Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de junho de 2019

Semear ventos, colher tempestades...

"O FC Porto vai dar guarida a quem praticou diz o tribunal, uma 'deturpação selectiva dos textos' e uma 'omissão nitidamente dolosa'?

A sentença proferida na última sexta-feira, que condenou a FC Porto SAD e um funcionário ao pagamento de dois milhões de euros, mais juros, ao Benfica, representou a primeira resposta dos tribunais ao caso dos emails. Outras se seguirão. Tal como tenho feito até aqui, manter-me-ei fiel ao princípio de acreditar na Justiça, que tem tempos e modos muito próprios, que devem ser respeitados.
Não obstante, algumas coisas, relevantes, que resultaram da sentença tornada pública há três dias, merecem análise, comentário e cuidada ponderação.
A primeira, irrefutável, é a circunstância de vários emails roubados ao Benfica terem sido truncados, alterando-lhes o sentido, de forma deliberada, pensada e criminosa. Se, no entender de quem o fez, as provas contra o clube da Luz eram tão esmagadoras, porquê este comportamento?
E, a reboque desta circunstância, surge uma pergunta, inevitável, de longo alcance: O FC porto revê-se nesse comportamento, subscreve os actos de quem, segundo o juiz, praticou uma «omissão nitidamente dolosa, cirúrgica e inteligente», que «desvirtua totalmente o sentido dessa comunicação»? Porque, ainda citando o acórdão, «esta deturpação selectiva do texto é pior do que uma mentira, pois, essa é facilmente posta em causa, a deturpação é bem mais difícil de detectar e nunca porá em causa a primeira impressão já criada».
A segunda tem a ver com os limites que foram ultrapassados, o mais evidente, o da violação da privacidade das comunicações, uma das bases de confiança na vida em sociedade, seguindo-se a evidente concorrência desleal e, para  terminar, a mais soez de todas, a intrusão na vida privada, de que Domingos Soares de Oliveira e a família foram as principais vítimas. Mas será bom lembrar que há outros processos a correr, movidos por quem se sentiu ofendido, alguns deles baseados em emails adulterados, que em breve saltarão para a ribalta...
Só em nome de uma estratégia feita de desespero é possível conceber que valesse tudo, de forma tão despudorada.
Os próximos capítulos apontam para a entrada em cena da Liga de Clubes, Federação Portuguesa de Futebol, CMVM, Autoridade da Concorrência e investigação criminal, num processo multifacetado e definidor do futuro, a que a UEFA não ficará alheia...

Ás
Fernando Santos
Um nome para a história do futebol português. Os dois títulos que conquistou acabaram com o país do quase, quase em 1966, quase em 1984, quase em 2000, quase em 2004, quase em 2006, quase em 2012... Com Fernando Santos, Portugal, menos romântico e mais pragmático, inscreveu o nome entre os maiores.

Ás
Fernando Gomes
Apostou na excelência, na qualificação, na importância dos recursos humanos, e ganhou. A FPF deixou de ser o parente pobre do futebol português e passou a brilhar com luz própria, mostrando que a competência faz a diferença. As selecções de futebol são o orgulho de Portugal, falta assumir maior protagonismo no resto...

Ás
Gonçalo Guedes
O pontapé mais importante de uma carreira de que há ainda muito a esperar. Faz parte dos jovens turcos que um dia hão de pegar no testemunho entregue pela geração-Ronaldo e assumir os destinos da Selecção Nacional. Ontem, no momento-Éder que protagonizou no Dragão, não teve medo de assumir a responsabilidade.

'We Are The Champions'
Trinta e cinco meses, mesmo um dia, depois da jornada gloriosa do Stade de France, Portugal mostrou ao mundo que a conquista do Europeu não foi obra do acaso. Com uma Selecção em processo de rejuvenescimento - metade dos campeões da Liga das Nações não estiveram em França - ficam garantias de que Portugal vai permanecer entre a elite do futebol mundial. Uma palavra especial para Cristiano Ronaldo, único titular nas três finais da Selecção, de quem se espera que se mantenha de quinas ao peito pelo menos até ao Catar.

