Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Vermelhão: ... e o Chaves, lá se safou de levar 10 !!!

Benfica 4 - 0 Chaves


Faltava um 'autocarro' bem montado, para testar o Benfica do Lage... Creio que o resultado do teste foi claro: mesmo um Benfica sem alguns titulares, mesmo um Benfica em gestão de esforço... 'desmontou' totalmente este 'autocarro' de 'dois andares', que abdicou totalmente do ataque!!! E até com 3-0, fez anti-jogo, com medo de 'levar' 10 !!!
Mesmo sem uma 'entrada' avassaladora, o Benfica teve paciência, para dar a volta aos dois 'muros' do Chaves... Sendo o Gabriel o jogador 'chave' no esquema, com os seus passes... Suspeito que a maioria dos restantes jogos na Luz, serão parecidos com este... pois o efeito 'dezazero' do Nacional, mete 'medo'!!!
A 2.ª parte foi jogada numa forma mais 'controlada', não fomos à procura dos 'dez', mas se o Mota tivesse marcado o penalty... se calhar, a 'onda' tinha aumentado!!!
O Nacional tentou 'dividir' o jogo na Luz, o Boavista meteu um 'mini-autocarro', e até agora, de todas as mudanças introduzidas pelo Lage, as transições rápidas, eram a nossa imagem de marca, por isso mesmo, é que foi importante demonstrar que o Benfica neste momento tem capacidade para pensar o jogo, pausadamente... Porque isto de jogar a 200%, com pressão total, a todo o campo, não é possível da executar, jogo após jogo...
Mais uma vez, com o jogo 'controlado', acho que as substituições foram tardias... o Seferovic, na minha opinião devia ter saído ao intervalo... Será fundamental no próximo Sábado no antro...!!!
O MVP para o Gabriel foi justíssimo, gigante... eu continuo na 'minha': começaram a falar da convocatória dele para a Selecção Nacional... mas eu acho que só se o Tite for 'parvo' (e não me parece que seja!!!) é que  Gabriel não será convocado para a Selecção do Brasil! No ar, na relva, no passe curto, no passe longo, nas recuperações, tudo perfeito... só perto do final, 'atrapalhou-se' com a bola, e acabou por sacrificar-se com um Amarelo!!!
Tudo isto no dia que perdeu a avó...
Se houvesse um prémio para o '2.º MVP', creio que o Florentino o ganharia, facilmente! Mais um grande jogo... Neste momento, só lhe falta um bocadinho mais de confiança nos passes verticais, de resto praticamente perfeito (só errou um passe perto do fim...)! Justifica-se começar a pensar se 'merece' a titularidade, mesmo com o Samaris e o Fejsa disponíveis!!!
O melhor jogo do Rúben dos últimos tempos, muito bem a 'cobrir' as costas do Samaris... Mais um jogão do Pizzi... está com a corda toda!!! Pareceu-me que o Grimaldo 'poupou-se', não sei se aquela assistência médica, o condicionou... O Corchia entrou bem, notou-se que não quis 'arriscar' em demasia, mas praticamente não teve trabalho defensivo... O Samaris 'cumpriu', e num jogo onde o Benfica foi completamente dominador, foi importante na 'rotação' da bola...
Lá na frente, notei 'menos' intensidade no Félix e no Seferovic... mesmo assim, o Haris, está com a 'pica' toda, e nos duelos físicos nunca se encolhe... Creio que o Jonas, deveria ter sido titular, num jogo com pouco espaço, e com a equipa 'acampada' no meio-campo adversário, tinha sido o ideal, para este jogo, e já a pensar no jogo de Sábado...
Estreia de Jota na Luz... a querer mostrar 'tudo' em 10 minutos, vai ser muito útil... Gostei da atitude do Zivko, ao contrário do que tinha acontecido com o Boavista! Parece que 'mensagem' chegou ao Zivko!
Mais uma inacreditável arbitragem do Manuel Mota: o penalty do Pizzi, não pode ser uma questão de incompetência, é impossível... Só mesmo um pessoa totalmente condicionada, pode afirmar depois de ver as imagens, que não houve penalty... Mas acaba por ser o retrato da arbitragem no Tugão!!! Tomar uma decisão, 'positiva' (bem tomada!) a favor do Benfica: nunca!!! Pode ser 'fatal' na carreira, nenhum arrisca tal heresia!!!
Mas os erros foram muito mais... praticamente todas as decisões foram enviesadas, com o tal 'medo' de poder de forma directa ou indirecta 'beneficiar' o Benfica!!!
Com o regresso do Ferro e do Almeida, creio que temos o 11 para o antro da Corrupção... a dúvida será mesmo o Florentino! Será que o puto 'tira' o lugar ao Samaris?! Pessoalmente, acho que o Florentino ficará 'guardado' para Zagreb... Creio que o argumento da 'experiência' vai pesar na decisão do Lage! Com uma dupla de Centrais sub-23, com o Félix lá na frente... a equipa precisa de 'vozes' fortes... e o Samaris em jogos idênticos no passado, provou ser muitas vezes o Capitão, mesmo sem ter a braçadeira...!!!
Analisando os nossos últimos jogos, e percebendo que os Corruptos andam a tentar recuperar lesionados 'à pressa' para o nosso jogo, temos tudo para vencer no antro... Mas tal como na Meia-final da Taça da Liga em Braga, o jogo poderá ser decidido pelos apitadeiros (no campo ou no VAR)! Além de penalty's e afins, o jogo será decidido na pressão na recuperação de bola, os Corruptos jornada após jornada estão imunes a faltas ou cartões nessas situações... nas nossas visitas ao antro, é habitual ver os nossos jogadores serem 'varridos' pela raiz, sem consequências... Hoje o Lage, deu a 'ideia' que o Benfica vai jogar ao antro, a tentar sair a jogar com a bola no pé, desde a nossa área...! Muito sinceramente, espero que não... espero que o Lage só o tinha dito, para 'enganar' o outro lado!!!

