Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de maio de 2020

Futsal 2019/20

"A época de Futsal terminou e é altura de fazer uma introspecção à temporada que passou.
Depois da vitória no Campeonato de 2018-19, o Benfica partia para esta temporada com a expectativa de vencer o primeiro bicampeonato do clube em mais de 10 anos. O plantel sofreu uns ajustes mínimos, mas acabou por ser menos forte do que o plantel da temporada passada. Algo que também aconteceu no nosso principal rival, o Sporting. Saíram Cristiano Marques, Marc Tolrà, Silvestre Ferreira e Raúl Campos (os dois jovens portugueses saíram por empréstimo). Para os seus lugares chegaram André Sousa, Fernando Drasler, Célio Coque e já a meio da temporada, Jacaré regressou do empréstimo ao Azeméis.
A linha de pensamento parece-me ter-se focado em (1) melhorar as alternativas para a baliza - apesar do Cristiano ter assumido bem a equipa nos últimos anos, o André Sousa é o guarda-redes da Seleção; (2) trocar Marc Tolrà, que ainda tinha contrato, mas quis sair; (3) visto que o sétimo estrangeiro mal foi utilizado - em Portugal só podem estar 5 estrangeiros na convocatória - , podemos baixar o número de estrangeiros tirando o Raul Campos e a meio a época chamar o Jacaré de volta porque a partir de Janeiro o jovem brasileiro conta como um jogador formado localmente. Facto é que nem tudo saiu como a equipa técnica do Benfica esperava.
O Benfica até fez uma pré-época interessante onde batemos o Inter Movistar por 5-0 e o Kairat por 3-1 na International Masters Cup. Mas quando a época começou, começaram os desastres. Com André Sousa a titular na baliza e sem Roncaglio - que ficou como 6º estrangeiro e foi para a bancada - o Benfica começa a época com um humilhante 6-2 contra o Sporting na Supertaça. Jogo em que o André Sousa não esteve propriamente espetacular. Logo a seguir na primeira jornada do Campeonato empatámos fora contra o Eléctrico por 3-3. A equipa eventualmente assentou, venceu o Sporting à 4º jornada e acabou por saltar para primeiro lugar, que acabaríamos por perder na segunda volta de novo contra o Sporting no João Rocha. Vencemos a Taça da Liga, batendo o Sporting na final por 5-4 e fomos eliminados pelo Sporting na Taça de Portugal no último jogo da época numa derrota por 5-3. Em suma, em cinco jogos contra o Sporting, perdemos três e vencemos dois. Estava tudo muito equilibrado.
Na Europa, vencemos o nosso grupo no Main Round com uma vitória sobre o Araz Naxçivan, outra vitória sobre o Halle-Gooik e um empate contra o Kherson. Na Ronda de Elite foi um desastre completo com lesões e castigos à mistura. Perdemos contra o Pesaro e contra o ElPozo e acabámos por vencer o Kairat já no último jogo. Não deixámos uma boa imagem.
Fernandinho foi o nosso melhor marcador com 31 golos ao todo (20 no Campeonato, 3º melhor da prova). Roncaglio, Robinho, André Coelho também fizeram épocas muito boas. Em especial o guarda-redes, que nos ajuda bastante nos dois lado do campo. O melhor ataque do Benfica é num 5x4 com Roncaglio na frente. Tiago Brito, Bruno Coelho, Fábio Cecílio e Rafael Hemni voltaram a mostrar que o Benfica tem uma boa base para durar vários anos. A grande desilusão da época foi Fernando Drasler que contribuiu muito pouco. Fits continua a ser um jogador que acrescenta pouco nos jogos grandes. Miguel Ângelo já está com 26 anos e continua a não mostrar o nível de um jogador de rotação que exige, como Tiago Brito ou Rafael Hemni. Afonso Jesus voltou a não assumir um lugar.
Há várias questões no plantel nesta altura. Imensos jogadores terminam contrato e ao que tudo indica vai haver saídas de peso. O objectivo no Benfica nesta modalidade deveria ser competir por títulos europeus e como podemos ver nos últimos anos, para fazer isso é preciso mais do que neste momento temos. A situação no plantel neste momento é a seguinte:
1. Guarda-redes. Diego Roncaglio é um dos que termina contrato, mas tem sido uma peça fundamental do Benfica. Tudo indica que irá renovar.. André Sousa e André Correia deverão continuar a ser as alternativas ao brasileiro.
