Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Aposta consolidada

"O Sport Lisboa e Benfica não se tem limitado a acompanhar a importância crescente, a nível mundial, da vertente feminina do desporto, estabelecendo-se, antes, como um promotor dedicado e entusiasta da igualdade de género em Portugal.
Esta postura repercute-se na participação cada vez maior de mulheres nas actividades do Clube, seja como atletas, treinadoras ou dirigentes nas muitas equipas de diversos escalões e modalidades, seja pela relevância crescente nos recursos humanos, ou simplesmente por se ter assistido a um incremento significativo do número de associadas benfiquistas, assim como de detentoras de Red Pass.
O Benfica nunca, ao longo da sua história, menorizou o papel das mulheres no desporto. Desde cedo teve equipas femininas, garantindo condições para que a prática desportiva fosse universal. Foram muitas as atletas que se destacaram ao longo de décadas, o que é facilmente constatável quando se visita o nosso extraordinário Museu. As Marias, no voleibol, Leonor Cadillon, no ténis de mesa, ou Edite Cruz, na patinagem, são, talvez, os nomes mais evidenciados.
No final do século passado houve um certo afastamento desta tradição benfiquista, mas o reencontro com esta matriz tem sido uma marca indelével do benfiquismo nos últimos dez/quinze anos.
Retomou pela aposta ocasional numa ou noutra modalidade (por exemplo o râguebi) e pela contratação de atletas de eleição em desportos individuais, através do projecto olímpico, sendo que Vanessa Fernandes e Telma Monteiro rapidamente se tornaram referências do Clube.
Desde então o Benfica é o clube que mais se tem notabilizado na promoção do desporto, no feminino, em Portugal. A abrangência da intervenção benfiquista neste domínio não encontra paralelo no presente ou no passado. Contamos com equipas em muitas modalidades, incluindo os vários escalões da formação, com retorno desportivo assinalável.
Somos hegemónicos no hóquei em patins e no futsal; estreámo-nos, no futebol, com a conquista de todos os títulos possíveis, incluindo a Taça de Portugal; conseguimos o primeiro título, ao mais alto nível, da nossa história no basquetebol; dominámos a temporada passada no polo aquático; e vimos o regresso das nossas cores no andebol e voleibol, ambicionando chegar rapidamente ao trilho do sucesso. Continuamos a contar com o contributo de muitas atletas nos desportos individuais, algumas delas medalhadas em competições internacionais, e persistimos na manutenção de modalidades sem cariz competitivo, mas que fomentam significativamente a prática de desporto.
Este é um projecto sustentável, que acompanha os tempos e a evolução do desporto a nível mundial, e dignifica e engrandece a instituição. Estamos na vanguarda do desporto em Portugal, incluindo na vertente feminina, o que se constitui como motivo de orgulho para todos nós e, principalmente, reforça a ambição de querermos sempre mais, em todas as vertentes do desporto, para honra e glória do Sport Lisboa e Benfica.

P.S.: Hoje, pelas 16h30, serão anunciados os resultados do lançamento, pela Benfica, SAD, do empréstimo obrigacionista 2020-23, cuja subscrição terminou na passada sexta-feira."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!