Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Processos ganhos

"Foram divulgadas, ontem, duas decisões de tribunais favoráveis ao SL Benfica, ambas relacionadas com castigos aplicados devido a alegado apoio a grupos organizados de adeptos.
Sobre a interdição, de cinco jogos, do Estádio da Luz, por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu revogar essa decisão. Foi considerado que a norma regulamentar não poderia ser aplicada neste caso, concluindo-se que "a FPF não tem competência legal para aplicação de sanções relacionadas com a concessão de apoios a grupos organizados de adeptos que não estejam registados junto do IPDJ, na medida em que tal competência é exclusiva do IPDJ".
Por outras palavras, de acordo com o TAD, "a decisão da FPF está, pois, inquinada por um vício de incompetência absoluta e, como tal, é nula". O TAD acrescenta ainda no seu acórdão que "não foi dado como provado que se tenha registado qualquer consequência negativa da utilização do material coreográfico pelas 'claques'".
A outra decisão coube ao Tribunal da Relação de Lisboa, em que, dada razão ao SL Benfica, considerou-se improcedente o recurso do Ministério Público da decisão que, em primeira instância, já absolvera o Clube do castigo de um jogo à porta fechada e multa imposto pelo IPDJ por alegado apoio ilegal a grupos organizados de adeptos.
Com este despacho, o Tribunal da Relação reitera a legalidade dos procedimentos do SL Benfica, sendo os mesmos conformes aos imperativos e às necessidades de segurança para um espectáculo desportivo, como é o caso de um jogo de futebol, e alinhados com as exigências de uma boa organização deste tipo de eventos.
Ademais, deu-se por provado que qualquer adepto, ainda que não inserido em grupos organizados, pode requerer autorização para entrada no Estádio com o mesmo tipo de material que o fazem os adeptos que se identificam com os Diabos Vermelhos ou os No Name Boys.
Reconhecendo que ambas as decisões foram alvo de notícia por parte da generalidade da comunicação social, o contraste do destaque dado comparativamente às primeiras acusações merece uma reflexão de todos.
Aí o alarido foi enorme, com primeiras páginas e aberturas de telejornais, contribuindo, então, para adensar um clima de suspeição despropositado, conforme as mais recentes decisões o demonstram.
A luta por audiências e leitores não pode justificar tudo!
É evidente que a ampliação desmesurada do anúncio de investigações, e até mesmo acusações, serve certos interesses, atropelando-se valores inalienáveis como, entre outros, a presunção de inocência, e promovendo-se julgamentos na praça pública. E este flagelo torna-se ainda mais evidente quando as decisões dos tribunais são favoráveis aos visados, não havendo semelhante divulgação, no espaço público, das mesmas.
Congratulamo-nos por estas duas decisões. Por muito empenho dos acusadores, que o houve, por muito entusiasmo dos detractores, que foi notório, e por muita insistência de alguma comunicação social, que a deveria envergonhar, ficou provado, mais uma vez, que o SL Benfica age de acordo com a lei."

11 comentários:

  1. De Odisseias a Seferovic e a Lage, ou o recado necessário a uma equipa
    Já está. Aconteceu o que prevíamos quando começaram a descambar: entregaram um campeonato que era canja.
    Não sei se estão desgostosos ou, pelo menos, a sentir um nico de tristeza pelo insucesso. Do que tenho a certeza é do sentimento dos milhões de adeptos benfiquistas espalhados por Portugal e pelo mundo. Porque sei como me sinto: uma mágoa imensa, uma tremenda desilusão, uma raiva surda. Uma raiva que tem como primeiríssimo alvo os erros próprios, mas que também é dirigida às muitas manhas, velhacarias e traições que nos atingem do exterior. Uns e outras fizeram-nos perder o 38º campeonato, que nos tinham prometido, que merecíamos e vocês tiveram nas mãos e ofereceram a rivais que nos têm como inimigos a abater, a humilhar, a achincalhar.
    Inacreditável, surrealista como perdemos este campeonato. Não concordam? O que é que vos aconteceu, jogadores bem pagos, a quem não faltam condições, apoiados e mimalhados como bebés? Onde é que fica o vosso brio de profissionais? Este insucesso ficará registado para sempre como uma das páginas mais negras da História do clube. Mas também manchará, indelevelmente, e para a eternidade, a vossa carreira, fiquem sabendo.
    Eu sei: Lage nem é o que talvez pense que é, nem o que chegámos a pensar que ele seria. Equivocou-se muitas vezes, errou, não foi capaz de dar a volta, não soube impor-se e liderar quando mais era necessário. Mas ouçam lá: não foi o Lage que falhou passes, nem penáltis, nem livres, nem cantos, nem golos de baliza aberta ou à frente do guarda-redes; não foi ele que cometeu erros de amador na defesa; não era a ele que competia correr, estar concentrado nas vossas tarefas, jogar com vontade e alegria e responsabilidade e chama imensa, ser pressionante, intenso e agressivo, raçudo e solidário com os companheiros dentro de campo, suar a camisola até ao último pingo de suor, dar tudo, tudo para ganhar. Quem esteve em campo foram vocês. E falharam. Porquê? Pergunto porque merecemos respostas.

