Últimas indefectivações

sábado, 26 de fevereiro de 2022

VAR sob escuta


"O futebol tem uns assomos de modernidade esporádicos, na maior parte das vezes desmerecedores de entusiasmo pela habitual inacção resultante do ultraconservadorismo latente no 'Desporto-Rei'. Mas é justo reconhecer que, nos últimos anos, têm sido dados alguns passos contrários a esta característica tão vincada, abrindo-se novas perspectivas quanto a uma modalidade menos relutante ao progresso para além do comercial, motivado pela necessidade de maior facuração.
Serve esta introdução para me confessar entusiasmado pela possibilidade de ouvir, durante os jogos, a comunicação entres os elementos das equipas de arbitragem, de resto os elementos das equipas de arbitragem, de resto já há uns anos no basquetebol (NBA) e nas principais competições internacionais do râguebi.
Para já não passa de uma notícia sobre uma alegada petição oficial ao IFAB por parte da Federação Francesa de Futebol, mas já é um começo. E dou por mim a fantasiar um qualquer jogo normal da nossa liga...
VAR auxiliar - Não me digas que vai apitar.
VAR - Espero que não ou seremos obrigados a dizer qualquer coisa.
VAR auxiliar - Bolas, apitou mesmo. Dizemos alguma coisa?
VAR - Não sei. Vê-se claramente que não é falta, mas estamos no Dragão, o conceito de penálti e muito lato, uma questão de interpretação, sabes, muito a considerar, há a intensidade, a intencionalidade, a ilusão de óptica, a subjetividade e mais o que te lembres que nos ajude e alijar responsabilidade...
VAR auxiliar - Já em Alvalade é a mesma coisa. Ao menos se fosse na Luz teríamos respaldo automático, chateiam-se mais com a equipa não jogar nada e têm pudor em falar de arbitragens. Assobiam um bocado, mas isso é o pão nosso de cada dia.
VAR - Pois, é mesmo isso. Os chatos dos adversários é que não se calam, já vai em três amarelos por protestos, temos mesmo de dizer alguma coisa... (Para o árbitro): Atenção, vê-se claramente que não é penálti, mas como é no Dragão a favor do Porto, há uma interpretação abusiva que talvez nos safe. É melhor reveres.
Árbitro - Escuto. Não é penálti? O que é este ruído? Não oiço. Interferências. Está assinalado.
VAR - Fez bem, eh eh eh. Na pior das hipóteses seremos castigados e lá teremos nós um fim-de-semana disponível para irmos à Arábia Saudita ganhar uns trocos valentes.
VAR auxiliar - Grande Fontelas, pá!"

João Tomás, in O Benfica

1 comentário:

  1. Passam a inventar códigos para ajudar corruptos e cashballers.

    Para o Benfica já têm a lição bem estudada. Prejudicar sempre assim que puderem. Nem precisam de grunhir.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!