Temos todas as condições para grande Mundial
«A FPF e a RFEF vão começar o processo de análise acerca da hipótese de apresentar candidatura conjunta ao Mundial de 2030»
Comunicado FPF e RFEF
A organização Ibérica do Mundial de 2030 seria uma oportunidade fantástica de rentabilizar, modernizando equipamentos já existentes, e de dinamizar, num evento que envolve futebol e turismo, a economia de Portugal e Espanha. E se o impacto económico de seis dias de Liga das Nações, com três selecções forasteiras, foi de 150 milhões de euros...

Caricatura de França humilhada na Turquia
Campeões do Mundo e vice-campeões da Europa, os franceses fizeram figura de corpo presente na Turquia e perderam, sem apelo nem agravo, perante uma selecção que já vi melhores dias. A boa notícia é que já não basta agitar nomes e enviar as camisolas para ganhar jogos. Um aviso à navegação."

José Manuel Delgado, in A Bola

3 comentários:

  1. Sr.José Manuel Delgado...o problema "naquela casa"( expressão favorita de dois dos maiores intriguistas e palhaços do nosso Futebol: Otávio e Inácio…), nem é guardar ou não guardar o F.J.Marques. O problema é que esse crápula e falsificador de e-mails DEVERIA JÁ TER SENTIDO AS MALHAS DA LEI ABATEREM-SE SOBRE ELE, e ser banido do Futebol para sempre , pela FPF, assim como todos os que colaboraram nesta cabala contra o Benfica. Voltando ao problema do FJMarques ficar ou não ficar...deve ser para rir. Para quem teve ou tem, como colaboradores, um monte de trafulhas como o Pedroto, A.Garrido, Lourenço Pinto, Adriano Pinto, guarda Abel, Reinaldo Teles, macaco Madureira , tudo superiormente comandado pelo já decrépito "Turista de Vigo", sem esquecer as aventuras hilariantes e impunes do Apito Dourado ,( o fcp escapou milagrosamente á 2a.Divisão também com trafulhice feita na Justiça…)...portanto, escrevia eu, quem suporta este passado e presente, de CORRUPÇÃO e COAÇÃO, misturando sem vergonha ódio a Lisboa e Regionalismo fingido, que importa a esta gentalha continuar com FJMarques ??? Será apenas mais um...entre tantos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sarilhos Grandes, estar a chamar trafulhas a essa escumalha é um elogio que eu não compartilho. São criminosos, todos eles, sem excepção, culpados de múltiplos crimes! E como tal serão julgados, se não for pelos tribunais, seguramente pela História.

      Eliminar
  2. Anónimo das 18:06, compreendo perfeitamente o teu comentário. Todo o Portugal descobriu o "Apito Dourado ( o episódio dos "quinhentinhos" foi entre Reinaldo Teles e J.Guímaro, sobre um jogo da 2a. divisão…: o Guímaro foi irradiado mas o Reinaldo Teles pôde continuar como dirigente...)e soube das "aventuras do canelas"... episódio relatado cautelosamente pela imprensa; esta, detentora do troféu da COBARDIA E DA SUBSERVIÊNCIA, não consegue investigar...ou não lhe interessa fazê-lo , tudo o que são factos menos honestos relacionados com o fcp . E quem quer que seja,( eu incluído, claro…) não pode, sem provas materiais, condenar esse clube, uma vez que a Polícia e os Tribunais não o fazem ou não o querem fazer. Eles continuam a ter uma rede de interesses bem posicionada , onde não falta uma aliada componente Política, e devo confessar que este castigo pelos "mail's" divulgados, embora tenha sabido a pouco, surpreendeu-me pela positiva . Lembra-te da época passada e do interminável jogo com o Estoril, com o pagamento insólito de 700.000€ ao Estoril...de uma soma QUE NÃO APARECIA NEM NAS CONTAS DO fcp nem nas contas do Estoril. Viste alguma ação da FPF ou da Liga, pedindo um inquérito á Polícia ? NADA . Têm sido muitos anos a gozar com as Leis , e a impunidade permitida pela Polícia e pelos Tribunais da Comarca do Porto, não desaparecerá tão cedo. Penso eu.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!