    ResponderEliminar
  2. Continuação:
    Atrevo-me a pensar que a maior parte de vocês desconhece a grandeza do Sport Lisboa e Benfica. E a exigência que é jogar neste Glorioso clube, onde jogaram guarda-redes, defesas, médios e avançados do melhor que já houve no mundo e que jamais, passem as gerações que passarem, serão esquecidos. Os adeptos do Benfica têm-nos a todos no coração, pelas alegrias que nos deram, pela classe e competência e denodo e honradez com que nos presenteavam em cada jogo. Neste clube, quem cumpre com honestidade é idolatrado e ficará eternamente nos anais e no coração dos adeptos; quem não o faz é atirado para o caixote do esquecimento, quando não para a baixeza do escárnio. Somos os adeptos mais exigentes do mundo, queremos que os nossos atletas, de todas as modalidades, ganhem todos os jogos e todas as competições. TODOS e TODAS! Quem não entender tudo isto não serve para jogar no SLB, está cá a mais. Não é qualquer chuta-bolas ou arremedo de atleta que poderá servir no Benfica.
    Agora, o que exigimos é que sejam homenzinhos para o que falta. Sejam dignos da camisola que vestem, das condições que vos dão e do que vos pagam, e da grandiosa História do clube. Cumpram a vossa obrigação: ganhem os dois jogos da Liga, conquistem a Taça de Portugal, e reparem a burrada que fizeram, ganhando os jogos que permitam entramos na Liga dos Campeões. E não se admirem, aqueles que não cumpriram, se os adeptos e sócios exigirem que saiam enxotados do clube.
    Finalmente, parabenizar quem ajudou o clube da fruta a ganhar este campeonato:
    Parabéns ao senhor Luís Filipe Vieira, à direção e a toda a «estrutura»;
    Parabéns aos jogadores do Benfica e à respetiva equipa técnica;
    Parabéns ao Conselho de Arbitragem;
    Parabéns aos senhores Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Vasco Santos, Hugo Miguel, Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins, Carlos Xistra (não há espaço para os tantos que ainda faltam)…
    Parabéns à comunicação social que temos, a todos os jornalistas, à cambada inimiga do Benfica e ao complô anti-Benfica criteriosa e miseravelmente instalado na sociedade portuguesa.

    ResponderEliminar
  3. "Finalmente, parabenizar quem ajudou o clube da fruta a ganhar este campeonato...
    Ó nau catrineta já agora põe o nome aí de quem ajudou o clube da fruta a ganhar que a gente agradece.
    1 taça dos campeoes
    1 liga dos campeoes
    1 supertaça europeia
    2 taças intercontinentais
    1 taça UEFA
    1 liga Europa
    1 liga Europa Youth

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Sem a fruta para dormir, nada disto tinha acontecido. Nem estaria a acontecer. Quem tem ofertas de juízes da casa, semanalmente comprovadas, e porque não quer,aceita, juízes de fora, sabe muito bem porque assim procede. E sabe que assim vai continuar a ganhar. O jogo do dragão que que virou o campeonato é só mais um exemplo.
      Se cá dentro não tivessem ganho, já nada disso teria acontecido. Como cá dentro houve batota, tudo isso foi conseguido com base fraudulenta.
      Tão simples quanto os campeonatos se continuarem a comprar no supermercado, ou versão moderna na pastelaria.

      Eliminar
    2. oa anónimos sao tao cobardes, como o papa de Palermo o tal dos concelhos matrimoniais na dita casa da Madalena com a sacristam carolina, dito isto, nós sabemos como ganharam alguns títulos alem fronteiras, um deles foi comprado no super mercado, o maior roubo que tenho memória, vai te catar todos os títulos cá como lá sao todos com muita batota, por isso foram condenados por praticas de CORRUPÇÃO, vai te esconder pois deves ter muita vergonha ou nenhuma, lembraste da ram e do escropiao, pois vos sois como ele esta lhe no sangue.

