Últimas indefectivações

domingo, 8 de setembro de 2019

O futuro da Champions

"Os campeonatos domésticos europeus, em especial os maiores, são os mais ameaçados pela globalização da Champions, cada vez mais a grande fonte de receitas para os principais clubes. A Associação das Ligas Europeias tem sido das maiores opositoras aos planos mais ou menos secretos para reformar a principal prova de clubes da UEFA, insistindo sempre numa melhor distribuição de receitas e na redução do peso dos coeficientes históricos, de forma a aumentar o equilíbrio interno. Esta é uma parte da história. A outra é que as próprias ligas – em especial as maiores – foram as grandes responsáveis pelo actual sistema de acesso à Champions e que garante quatro vagas automáticas a ingleses, espanhóis, alemães e italianos. O que faz com que, por exemplo, este ano, haja uma Atalanta na fase de grupos e não haja um FC Porto, equipa com um registo fabuloso na prova e com a ‘má sorte’ de nascer portuguesa, logo obrigada a duas pré-eliminatórias.
A Champions como principal campeonato europeu, um pouco à imagem da NBA no basquetebol norte-americano, é uma inevitabilidade, porque as fronteiras culturais estão cada vez mais ténues. E para os adeptos do futuro (e é preciso perceber que grande parte, se não já a maioria deles, vive fora da Europa), as rivalidades serão transnacionais."

1 comentário:

  1. Quer-me parecer e basta fazer contas, que AS RECEITAS DA TELEVISÃO ( pelo menos no Estrangeiro…), contribuem muitíssimo mais para as finanças dos clubes do que os ganhos obtidos pela participação na Champions. A adicionar aos investimentos, escandalosos, nas principais equipas Europeias, feitos por MAGNATAS MEGALÓMANOS , russos, árabes e chineses principalmente . Prova-o o facto desse "registo fabuloso" do fcp nessa prova estar longe não lher ter dado a independência financeira que a conversa do autor do "post" deixa pressupor…Parece-me que este artigo é mais sobre a questão do " haver uma Atalanta na fase de grupos e não um fcp…": talvez porque uns ganharal e outros perderam, não ??? Sergio K. deveria questionar qual tem sido a política das "autoridades"(?),FPF e Liga, na Fifa ou na UEFA, a este respeito . Não estranho esta súbita e oportuna preocupação, tirada da gaveta, apenas causada pel eliminação da equipa Nortenha. Vem demonstrar que uma grande parte da imprensa e Tv's , militam para uma mudança no Futebol Europeu , quando os interesses do fcp são postos em causa. Neste artigo não se fala de interesse comum para o Futuro das equipas Portuguesas na mais importante prova de Futebol entre Clubes Europeus. O título que convém é : " A sobrevivência da Champions Cup sem a presença do fcp."

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!