Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Futebol para todos!


"Na verdade, o grande jogo, batizado na língua inglesa como football, desenvolveu-se no devir dos tempos em muitas latitudes diferentes, baseado na competição de grupos pela posse de uma bola e na conquista de posições ou alvos. Foi assim em diferentes tempos e culturas, até que, durante a afirmação plena da economia industrial, as elites educadas inglesas inventaram as regras modernas, e estas foram sendo importadas um pouco por todo o lado por imitação do império inglês, que era hegemónico e o principal modelo desenvolvimento ocidental. Globalizou-se então o jogo, e não tardou a organização de estruturas associativas e federativas de níveis sucessivamente alargados, do regional ao continental e mundial. À medida que se acentua a globalização, acentuou-se a vivência social de futebol encurtam-se as distâncias em relação à vida dos clubes e, sobretudo, em relação aos jogadores.
O futebol é hoje, sem sombra de dúvida, o jogo mais popular e transversal da humanidade.
Ele é intrinsecamente democrático, nivelador das pessoas independentemente da sua condição, aproxima os diferentes e valoriza todo(a)s a cada um(a) de nós.
Mas só quando se dissiparem todas as desigualdade que ainda persistem na sua prática será verdadeiramente inclusivo e justo. O mesmo será dizer quando as mulheres, os cidadãos portadores de deficiência, os idosos e outros tradicionalmente arrecadados da sua prática passarem das bancadas, ou do sofá, para os relvados.
Na verdade, a paixão do futebol é património de todos, e a sua prática e fruição plena são um direito universal! O futebol é de todos e tem de ser para todos. É o que pensam os promotores do curso Football dor All, e é isso que procuramos, também, fazer na Fundação Benfica."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!