2. Fixo. André Coelho, pelo menos antes da crise do covid-19 rebentar, estava a caminho do Barcelona. Fernando Drasler foi consistentemente o “6º estrangeiro” de Joel Rocha. Apesar de ter contrato, não parece que faça sentido que continue connosco. Fábio Cecílio deverá continuar e a ele deve juntar-se mais um estrangeiro (para o lugar de André Coelho) e Nílson Miguel, fixo do Braga e da selecção nacional (para o lugar do Fernando Drasler). Afonso Jesus e Célio Coque também devem ter um lugar na equipa
3. Alas. Bruno Coelho e Chaguinha estão a caminho de França e de Itália. Ao que tudo indica Robinho e Miguel Ângelo também terminam contrato e não se sabe para já se vão renovar. Os únicos jogadores que garantidamente vão cá estar para o ano parecem ser, para já, Tiago Brito e Rafael Hemni. Um jogador que faria sentido trazer neste sentido era o Júnior do Viseu, que foi o melhor marcador do Campeonato esta temporada e que já passou pela formação no Benfica. Tem apenas 21 anos. Mas já assinou pela Quinta dos Lombos. Saindo o Chaguinha é certo que teremos um novo estrangeiro a ala, podendo ser dois se Robinho não renovar. Para já, Hossein Tayebi, ala/pivot do Irão que levou a sua seleção a um 3º lugar no Mundial de 2016, parece posicionar-se para substituir Chaguinha. Pessoalmente - e devo confessar que o Robinho foi dos melhores jogadores que vi no Benfica - acho que não devíamos renovar com o Robinho. Na próxima temporada tem 38 anos e já percebemos que já não tem aquilo que é preciso para nos levar a um título europeu. Tem-se falado em Arthur do Barcelona para o seu lugar. Para o lugar de Bruno Coelho, Miguel Ângelo e/ou Fábio Cecílio deverão subir na hierarquia, abrindo um lugar para o regresso de Silvestre Ferreira ou Bruno Pinto. O mais provável parece-me ser Bruno Pinto que foi o 11º melhor marcador do Campeonato este ano.
4. Pivot. Fernandinho está de saída para o Kairat. Pela mesma ordem de ideias do Robinho, parece-me um jogador que faz sentido sair, apesar de continuar a ser dos jogadores com maior impacto no marcador. Para o seu lugar, ao que tudo indica, vem o pivot Russo de 24 anos Ivan Chishkala, um dos melhores jogadores russos da actualidade. Fits termina contrato, mas segundo consta deverá renovar. Eu não acho o Fits um mau jogador - já foi à selecção brasileira nos últimos anos diversas vezes - mas faz-me impressão o quão diferente ele era em Itália comparado com estes dois anos no Benfica. Falta a criatividade toda que tinha. Aqui parece um jogador que limita a jogar com o físico.O que também pode ser culpa de Joel Rocha que me parece que lhe pede outras coisas. Jacaré deverá ter um lugar assegurado no plantel.
5. Treinador. Joel Rocha é das personagens mais polarizantes no Benfica neste momento. Há quem o adore. Há quem não o possa ver à frente. Eu gosto muito de Joel Rocha. Gosto muito do trabalho dele no 5x4 quer a atacar quer a defender. Mas também consigo ver que tem tido algumas falhas graves: (1) a falta de evolução de jogadores jovens. Tanto Miguel ngelo, como Cristiano Marques, Afonso Jesus, Silvestre Ferreira, Bruno Graça, Tiaguinho ou Gonçalo Sobral, nenhum jovem se afirmou no Benfica com Joel Rocha; (2) Sistema de jogo muito desajustado ao nosso plantel. O sistema de jogo do Benfica tira muito pouco da qualidade de jogadores como o Fits, torna-nos muito dependentes de Robinho e muito previsíveis quando atacamos em 4x4; (3) As declarações de que conhecia o Drasler há dois anos e depois mal o utiliza durante a época não são nada positivas. Ainda assim, Joel Rocha será quase de certeza o treinador da próxima temporada.
Plantel ainda está longe de estar definido, mas até agora parece-me que o racional por de trás faz sentido. O plantel estava dependente de duas peças já com alguma idade que não sabemos ao certo quando é que os sinais da idade iriam aparecer, mas é sempre melhor não arriscar. Tanto Tayebi como Chishkala são dois jogadores que podem explodir na nossa Liga. Se conseguirmos trocar Drasler por um fixo mais seguro, acho que o nosso plantel vai ter mais soluções e maiores hipótese de sucesso. O Sporting para já também parece que vai ter muitas mudanças. Deo, Leo e Alex, pelo menos, parecem estar de saída e há rumores de que mais gente poderá seguir."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!