Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de julho de 2022

O 1º esboço do Benfica de Schmidt


"As ideias do novo treinador do Benfica são já bem visíveis, numa equipa que começa a ganhar forma e que promete entusiasmar (o que é bem diferente de dizer que vá obter resultados). Contra o Nice, uma primeira parte de bom nível com o 11 próximo daquele que poderá ser o titular, e uma segunda parte mais fraca com vários jogadores que poderão nem constar do plantel.
Construção em 2+2. Laterais híbridos, mais baixos quando em construção mais baixa e/ou quando existe pressão adversária, e maior projeção quando o Benfica se começa a instalar em meio-campo contrário. Liberdade para os 4 de trás adotarem vários posicionamentos, com os médios a poderem montar no meio dos centrais, por fora ou a manterem-se à frente.


Procura por verticalizar o jogo, muitos jogadores em corredor central e maior agressividade ofensiva, com mais ataques ao espaço. Criação de dinâmicas de corredor lateral a 3 elementos, com apoios, rupturas e intenção de acelerar jogo.


Defensivamente, um 442 muito pressionante. Avançados de frente nos centrais, linha média muito alta (2 médios envolvidos na pressão em simultâneo) e linha defensiva com responsabilidade de seguir e “matar” jogadores entre linhas. Apesar das muitas recuperações de bola altas, pressão batida por algumas vezes e equipa exposta, ainda que a recuperação defensiva dos elementos eliminados tenha sido a uma velocidade de assinalar. Grande basculação defensiva que permite criar um lado forte com uma grande densidade de jogadores. Ainda assim, lado contrário muito permeável.


Por fim, nota para os diversos cantos curtos que o Benfica tentou, com combinações a 2, a 3 e até a chamar um 4º jogador."


Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!