Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Lutar pelos títulos


"O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, eleito há três meses, concedeu ontem, à BTV em sinal aberto, uma entrevista de fundo onde nenhum tema do quotidiano benfiquista ficou por abordar e na qual foi desvendado o rumo traçado para o Clube em diversas linhas de atuação.
O plano desportivo foi aquele que esteve mais em foco ao longo da hora e meia da entrevista. A reiterada ambição de elevar o Benfica ao patamar almejado em todas as modalidades é o mote para a mentalidade competitiva exigida a todos os que representam o Clube. O Benfica compete sempre para vencer e nunca vira a cara à luta por mais adversos que possam ser os contextos.
Relativamente ao futebol, Rui Costa explicou que a promoção de Nélson Veríssimo ao comando técnico da equipa A se deveu ao reconhecimento da competência do treinador, demonstrada anteriormente pelo seu desempenho enquanto adjunto e treinador interino e, sobretudo, pelo excelente trabalho desenvolvido na equipa B. Acresce a plena identificação com o projeto de formação do Clube e o facto de, no passado recente, já ter orientado parte significativa do plantel. Para já esta solução tem um horizonte temporal de seis meses, mas Rui Costa manifestou a convicção de que esta ligação nos moldes atuais perdurará além do final da temporada.
Ainda no âmbito do futebol, foi também revelada a estratégia gizada para a composição do plantel, onde se releva a opção clara por uma aposta numa mescla de jogadores experientes e atletas jovens provenientes da formação, e a preferência por plantéis mais curtos e competitivos, algo que a pandemia veio desaconselhar, mas que, já a partir do chamado "mercado de inverno", se pretende retomar.
Sobre as modalidades, Rui Costa lamentou os resultados aquém das expectativas até ao momento das equipas masculinas, exceção feita à de voleibol, advertindo, no entanto, que ao assumir o cargo da Presidência fora avisado de que se perspetivava uma época difícil. Ainda assim, a mentalidade competitiva exigida é inegociável, competindo a todos os que servem o Benfica lutar pelos títulos em disputa, sendo já ponto assente que, na próxima temporada, se pretende mais e melhor investimento.
Houve também oportunidade para se abordar questões relacionadas com associativismo, infraestruturas e governance.
Sobre o associativismo, Rui Costa deu conta dos trabalhos da Comissão de Revisão dos Estatutos e frisou a independência da mesma, composta por associados identificados com diferentes sensibilidades no Clube, e, como tal, faz questão em não interferir neste processo, manifestando somente que atribui enorme relevância à limitação de mandatos. O apelo à militância associativa, em particular a afluência aos pavilhões em jogos das várias modalidades, foi também feito pelo Presidente, aproveitando para anunciar uma medida que visa aproximar os adeptos das equipas com esperados reflexos positivos no desempenho de cada uma delas, consubstanciada na possibilidade do acesso grátis aos jogos pelos associados.
Ao nível das infraestruturas, além da já anteriormente referida renovação do Estádio (numa primeira fase, ecrãs novos, os leds à volta dos anéis e as luzes em led novas; depois, sistema de som e cadeiras e, ainda em estudo, a parte exterior), Rui Costa levantou um pouco o véu do que está a ser planeado em relação à Cidade Desportiva, referindo que se quer ir além do que foi falado no passado, tornando o conceito bem mais amplo, passando de Centro de Alto Rendimento para Cidade Benfica, considerando que, a ser edificado nos moldes preconizados, se trata de um projeto único no mundo. E, a este propósito, deixou uma garantia aos benfiquistas: estes projetos são importantes, mas a prioridade será sempre desportiva.
Quanto ao governance, Rui Costa deixou claro que considera que o reforço dos mecanismos de compliance é essencial, de forma a conferir mais clareza das ações e a robustecer a confiança dos sócios na gestão do Clube e empresas participadas. Está a decorrer uma auditoria forense e aguarda-se por desenvolvimentos na investigação do Ministério Público quanto a processos do conhecimento público, com a total colaboração do Clube e o desejo de celeridade quanto à atuação das autoridades competentes.
Rui Costa fez ainda um apelo aos adeptos quanto à união no seio do Clube. Relembrou que há muito por disputar na presente temporada e que as nossas equipas necessitam da onda vermelha para conquistarem os títulos tão desejados por todos nós.
Estes foram alguns dos temas abordados ao longo dos cerca de 90 minutos de duração da entrevista, mas houve mais. Para ver ou rever!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!