Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Quadro de Honra


"Em 6 de Dezembro de 1947, no Pavilhão dos Desportos, realizou-se a festa de despedida de Germano Magalhães

Se houve, na história da modalidade, um atleta que tenha dedicado a sua vida à patinagem, foi Germano Magalhães. Começou a praticar patinagem com apenas 4 anos, em Lourenço Marques, e em pouco mais de um mês sagrou-se campeão infantil de Moçambique. Aos 18 anos, quando chegou a Lisboa, fez um treino de captação no ringue da Avenida Gomes Pereira e ingressou imediatamente naquele que seria o seu clube do coração.
Uma vida dedicada ao Benfica e à modalidade mereceu uma festa de despedida, que se realizou em 6 de Dezembro de 1947, no Pavilhão dos Desportos, cujo 'programa foi vasto, atraente, e bem elaborado'. A festa iniciou com um jogo de hóquei em patins entre o Futebol Benfica e o Óquei de Sintra, com a vitória do primeiro, por 2-0. No intervalo exibiram-se, em patinagem artística, os irmãos benfiquistas Maria e Mário Sampaio. Seguiu-se uma exibição de atletas do Ginásio Clube Português, que arrancaram 'fartos aplausos da assistência'. A esta exibição, seguiu-se mais um encontro de hóquei em patins, desta vez entre o Paço de Arcos, campeão de Portugal, e um misto da Associação de Patinagem do Sul, do qual saíram vencedores os campeões nacionais, por 7-3. No intervalo, assistiu-se a um novo número de patinagem artística, desta vez por Maria Antónia Vasconcelos e Edite Cruz.
Realizou-se, seguidamente, um encontro de hóquei em patins entre a equipa de honra do Benfica de 1947 e os antigos jogadores internacionais. No final de um encontro sem qualquer espírito de competição, no qual 'os 'velhos' no segundo tempo jogaram com seis elementos', prevaleceu o empate por 2-2. A despedida de Germano Magalhães realizou-se no intervalo deste encontro. Seguiu-se o momento de o admirado hoquista e patinador de velocidade agradecer a todos os presentes, bem como ao emblema do seu coração, o Sport Lisboa e Benfica, ao entregar ao Clube 'todas as medalhas que ganhou em 42 anos de serviço do desporto'. A festa terminou com a vitória do Benfica sobre o Carnide, por 25-0, numa partida de basquetebol.
Saiba mais sobre as conquistas de Germano Magalhães ao serviço do Benfica na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!