Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Semanada...


"1. A Cláusula de Tiago Dantas. Esta semana Luís Filipe Vieira divulgou as duas mensagens que Tiago Dantas alegadamente lhe enviou antes e depois do empréstimo para o Bayern Munich estar fechado. Notei algumas semelhanças no discurso do Tiago Dantas com o Manifesto de Luís Filipe Vieira - certamente foi coincidência. O Tiago Dantas querer sair para o Bayern, não espanta ninguém. Aliás, a partir do momento que assinámos com o Jorge Jesus, já sabíamos que o projecto da formação ia entrar numa pausa. No entanto, também consigo constatar a diferença de atitude do Presidente do Benfica e do Presidente do Sporting. O Bruno Fernandes também quis sair três janelas de transferências consecutivas e acabou por ficar até que pagassem o que o Sporting queria. No Benfica é só pedir para sair que saem logo. O mais escandaloso é mesmo a opção de compra de sete milhões e meio de euros. Já todos os jornais confirmaram a existência de tal cláusula - não deixa de ser caricato que LFV tenha mostrado mais cedo as mensagens que Tiago Dantas alegadamente lhe enviou do que a opção do Bayern sobre o jogador. Não se entende o porquê de uma opção tão baixa. O Fábio Silva foi vendido por quarenta milhões de euros. O Vitinha foi emprestado com opção de vinte milhões de euros. O Tiago Dantas não é inferior em nada a qualquer um destes dois jogadores. Este negócio cheira a podre. Alguém ficou a ganhar (ou vai ganhar) muito dinheiro e não foi o Benfica. Para aqueles que dizem que o Tiago Dantas era um suplente da equipa, por favor, informem-se. Tiago Dantas não só era o capitão de equipa como na última época foi o jogador mais utilizado da equipa B.
2. Movimento Servir o Benfica apoia João Noronha Lopes. O Movimento “Servir o Benfica” - cujo o programa foi analisado aqui na página e era bom - uniu-se à lista “A Glória é Agora”. É uma boa notícia para a oposição. O Movimento “Servir o Benfica” parecia-me ser a terceira/quarta lista mais bem posicionada. A lista de João Noronha Lopes parece-me ser uma das duas listas mais fortes. Nesta união, o candidato do Movimento “Servir o Benfica”, Francisco Benitez, tornou-se o candidato a Presidente da Mesa da Assembleia da lista “A Glória é Agora”, o que também me pareceu uma decisão bastante boa, visto que a sua postura ao longo da candidatura tem sido sempre de um grande benfiquismo e muita humildade, algo que tem feito falta nas Assembleias Gerais.
3. A Lista de Bruno Costa Carvalho vai mesmo a Eleições. Numa entrevista ao “Benfica Independente”, Bruno Costa Carvalho clarificou que se a sua lista não for aceite por ele não ter os vinte e cinco anos de filiação, uma pessoa da sua lista irá assumir a posição de candidato a Presidente do SL Benfica e Bruno Costa Carvalho vai na lista como vice-presidente. Em caso de vitória essa pessoa ficaria como Presidente do clube e Bruno Costa Carvalho ficaria como o Presidente da SAD. É uma boa maneira de contornar uns estatutos que neste assunto não fazem muito sentido.
4. Rui Costa Abdica de Salário. Ao que parece, Rui Costa vai passar para vice-presidente do Benfica, caso a lista de Luís Filipe Vieira vença, e vai abdicar do seu salário como administrador da SAD. Eu acho esta notícia bastante perigosa, pois cria a ilusão que os dirigentes do Benfica não devem ser pagos. Os dirigentes do Benfica têm de ser pagos. Achar que não é suposto serem pagos, mas depois podem ter setecentos milhões de euros em dívidas a bancos é que é errado. As pessoas não vivem do ar e os dirigentes do Benfica tomam decisões muito importantes. O salário tem que ser um reflexo das decisões que tomam e é até uma maneira de atrair talento. Se não recebem salário depois podem ir buscar dinheiro de outra maneira e não tomar as decisões que são melhores para o clube mas sim para as suas carteiras.
5. Sistema com Três Centrais. Jorge Jesus já o disse por uma vez e o Benfica tem neste momento cinco centrais, sendo que ainda se fala da hipótese de em Janeiro recebermos mais outro central. Isto pode ser um indicador de um sistema com três centrais. Este sistema tem vindo a conquistar o mundo do futebol. Cada vez mais equipas adoptam sistemas assim. O melhor 3-4-2-1 que vi até agora é o da Atalanta. Há também quem jogue em 3-5-2. Caso o Benfica avance de facto para um sistema assim, acredito que a vítima acabe por ser o André Almeida, com Rafa ou Diogo Gonçalves a ficarem encarregados pela ala direita. Acho no entanto que é pouco provável que acabemos por só usar este sistema, porque não me parece ajustar-se muito ao Everton que é talvez o nosso jogador mais talentoso neste momento.
6. A “Sondagem” da CMTV. A CMTV anunciou uma “sondagem” onde 53.4% das pessoas achava que o candidato com melhores condições para vencer as eleições era Luís Filipe Vieira. Esta “sondagem” parecia logo algo estranha porque a segunda resposta com maior percentagem de escolha era “Não Sabe/Não Responde”. O problema estava nas entrelinhas. Primeiro, a pergunta a que as pessoas responderam na “sondagem” era “Qual o candidato que tem melhores condições para vencer as Eleições?” e não “Qual o candidato em quem vai votar?”. E segundo, no canto superior da emissão apareceu uma mensagem que dizia que as pessoas que responderam à “sondagem” foram escolhidas através da geração aleatória de números de telefone. Isto quer dizer que não só quem votou nesta “sondagem” não tinha que ser sócio do Benfica, como nem sequer foi controlado se eram benfiquistas ou não. Foi também divulgado as características demográficas da amostra populacional desta “sondagem” e deu para perceber que a moda (o grupo mais representado) eram senhoras com mais de 55 anos, o que explica bem porque é que 36.9% das pessoas responderam “Não Sabe/Não Responde”. Como tal, os resultados desta “sondagem” não me parecem os mais relevantes.
7. Dois Derbies nas Modalidades. Esta semana fica marcada pelo regresso do Andebol Feminino que se estreia contra o Maiastars e por dois Derbies. O Voleibol Masculino e o Hóquei Feminino vão ambos a Alvalade. Ambos os jogos devem ser relativamente equilibrados, principalmente o do Voleibol. Na Supertaça jogámos contra o Sporting na semana passada e ficou claro que vai ser um Campeonato mais equilibrado do que o da última época. O Sporting tem um oposto de grande qualidade."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!