      Eliminar
  4. Quer ver, o anónimo das 18:31, que não foi ajudado pelos árbitros «da corda»? Estranho que não tenha escrito nada sobre o Apito Dourado e as pérolas que são aquelas conversas ao telefone.
    Quanto aos troféus internacionais, muitas vozes se levantaram a falar de uma certa marisqueira e de árbitros atirados à lagosta como gato a bofe. E até um certo Alex Ferguson (quem será, um borra-botas qualquer, um maldizente militante?) um dia falou do clube (da fruta) que comprava títulos.

    ResponderEliminar
  5. Os fruteiros nem com o campeonato ganho com as xistralhadas habituais conseguem largar o Benfica. Os complexados do costume.

    ResponderEliminar
  6. "E até um certo Alex Ferguson (quem será, um borra-botas qualquer, um maldizente militante?) um dia falou do clube (da fruta) que comprava títulos."
    Alex Fergusson o tal que antes de ser treinador do Manchester United foi treinador de uma equipa escocesa chamada Aberdeen que em 1983 ganhou a taça das taças ao Real Madrid e que em 1984 foi eliminado na mesma competição nas meias-finais pelo F.C.Porto de Pedroto e que ficou com uma azia tão grande por ter sido eliminado que sempre procurava desvalorizar o F.C.Porto.
    Já entendeste a historia do supermercado ou é preciso fazer-te um esquema?
    https://torredebabel.blogs.sapo.pt/historia-e-palmares-do-aberdeen-85696

    ResponderEliminar
  7. "vai te catar todos os títulos cá como lá sao todos com muita batota, por isso foram condenados por praticas de CORRUPÇÃO, vai te esconder pois deves ter muita vergonha ou nenhuma, lembraste da ram e do escropiao, pois vos sois como ele esta lhe no sangue."
    Se vais por aí também vou dizer que os titulos do Benfica cá como lá foram conquistados com batota basta ver como foi o escandalo Calabote no campeonato de 1959: marcar penalties inexistentes, dar aquele desconto de tempo infinito para o Benfica marcar mais golos, o treinador da CUF ter de susbstituir o guarda-redes porque naquele dia aquela criatura estava a ter uma tarde muito desastrada na baliza e o mais inacreditavel e escandaloso de tudo foi o treinador adjunto do Benfica estar naquela tarde no banco de suplentes do Torreense a orientar aquela equipa contra o Porto.
    Também temos a historia das mulheres que amaram Howard King, e por incrivel que pareça essa historia foi publicada na Bola.
    E para não falar nos emails, na toupeira, no lex, nos vouchers, no saco azul e mais coisas escabrosas que ainda estão em investigação.

    ResponderEliminar
  8. "O jogo do dragão que que virou o campeonato é só mais um exemplo."
    Rapaz não dizes coisa com coisa, então o Porto ganhou nos 4 classicos ao Benfica e Sporting neste campeonato e vens falar isso? Só revelas mau perder e azia.

    ResponderEliminar
  9. "E até um certo Alex Ferguson (quem será, um borra-botas qualquer, um maldizente militante?) um dia falou do clube (da fruta) que comprava títulos."
    Tu só deves conhecer o Alex Fergusson como treinador do Manchester United mas antes disso ele foi treinador de um clube da Escocia chamado Aberdeen que em 1983 ganhou a final da taças das taças contra o Real Madrid. Em 1984 esse mesmo Aberdeen de Alex Ferguson ia embalado para ganhar novamente a taça das taças pois nas meias-finais encontrou um clube desconhecido chamado F.C.Porto e pensou que aquilo eram favas contadas e que já tinha a final assegurada. Só que o F.C.Porto eliminou o Aberdeen nessa meia final(ganhou 1-0 nas Antas com golo de Gomes e ganhou 1-0 em Aberden com um grande golo de vermelhinho no meio do nevoeiro cerrado) e o Alex Ferguson ficou com uma azia tão monumental que nunca perdoou que um desconhecido F.C.Porto lhe tivesse ganho, considerou isso um ultraje.
    Acho que já não é preciso fazer um esquema para explicar essas declaracoes do Fergusson sobre o supermecado pois não?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!