4 comentários:

  1. Não vejo problema nenhum de sair a jogar quando for necessário. Até porque se há plantel que tenha qualidade para o fazer perante um Porto que espuma na pressão, esse plantel é o do Benfica.

    Esta semana é ótima para obLge conseguir treinar as saídas de bola na 1ª fase de construção, o ataque posicional, a transição defensiva e as bolas paradas. Tudo o resto não é muito necessário.

    ResponderEliminar
  2. Se não formos muito roubados venceremos!
    Carrega BENFICA!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Abidos,

    Como sabes prezo bastante as tuas análises dos jogos do Benfica (incluindo modalidades), e confio quase a 100% nas análises que fazes.
    Esta crónica é mais uma prova disso. Análise quase perfeita do jogo.
    No início da crónica fiquei na dúvida quando escreveste Benfica sem alguns titulares. De facto, é como dizes mais à frente. Os unicos titulares que faltaram foi o Ferro e o Almeida. E mesmo o Andrezinho vai ter que dar corda aos sapatos porque o Corchia está mesmo com vontade de agarrar a oportunidade (fiquei na bancada Btv e acompanhei sempre a sua performance na primeira parte). Esteve sempre muito certo quer a atacar que a defender, e principalmente nas transições.
    O Florentino acho que já não sai de titular. O Samaris fez um jogão, e foi uma decisão corretissima do Lage a sua inclusão na equipa a central, mas o Florentino jogo de uma forma que até parece fácil. E espelha bem o espírito de equipa atual. Estava sempre nas dobras e fartou-se de recuperar bolas na entreajuda aos colegas, com desarmes limpos e simples. Executa depressa, nunca tem dúvidas no passe (acho que antes da bola lhe chegar já sabe o que lhe vai fazer) e praticamente não teve erros.
    Faltou-te uma menção ao Félix, que foi escolhido como melhor em campo penso que pela tsf (uma rádio que já foi digníssima e hoje em dia é uma merda). O puto mostra que está completamente à vontade em alta competição, executa com uma naturalidade e espontaneidade tremendas (veja-se o remate de ressaca do golo e algumas triangulações de craque), e mostra cada vez mais que vai sair da atmosfera (carregada de azia e inveja do frutabol português) e entrar rapidamente na estratosfera. Gostava que ele fosse pelo menos campeão com o manto sagrado.
    Parabéns mais uma vez pelo serviço público.

    CARREGA BENFICA TRINTA E SETE!

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma coisa. Estive a ouvir o relato dos golos. Parece ser da rr. Fizeste bem. Atualmente parece ser a mais equilibrada. Pelo menos não levamos com relatadores dragartos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!