Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Vermelhão: regresso às goleadas...

Braga 0 - 4 Benfica


Esta semana foi dolorosa, após a derrota da Luz, devíamos ter jogado logo a seguir... foram 8 dias de expectativas nem sempre positivas, mas acabou por ter um 'fim' feliz!

Ainda não 'encontrámos' a equipa ideal, mas as duas alterações introduzidas ajudaram... O Almeidinhos, deu-nos profundidade na 'direita', e maior consistência defensiva, principalmente nos duelos; o Taarabt deu-nos 'critério', criatividade, segurança nas transições ofensivas, capacidade de passe vertical... e mais importante ainda: deu imprevisibilidade à nossa construção ofensiva, em posse, ou em contra-ataque... Nem sequer se trata de uma 'crítica' ao Samaris, é simplesmente uma questão de 'parceria': aquilo que 'falta' ao Tino é passe vertical, portanto o melhor 'companheiro' terá que ser sempre alguém 'tipo' Gabriel ou Taarabt! As condições da última época, não são iguais a esta época, sem o Félix e o Jonas, que compensavam alguma falta de criatividade do meio-campo... aquilo que 'resultou' o ano passado, não quer dizer que volte a resultar este ano!!! 
Para mim, ainda falta uma 'alteração' para ficarmos com a equipa 'ideal': dupla de avançados, o Seferovic não pode continuar a ser titular...!!!
Na questão do Taarabt, a 'dúvida' não era somente do Lage, a maioria dos Benfiquistas que conheço, não confiavam na capacidade 'defensiva' do Taarabt para jogar como '8'! Tenho alguns amigos, que defendiam que jogar com Taarabt a '8' seria suicida!!! Sinceramente nunca percebi o 'medo', o homem não é um 'Fejsa', mas também não é 'parvo', tem cultura de jogo, e sabe-se 'defender'! Não pressiona no 'contacto' como o Samaris, mas sabe ocupar o 'espaço'! E hoje, num campo difícil, provavelmente contra a 3.ª melhor equipa da Liga, fora da Luz, provou que é de facto a melhor alternativa ao Gabriel... e naqueles jogos onde o Gabriel não estiver 'inspirado', o Taarabt pode perfeitamente jogar! Nos próximos meses, vamos ter dois jogos por semana, portanto precisamos mesmo de alternativas para todas as posições!!!
Na conferência de imprensa, os jornaleiros bem tentaram desvalorizar a goleada do Benfica, com o cansaço do Braga. Recordo que o Braga em Barcelos, jogou com uma equipa totalmente diferente, portanto é verdade que tiveram dois jogos  em 4 dias, com uma viagem grande pelo meio, mas foi uma série de 2 jogos, não foi uma série de 4 ou 5 jogos, em duas semanas, com o mesmo 11 titular!!!

O jogo só ficou decidido na 2.ª parte, porque o Seferovic está numa forma deplorável! O R.d.T mesmo fora de posição está de facto a 'melhorar' na capacidade de passe, mas falta-lhe 'movimentação': não 'cai' para Alas como devia, e falta-lhe capacidade de 'levar' a bola no pé, para a frente, sobre pressão, algo que por exemplo o Jota já tem...!!!
Normalmente seria o Chiquinho, mas agora temos o Jota e na minha opinião o próprio Caio tem características que encaixam perfeitamente na posição de 2.ª avançado. Sendo que o R.d.T deverá ser o nosso '9'...
Esta 'paragem' para as Selecções poderá ser o álibi ideal para fazer a alteração. A ideia que o Seferovic depois de ser o melhor marcador da época passada, tem um estatuto de intocável, é ridícula...!!! Este mês de Agosto acabou por ser um mês atípico, porque só tivemos um jogo por semana, a partir de agora, vamos jogar quase sempre duas vezes por semana, portanto, terá que haver rotação no onze... e espero que nos jogos 'importantes', esta dupla R.d.T / Seferovic não seja reeditada!!!
Não é fácil escolher o MVP desta partida, entre o Taarabt e o Tino, ambos o mereciam! Controlamos quase sempre o meio-campo, e só após o 0-4, a equipa relaxou (em demasia) e permitimos alguns remates perigosos ao Braga... A bola ao poste do Ricardo Horta, foi a excepção: uma posse de bola do Braga que nasce numa falta mal assinalada contra o Benfica!!!
O primeiro jogo do Almeida esta época, e quase não se notou... nos últimos minutos, já se notou um bocadinho! Nada contra o Nuno Tavares, que numa posição que não é a dele, deu o melhor... mas estávamos a precisar de um defesa direito que desse profundidade na direita, com o pé direito!!! O Nuno agora, só tem que se concentrar no treino e melhorar... principalmente, nos duelos defensivos, onde tem que ser mais agressivo!

A arbitragem não 'complicou' mas o corte com o braço do Novais aos 5 minutos é inacreditável: árbitro, fiscal e VAR ninguém viu?!!! Sim o VAR, porque o R.d.T ficava isolado, portanto seria Vermelho directo!!! Inacreditável...
Esta paragem das Selecções vem num bom momento: recuperação do Gabriel... e talvez do David Tavares, fecho do Mercado amanhã, e com humildade perceber que a equipa tem que melhorar!
Creio que neste momento já todos perceberam que o Leipzig será um adversário fortíssimo e infelizmente nas últimas épocas, quando começamos a Champions na Luz, temos tido a tendência de perder o jogo inaugural em casa!!! A nível interno depois da extraordinária exibição do Xistra no Dragay creio que já todos perceberam que nada mudou na arbitragem no Tugão e a roubalheira vai continuar com a força toda, portanto muita ambição e muita cabecinha é aquilo que se pode, a todos: jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos!

PS1: Parabéns à Katie Zaferes, a nossa Triatleta Norte-Americana tornou-se hoje Campeã do Mundo...

PS2: Parabéns ao nosso Edward Zakayo, que em Rabat, Marrocos, conquistou a medalha de Prata, nos Jogos Africanos, nos 5000 metros.

1 comentário:

  1. Falta ainda uma alteração. Que é a saída do Grimaldo do 11 titular. A posição do Nuno Tavares é na esquerda e duvido que enterre tanto defensivamente quanto o Grimaldo o faz.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!