Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A bandalheira na Seleções de Portugal


"Ponto prévio: para nós Cristiano Ronaldo será, a par (nunca acima) de Eusébio da Silva Ferreira, o melhor jogador português de sempre. Estaremos eternamente gratos ao nível a que elevou o nome de Portugal pelo mundo fora.
Posto esta nota introdutória, falemos do que nos levou a escrever este texto.
Na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), nomeadamente a Seleção Nacional, reina uma bandalheira a todos os níveis. Pior que isto só mesmo o que se passava nos tempos anteriores a Gilberto Madaíl como Presidente. Ou até, já numa proporção menor, nos tempos do antigo Presidente. Se não vejamos:
Se já não bastava as confusões que são os casos graves que se passam nos Conselhos de Disciplina e Arbitragem, a poucos dias de jogos da Seleção Nacional, de importância elevada para a Liga da Nações, ainda saltou mais à vista a balbúrdia que lá se passa, ficando bem patente no caso da renúncia à equipa da FPF do jogador do SLBenfica, Rafa - para nós é apenas o início do precipício.
Dizem, as más línguas, que o ambiente daquela equipa, que devia ser de todos nós, é mau. É mau porque passou a ser a "equipa dos amigos do Ronaldo". É mau porque Fernando Santos deixou de ter "mão" nos jogadores, que só respondem ao seu "capitão". É mau porque quem não está com o CR7 está contra o CR7. Selecionador e Presidente passaram a ser marionetes e meros executantes dos caprichos pessoais do mais internacional de sempre. Cristiano Ronaldo dono e senhor da Seleção Nacional.
Se dúvidas houvesse, elas ficaram dissipadas na Gala das Quinas. Com a presença de Fernando Gomes e Fernando Santos na primeira fila da plateia a assistir e a aplaudir, Cristiano Ronaldo anunciou ao mundo que se auto convocou para o próximo Campeonato Mundial e Campeonato Europeu de 2024. Afinal quem manda lá em casa!?
Sem dúvida que CR7 é o jogador mais influente da sua geração quer em Portugal, quer no Mundo, mas o seu tempo passou e hoje não passa de um suplente de luxo no Manchester United. Qualquer dia diz que quer jogar com o filho na Seleção e aqui d'el Rei fazem-lhe a vontade. "O que é demais é erro", já diz o ditado popular. De certeza que só por isso já não será só o Rafa que achará que o ambiente é mau.
Mas esta Gala das Quinas ainda tem uma agravante e que na nossa opinião, é realmente o mais grave.
Como foi possível, que a meio de um estágio, os jogadores deixem de lado os seus momentos de descanso e concentração para - todos - estarem presentes. Nunca visto!!
Se ainda ao menos fosse o capitão e o Selecionador em representação, ainda vá que não vá... agora, todo o staff!? Podiam ter feito a cerimónia no dia da concentração (dizemos nós). Que belo exemplo que dá a FPF a todos os clubes. Cremos que terá sido a primeira vez na história que tal aconteceu...
Bandalheira da grossa!
Falemos agora de Pepe... Não vale rir porque o assunto é sério!
Pepe nos últimos jogos tem jogado menos que o habitual no seu clube. Normal para quem já tem 39 anos e a frescura física já não é a mesma. Mas o amigo inseparável de CR7, na boca de Fernando Santos é imprescindível, segundo diz a imprensa. Ou será Cristiano que não prescinde do amigo para impor a sua lei!?
Um dia depois do Controlo Antidoping surpresa da FIFA, a Federação dispensou o Pepe. Já na véspera o central do FCPorto esteve ausente - vá-se lá saber porquê - e até hoje não houve uma explicação. O que se seguiu foi uma justificação de indisponibilidade física. Ora o engenheiro Santos, no dia da convocatória referiu que apenas Gonçalo Guedes e Renato Sanches não podiam ser convocados por indicação médica. Em que ficamos?
O Departamento Médico deu luz verde à convocatória de Pepe e afinal ele tem problemas físicos? Deram-no como apto e afinal não está? Andam a dormir? Ou haverá mais alguma coisa que não interessa contar a ninguém?
Bandalheira da grossa!
Por fim, a convocatória de Gonçalo Ramos para substituir Rafa. Para nós só tem uma explicação. Quando o Selecionador de Portugal chama um ponta de lança para substituir um extremo/segundo avançado, ou está desorientado, ou - uma vez que ambos são do SLBenfica - quer agradar e calar os adeptos Benfiquistas. Quanto a CR7 não há problema porque se Rafa ficaria no banco, Gonçalo Ramos deverá conhecer o mesmo destino. Embora e desviado ao mediatismo da situação, Fernando Santos estará obrigado a dar minutos ao miúdo do Benfica. Caso contrário vai ouvir das boas. Engraçado é que no caso de Pepe não chamou ninguém para o substituir... Esperemos pelos próximos dias a ver o que acontece.
Bandalheira da grossa!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!