série sempre a marcar na Luz... Mas no final, a única coisa que conta verdadeiramente, será o título de Campeão!!!
PS1: Morreu hoje, José António Martinez, ex-Presidente da Assembleia Geral do Benfica, os meus pêsames à família.
PS2: Os nossos Campeões do Hóquei em Patins estiveram hoje no relvado, onde receberam uma justa ovação. Mas ainda falta a Taça, para a época ser excelente...
PS3: Em boa hora o Presidente, deixou uma mensagem. Aos adeptos e aos jogadores!!! Aqui fica:
"Ainda não ganhámos nada
Primeiro que tudo, quero agradecer a todos os sócios e adeptos que hoje estiveram no Estádio da Luz a galvanizar a equipa, fazendo-me lembrar dos meus tempos de menino e moço. Um ambiente fantástico e fascinante!
As condições estão criadas para continuarmos juntos, mas há que ter sempre presente que o jogo mais importante é o próximo. Ainda não ganhámos nada, há que respeitar todos adversários como sempre e hoje estiveram em campo três grandes equipas. Não vamos entrar em euforias desmedidas, bem pelo contrário No sábado temos mais um jogo, e vamos encará-lo treino a treino, com seriedade. Acreditem que vamos dar tudo para conseguir mais uma vitória. Estejam lá!
Até ser matematicamente possível, ou já impossível, temos de encarar todos os jogos assim! Estarmos com os pés bem assentes no chão, com humildade, e sempre juntos! Não vai ser fácil. Faltam conquistar nove pontos para sermos Campeões. O próximo jogo, com o Gil Vicente, vai ser mais difícil que este. Obrigado mais uma vez pela forma como apoiaram a equipa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!