Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Um Vieirista e um Abutre à conversa

"Numa tasca qualquer no Portugal profundo, dois Benfiquistas debatem a actualidade do clube. Um é claramente apoiante do presidente atual ("Bah, não passa é de um Vieirista..."), o outro desespera por uma alternativa ("Bah, não passa é de um Abutre..."):
Vieirista: "Olha quem é ele...já me vens azucrinar a cabeça outra vez? Aposto que até festejaste o golo do Famalicão!"
Abutre: "Oh amigo...eu já nem festejo nem deprimo. Desta equipa já não espero nada e espero tudo ao mesmo tempo. Só quero que cheguem as eleições em Outubro..."
V: "Pronto. Já cá faltava. O objectivo é só esse, não é? Tirar de lá o melhor presidente da História do Benfica."
A: "Epá...assim até me engasgo com a mini! Meu rico Borges Coutinho. O melhor presidente que vai perder 10 campeonatos em 17 para o Porto? Ou é o melhor presidente a colocar o nome do Benfica nas ruas da amargura, envolvido constantemente em polémicas e casos de tribunais?"
V: "Isso acontece porque o querem tirar de lá à força toda! Quando o Benfica não ganhava campeonatos, os nossos rivais gozavam a dizer que o queriam lá muitos anos. E agora atacam-no de todos os lados? Por alguma coisa será. Ganhaste 5 campeonatos nos últimos 6 anos, já para não falar no campeonato da credibilidade..."
A: "Mas quais credibilidade? A bem do Benfica, só espero que tudo o que se diz seja mentira. E se for, que medalha é essa da "credibilidade"? Ser honesto no Benfica é uma obrigação e não algo que deva ser elogiado."
V: "Pois é...mas vocês esquecem-se que já lá tivemos um ladrão, que deixou o Benfica só com as pedras da calçada. Entretanto, surgiu alguém que avançou para um estádio, um centro de estágio, um canal de televisão, recuperou o clube financeiramente e vai com quase 20 troféus conquistados."
A: "Eu nunca disse que ele não tem os seus méritos! Mas achas que é o único que conseguiria isso? O Porto e o Sporting também têm estádio, centro de estágio, televisão, etc. Mas há uma hegemonia desportiva que tarda em ser alcançada e se calhar fazia bem ao clube mudar em nome da democracia, não?".
V: "Pinto da Costa está lá há quase 40 anos e os portistas não se queixam. Então mas se o que Vieira fez é fácil, onde está a oposição? Vais votar no Rui Gomes da Silva que até há bem pouco tempo estava lá dentro, presume-se que a concordar com o rumo seguido?"
A: "Pois, não sei. Ainda não me decidi. Continuo à espera de um D. Sebastião que me faça acreditar que não é preciso manhosos no futebol Português e que o Benfica tem dimensão suficiente para ter equipas de futebol tão melhores que os outros, que não precise de esquemas nenhuns."
V: "Não te deixes levar pela conversa dos outros! Nada está provado. Mas também não podes ser lírico, Portugal é o país da cunha, do conhecer a pessoa certa. Como dizia o outro "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Precisas sempre de alguém assim...ou então terás o que tiveste nos anos 90. Um Benfica anjinho e manietado."
A: "Pois, não sei. Estou muito desiludido com isto tudo. O que queria mesmo é que não tivéssemos desperdiçado este campeonato e não estivéssemos a oferecer dois títulos em três anos numa bandeja a um Porto intervencionado pela UEFA..."
V: "Estão intervencionados, mas continuam a gastar muito dinheiro. Tem calma, que eles hão-de cair. O Benfica está numa situação financeira muito mais invejável e mais tarde ou mais cedo isso há-de passar factura."
A: "Epá, com tantas abébias que lhes estamos a dar, qualquer dia recuperam e depois arrependemo-nos profundamente destes anos em que os tivemos à nossa mercê."
V: "Tem calma, que o Presi agora vai buscar o Jesus e vai voltar a nota artística!"
A: "Quem te viu e quem te vê em relação ao Jesus! Mas vê bem o desespero: há 5 anos o Vieira deu-lhe um pontapé no traseiro porque era para apostar na formação e agora já o quer de volta. Enfim. Olha...sabes do que tenho saudades? É da antiga Luz! Do Paneira, do Magnusson, do Isaías, daquele 3º anel cheio de bandeiras, da vénia, dos 120.000 a bater com os pés no chão para assustar os outros. Sinto saudades desse Benfica puro e belo."
V: "A nostalgia pinta tudo mais bonito do que era realmente. Não podes desistir do Benfica pá! Continua a ser a mais bela ideia criada, uma frente Popular que nasceu para ser o maior clube Português e o elo de ligação de milhões de pessoas em todo o mundo.
A: "Apesar de Vieirista, agora falaste bem. Mesmo com todas as minis que já levas em cima ahah. É isso: não desistir do Benfica. Se não desistimos no Vietname, não é agora que o vamos fazer. Sabes que amo o Benfica. E se critico é porque quero o melhor para ele. E porque sinto que o actual está muito longe do potencial e da beleza que devia ter.
V: "Percebo. Lá chegaremos. No entretanto, logo à noite vens cá ver o jogo?"
A: "Claro. Se o Seferovic marcar um golo pago uma rodada à malta toda!"
V: "Ah valente!""

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!