Últimas indefectivações

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Desporto global

"A globalização económica ajudou a alterar, nas últimas décadas, uma realidade que esteve estável durante muito tempo. O desporto tem vindo a ganhar cada vez mais importância na sociedade global. Hoje, em praticamente todos os locais do globo, temos notícias sobre as actividades desportivas locais, quando só eram referidos os acontecimentos de maior dimensão.
Claro que esta alteração, fruto de uma sociedade de informação, comunicação e imagem, também provoca outro tipo de problemas, nomeadamente uma dimensão superior de qualquer conflito. A resolução, ou a minimização, desses mesmos problemas tornou-se um dos grandes desafios das estruturas responsáveis pela gestão e direcção do desporto. O desporto tem que continuar a ser uma escola de valores. A sua dimensão global não pode ser utilizada para adulterar os princípios básicos que regem esta grande escola de vida.
Por outro lado, torna-se fundamental criar condições para que todos tenham oportunidades de potenciar as suas capacidades. Cada um decide qual o processo que entende mais adequado, a forma como o implementa, o modelo que pretende. Contudo, é necessário que quem dirige ajude a criar condições para o sucesso.
Nenhum de nós sabe onde nasceu, ou vai nascer, o próximo, ou próxima, praticante de nível elevado de uma qualquer modalidade. Mas todos sabemos que só com condições podemos potenciar o talento, aumentar o nível de praticantes, colocar um número maior de cidadãos a ter actividade física. Os nossos indicadores são baixos, têm que ser melhorados. Um desafio para todos nós, com responsabilidades na gestão de modalidades desportivas."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!